.

.

.

.

28 de agosto de 2012

Pesquisa é liberada e aponta Belezinha com 7.000 votos à frente de Bacelar.



Do Site Chapadinha Online

Embora a 1ª pesquisa oficial sobre intenção de votos em Chapadinha para estas eleições tenha sido registrada de forma equivocada no TSE, fato que motivou a Justiça Eleitoral a determinar o recolhimento de alguns panfletos na semana passada, os erros banais já foram corrigidos e o resultado (abaixo) foi divulgado com pompa pela oposição:


Conforme os dados disponíveis no TSE, a pesquisa foi realizada pelo Instituto Exata nos dias 26 e 27 de julho, nas zonas urbana (Centro, Aldeia, Aparecida, Areal, Bairro da Cruz, Bairro Novo, São José, Boa Vista, Campo Velho, Caterpilla, Cohab, Corrente, Mutirão, Novo Castelo, Recanto dos Pássaros, Terras Duras, Tigela, Vila Isamara, Vila Liberdade, Vila Nota 10, Japão e Conjunto do "Minha Casa Minha Vida") e rural (povoados Alagadiço Grande, Barroca da Vaca, Boca da Mata I, II e III, Canto do Ferreira, Paiol, Conceição, Arrodeio e São Raimundo).

Se tomarmos o nº. de eleitores de Chapadinha registrados no TSE (49.875) e dele subtrairmos o nº. de abstenções nas eleições 2008 (cerca de 8.000, e a tendência é aumentar), podemos estimar o total de eleitores que irão comparecer às urnas em 2012: algo em torno de 41.000. Considerando que a parcela entrevistada pelos técnicos do Instituto Exata representa esse total, e convertendo os resultados percentuais da pesquisa em votos, obtemos:

Belezinha: 21.320 votos (52%)
Dr. Magno: 14.350 votos (35%)
Nenhum/branco/nulo: 1.640 (04%)
Não sabe/não respondeu: 3.690 (09%)

Continuando os cálculos primários, tem-se que Belezinha está à frente de Bacelar por nada menos que 6.970 votos - mais que o total do eleitorado de várias cidades maranhenses, tais como Centro do Guilherme, Milagres e Belágua. Mesmo somando-se aos votos de Bacelar os votos dos indecisos, os brancos e os nulos (supondo que todos resolvessem votar nele, o que é estatisticamente impossível), ainda assim o candidato do governo entraria na "taca". Em outro cenário (este sim, possível, mas não menos humilhante para Bacelar), usamos a margem de erro da pesquisa - 3% ou 1.230 votos - para MAIS, no caso dele, e para MENOS, no caso da candidata da oposição. Mesmo assim, o deputado não-eleito perde por 4.510 votos.

CONTINUE LENDO...(clique aqui)

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS