.

.

.

.

25 de agosto de 2012

Politica de Chapadinha, afinal a culpa é de quem? Do Gato ou da Lebre que nos venderam ? (Claudecir Satil)


Desde que resido em Chapadinha nunca tinha presenciado um politica partidária tão acirrada, creio que os políticos ja perceberam que estamos em pleno ano eleitoral e percebo que a boa parte dos chapadinhenses não tem nenhum interesse em influenciar nas políticas públicas por não acreditarem que possam exercer algum tipo de poder. E os que acreditam no poder exercido através do voto se sentem traídos por seus eleitos assim que eles assumem o poder e modificam estruturas.

Essa semana ouvi muitas coisas que me fizeram refletir. Um cidadão que utiliza a linha de o caos da saúde e a morte de pessoas para se beneficiar de alguma forma e grita em alto e bom para que todos ouvissem “A culpa é do Gato ou da lebre. Não, a culpa nossa pois somos nós os responsáveis por este politicos que comando o nosso município.

Realmente, a saúde está um caos no Brasil, Maranhão, Chapadinha, e as pessoas ao seu redor estão só reclamando, isso vale para a segurança, a educação, saneamento básico, esporte, ou seja, falta quase tudo. Então vamos fazer um exame de consciência, “Não, a culpa é nossa que os colocamos onde estão”.

Esta semana o bicho pegou, estão procurando pessoas para servirem de "Bode Expiatório", mas um aviso aos navegantes, nunca vi na história de Chapadinha políticos saindo no tapa, esse ano são inimigos, mas quando as eleições passam são eternos parceiros, e nas próximas eleições estão amississimos, e a cambada de "Pela Saco" como ficam? uns presos, outros endividados, sem aquele amigo de infância, sem a amizade de seus familiares?

Nossa população esta chorando, impotente, por saber que as eleições de alguma forma vai interferir em nossas vidas, e que ainda vamos viver experiências para aprender as duras lições da vida politica. Vejo o nosso povo culpando alguém que morreu, causando parte das suas angústias. Digo ainda que nós verdadeiramente somos os culpados.

Estamos culpando o "Gato e a Lebre", mas na verdade ignoramos os verdadeiros culpados, e mais fácil colocar a culpa em alguém do que verdadeiramente apresentarmos uma solução para os nossos sofrimentos. Eu vejo a história se repetir diante dos meus olhos e me sinto impotente. Choro, questionando o sentido de tudo isso. Afinal, a culpa é de quem?


COMENTÁRIO

O pensamento de Satil, reflete sua preocupação com a falta de cultura política da sociedade civil. A grande maioria dos eleitores tem os políticos numa posição elevada e que somente eles detém o poder. O povo ainda não se conscientizou que nosso sistema político é DEMOCRÁTICO, ou seja, os eleitores é quem tem poder de decidir sua classe representativa e reivindicar o comprimento das políticas públicas durante os 4 anos de mandato. 

Enquanto isso não acontecer, veremos em todas as eleições, apenas os políticos corruptos tentando se eleger às custas de ofensas e insultos contra os partidários adversários e mais ainda motivando seus militantes entrarem na onda dos conflitos. Depois a campanha passa, os políticos se abraçam e os eleitores ficarão apenas remoendo vitória ou derrota, e os marmanjos do poder se aproveitando da idiotice DEMOCRÁTICA.

Portanto o jogo político só inverterá o papel quando a sociedade der conta de sua participação ativa, tanto no processo eleitoral quanto no pleito de seus governantes. 


Enedilson Santos


0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS