.

.

.

.

3 de setembro de 2012

Para que serve os semáforos de Chapadinha ? (Por Claudecir Satil )


Semáforo, também conhecido popularmente como sinal, sinaleira e farol ou sinal luminoso é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres nas grandes cidades em quase todo o mundo. Utiliza uma linguagem simples e por isso de fácil assimilação. É composto geralmente por três círculos de luzes coloridas. O controle semafórico permite alternar o direito de passagem na zona de conflito de uma interseção.

O cálculo dos tempos no controle são gerados a partir das limitações físicas das vias que se interceptam e dos tempos perdidos no controle. Tempos perdidos no controle são aqueles que efetivamente não são utilizados pelos veículos ou pedestres para cruzar a interseção, tal como os tempos de amarelo ou de vermelho de segurança (todos os grupos focais permanecem indicando a cor vermelha), por exemplo.

Mas na cidade de Chapadinha este equipamento, para a grande maioria só está servido de adorno, já que o respeito é pequeno, o que mais me assusta são as pessoas que desrespeitam este instrumento, posso citar sem medo de errar pois já presenciei desrespeitando o semáforo, Vereadores, Policiais Civis e Militares, Guardas municipais, Professores, Comerciantes, Pastores, Lideres Políticos, isto sem falar em muitas pessoas que burlam a lei, estes fatos estou afirmando pois já presenciei por inumeras vezes.

Pergunto ao Sr. Kerley Pimentel chefe do Departamento Municipal de Trânsito e a nossa Prefeita Danúbia Carneiro, o que está faltando para que sejam colocados pardais (equipamentos de Foto sensores) em nossos semáforos, tal pergunta é que só com a instalação destes equipamentos, possa inibir a ação destes infratores, por que já aconteceram vários acidentes em virtudes do desrespeito ao semáforo em nossa cidade, e qualquer um de nós poderá ser a proxima vitima.

Sei que quando a prefeitura e o DMT instalaram estes sinais luminosos a intenção era de organização do Trânsito de Chapadinha, mas infelizmente para aqueles que respeitam estes sinais, fica uma sensação de descaso dos demais, o Blog Sala Vip está a disposição dos orgãos citados para explicações, caso os mesmos queiram fazer.


0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS