.

.

.

.

30 de setembro de 2011

Chapadinha rumo à mudança...?

O cenário político da Chapada das mulatas para 2012 é cada vez mais debatido diariamente  pelas correntes ideológicas dos partidos políticos. Reuniões, encontros e cafezinhos  são palcos  de discursão de  assuntos temáticos quanto à correria para se firmar logo às alianças para manter ou tirar do poder  aqueles que há anos vêm sugando o erário.

Outros de maneira  sutis procuram  apoio rentável da “MAQUINA” para custear suas campanhas para vereador ou em troca de conseguir secretarias no futuro pleito. O Certo é que poucos se preocupam com o BEM-ESTAR SOCIAL do povo, ou seja, muitas vezes o interesse próprio é a suma do momento.
 Danúbia e  Dr. Magno Bacelar
Chapadinha possui 2 grupos políticos de peso e uma possível 3ª VIA, que prometem uma gladiação ao vivo de debate nos palanques. Por um lado existe um governo que a princípio era uma ESPERANÇA de mudança em relação a um passado obscuro de desordem administrativa. Esse governo intitulado  “NOTA 10” priorizou o pagamento em dia e conseguiu perdurar até os dias de hoje, porém em se tratando das CENTENAS DE MILHÕES repassado ao longo do poder, o povo começa a desconfiar que debaixo do tapete existe imensuráveis sujeiras que impediu um crescimento melhor da Chapada e como conseqüências hoje o poderoso Chefão, MAGNO BACELAR, vive a amargar derrotas após derrotas e para se manter no poder, conseguiu  via justiça dar continuidade à sua sucessora.

Magno Bacelar, conseguiu na politíca algo prodigioso, que foi transferir seus votos para Danúbia Carneiro, uma pessoa conhecida na cidade, como caloteira e despreparada para a vida pública, tento em vista que, segundo se comenta, não pagava nem mesmo os inúmeros jovens que trabalharam incansavelmente de sol a sol tentando convencer ao povo para votar em Danúbia para vereadora e como consequência ela foi derrotada nas urnas.
Isamara, Isaías e Dulcilene (Belezinha)
O outro grupo político, liderado por Isaías Fortes, há mais 10 anos foi penalizado pela falta de ordem administrativa que culminou em diversos processos de improbidade. No entanto esse líder nunca perdeu a sua simpatia para com o povo, por ser de uma natureza humilde e solidária com os mais carentes. Realizou inúmeras obras por todo o município e por querer ser bom demais atrapalhava aqueles que prestavam serviço público, atrasando salários e deixando para frente diversos processos de precatórios. Após 8 anos de derrota ele renasce das cinzas mostrando sua força de voto, porém as cinzas ainda o acompanha impedindo sua elegibilidade para alegria do seu adversário.

Como no mundo da política nada é perfeito o poderoso chefão, Magno Bacelar,  ver também suas governanças  serem rejeitadas pelos tribunais de contas, caracterizando um político ficha suja, e o pior disso tudo  ele conseguiu sua candidatura para Deputado Estadual a troco de conchavos que está rendendo a sua imagem CHACOTA e DESDÉM em todo o país por defender o INDEFENSÁVEL e mais ainda por usar termos pejorativos criando intrigas na própria Assembléia Legislativa do Maranhão.

Para a política de 2012, Magno Bacelar, está entre a cruz e a espada, ao ver que sua criatura não está se comportando como se devia. O governo de Danúbia Carneiro está sendo marcado por uma série de protestos desde o início de seu governo em 2009. A base de muita luta a cidade vem ganhando asfalto embora de péssima qualidade; Servidores Públicos foram às ruas para protestar contra acordos ora feitos no calor da campanha de 2010 não cumpridos e ainda continuam lutando para garantir seus direitos que de forma tirana a gestora humilha desde abril, não querendo abrir mão nem das sobras de FUNDEB. Sem falar dos pontos de corrupção apontados pelos tribunais de contas na saúde mediante auditoria. A secretária diante de tanta agoniação até mesmo declarou o que o povo está cansado de saber: QUE TEM ROUBO, TEM !!

Continuar com a ideia de reeleição para Danúbia é algo que deve está causando insônia em Magno. Mas parece que não há outra opção, pois o mesmo pode ficar sem o “MEL e a CABAÇA”, caso queira se candidatar ou colocar outra pessoa que não seja sua criatura.

Por outro lado, o grupo de Isaías, tem como esperança recuperar o poderio através da sua pré candidata Dulcilene Pontes, empresária de grande sucesso, conhecida como BELEZINHA. Há 3 anos ela vem construindo uma base política  conquistando uma popularidade sem igual com o apoio do líder maior. Em Chapadinha a moda está pegando até mesmo nos cumprimentos: “ como está ? Tudo BELEZINHA !!! Todos acreditam que nossa cidade será um canteiro de obras, uma verdadeira BELEZURA, unindo o desejo e a vontade de Isaías, qual futuro secretário de obra, comandado pela inteligência administrativa, mais que provada de Dulcilene.


Entretanto o grupo da SITUAÇÃO, já vendo um futuro assombroso, usa sua mídia ALUGADA para tentar de todas as formas semear ódio entre o grupo oposicionista, por colocar dúvidas na fidelidade entre os acordos e até mesmo aproveitando as divergências na família PESSOA para se possível apoiar Vagner Pessoa como instrumento de divisão e atrapalho para o grupo de Isaías para que o castelo desmorone e o poderoso chefão, utilizando a “MAQUINA”, se sobressaia pela força do poder.

Agora vou falar da 3ª via que desde a política de 2008 vem tentando de forma desordenada construir uma BASE para aqueles que já estão cansados da polarização e querem que Chapadinha tenha uma mudança radical nesses grupos que ditam o Norte da administração ao longo de décadas em Chapadinha. Em 2008 o PT aderiu sem êxito a candidatura de TALVANE HORTEGAL que segundo se comenta há muito tempo está morto politicamente por procurar sempre os galhos que melhor dão “SOMBRA”, fazendo jogos nada limpo para quem um dia almejava, talvez, ser gestor municipal.

Na outra ponta da 3ª via, de forma sonhadora, estava Dr. Levi acreditando que a história política da família PONTES, juntamente com o governador do estado Jackson Lago (PDT) e contando com a sua inteligência e persuasão poderia conseguir algum resultado. Nada aconteceu, além da frustração dos 2 grupos independentes.

Mas uma vez a 3ª via vem debatendo a questão política de forma mais unida e ponderosa. O PT  de base vem tentando de todas as maneiras, sair do seio corrupto do governo de Danúbia, porém, poucos membros,  preferem, enquanto é tempo, viver na “SOMBRA” bebendo “ÁGUA FRESCA” e renunciando a moral e os bons costumes, contrariando todo o corpo de filiados do PT. Mesmo assim o PT na pessoa do presidente Paiva, Chico da Cohab, Manim entre outros vem discutindo e agregando pessoas de diversos partidos para juntos formarem uma terceira opção política em nossa cidade.
Dr. Doracy Moreira
Subitamente agora surge uma luz no final do túnel para a 3ª via, ou seja, uma especulada candidatura da Ex-Promotora de Justiça da comarca de Chapadinha, Dra. Doracy Moreira, uma figura de máxima importância para o nosso município, que ao longo de seu trabalho  deixou sua marca registrada pela sua coragem e bravura em lidar com governantes corruptos.

Já se comenta em toda cidade que a Dra. Doracy terá o apoio incondicional da paróquia de Chapadinha, arrebanhando desta forma comunidades inteira, através dos párocos que estão com insaciável sede e fome de mudança. Até  mesmo líderes de partidos estão fomentando está ideia mediante o PT genuíno que até agora insistem em combater os desmandos da atual administração municipal.

Muitas água vão rolar até o tempo propriamente dito para o desfecho de tudo isso e essa postagem é apenas um resultado do momento. Por esta razão proponho uma enquete para termos noção daquilo que talvez  seja uma mudança radical no destino progressista da nossa querida chapada das muladas.

Em quem você votaria para prefeito de Chapadinha para 2012 ?

1.    Magno ou Danúbia
2.    Isamara ou Belezinha.
3.    Dr. Doracy

Está enquete terá a duração de todo o mês de outubro, com resultados  parciais a cada semana de forma comentada. Se desejar faça algum comentário sobre esta enquete abaixo desta postagem. De já agradeço a participação de todos !!

ENEDILSON SANTOS

6 comentários:

Anônimo disse...

NÃO QUERO ESSE PARAÍSO

Eu não quero o paraíso que me prometem por plebiscitos. Não quero promessas políticas que não me satisfaçam em quatro anos de mandato. Não quero esse paraíso de propaganda política. Nada justifica tentarem me engabelar com palavras messiânicas de um jardim que não existe mais. Eu Quero projetos terrenos, palpáveis, seguros.
Não considero honesta a honestidade de certos políticos. Tudo que dizem é fruto da consciência oligárquica e nefasta da distorção burocrática da necessidade do povo, mas não para o intento democrático. Política partidária é, há muito tempo, emprego e os que concorrem a uma função nessa cadeia de conchavos não sabem muito bem o que fazer: são candidatos analfabetos funcionais. Mas no país deste solo, o povo é gentil; dá o voto para quem precisa subir na vida. Somos filhos de pactos medíocres. Somos pais de uma vergonha acolhida com um sorriso aberto. Somos mães da resignação. Parentes eqüidistantes da corrupção.
Vejo então que só tenho valor em um estado laico porque sou obrigado a escolher um lado. E depois? Quem sou? Não digam também vocês senhores políticos, com seus discursos reticentes, que já fizeram cursos de mágica? Pois bem! Em certa cidade de um interior de um interior maior propôs o seguinte em sua campanha: jorrar leite das torneiras, enviar peixe pelo sedex e apanhar juçara (açaí) de helicóptero. Agora me expliquem! ele é um super-herói ou ele é mesmo um palhaço? Pois para a minha decepção e para toda a desgraça de um povo que merece muito mais que piadas mal feitas ele foi eleito.
Que pena! Ligo a televisão para me surpreender apenas com candidaturas esnobes, politicagem, baixaria, política mesquinha... e o público eleitor que chamam de nação faz parte desse xôu: o analfabeto que vota consciente, pois tem consciência que nem se conhece para salvar a nação, o portador de deficiência mental que tem o direito a voto se nem sabe distinguir entre direitos e deveres, e aqueles que não sabem usar a correção do laranja para anular a dúvida (que talvez nem permitam que exista).
E diante dos registros de grosseiras concórdias na cronologia de um gigante adormecido sonho com um paraíso onde tudo que preciso seja possível, seja táctil, seja democrático. Mas não apenas espero junto de mim em uma viagem onírica aparecer a sorte e a chance de viver em paz. Não tenho partido, mas tomo partido. Esse é o meu dever e minha contribuição como cidadão: lutar pelo que tenho e pelo que posso sonhar em ter.

Chapadinha precisa mudar!!!

Caso Dr. Doracy seja candidata espero que com ela chapadinha de forma verdadeira.

Dr. Doracy de todos os nomeados na materia, foi a unica que dava apoio a Universidade Federal do Maranhão. Os demais, ou familiares dos demais. Chegaram a vender ou doar pedaços de terra em troca de votos!!!

Chapadinha precisa de Doracy.

Paulo Henrique disse...

Dr Doracy p/ prefeita...vlw

Anônimo disse...

háháháhá é para rir muuuuito esses pré candidatos um pior que o outro, Chapadinha um cateiro do Obras, todos falam isso mais nunca acontece. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkISSO É QUE É SER BOM "e por querer ser bom demais atrapalhava aqueles que prestavam serviço público, atrasando salários e deixando para frente diversos processos de precatórios" SER BOM SIGNIFICAR NÃO PAGAR O FUNCIOVARIOS, TAMBÉM SOU BOM NÃO VOU PAGAR AS MINHAS CONTAS KKKKKKK

Bel. Manoel Almeida disse...

Realmente Chapadinha necessita de uma liderança. Acontece que os que estão liderando ou lideraram o município está a altura de seu povo. Povo, o que é o povo? São moradores permanentes de um determinado território. Democracia, seria o que se digne a Carta Magna da participação do povo no exercicio da cidadania, da participação dos mesmos nas decisões políticas do País. O que vemos em Chapadinha? Políticos que fazem da sua sociopoliticagem a filosofia de um povo em detrimento de poder econômico, angariado com a ignorancia desse povo que se contenta com o fútil e a ilusão. Cresça povo, façam viver a democracia em Chapadinha, sejam conscientes! Não vendam seu voto, nem troque por favores, mostre que o Chapadinhense tem valor.

Anônimo disse...

Danubia Carneiro Prefeita Caloteira....

Há quase um ano devendo os mecânicos que trabalharam em Chapadinha...
Se dá Calote em quem lhe presta serviço, imagine no povo sofrido de Chapadinha....
Quero que todos saibam que a divida será cobrada na Justiça.
E com um carro som bem grande na praça Central de Chapadinha.

ÚLTIMAS POSTAGENS