.

.

.

.

12 de janeiro de 2012

Um drama chamado HAPA


Hoje pela manhã (12) eu vivi uma verdadeira aventura no Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), onde o cômico pode se misturar ao trágico. Tudo por causa da demora no atendimento do Ortopedista, Dr. Ezon, além do aparelho de radiografia quebrado e a  falta de lençóis.

Minha esposa e eu Tivemos de levar sua avó  ao HAPA para se consultar com o ortopedista. A sorte era certa visto que minuto antes eu havia telefonado e constatado  sua presença no hospital, coisa rara que acontece a cada 8 dias, quando o mesmo não vem por falta de pagamento de seus trabalhos.

O pior estava para acontecer. Ficamos aguardando praticamente uma hora o médico chegar. Contam que o Dr. Ezon sempre aproveita sua visita a nossa cidade para fazer um "biquinho extra" em clinicas particulares e por isso é um vai-e-vem danado.

Por sorte a secretária de saúde, Dr. Coutinho estava no hospital. Fui a 1ª enfermaria falar com ela, mas ao me deparar no quarto onde fica os leitos para pacientes em observações, ouvi a revolta de duas pacientes que já tinha insistentemente pedido lençóis as enfermeiras, porém negado dizendo não haver.

Conversei com Orinaldo, um dos administradores, mas o mesmo não pode resolver alegando que não tinha água sanitária para lavar os lençóis sujos e portanto não havia nenhum disponível. Mostrei uma das jovens deitada com lesões expostas deitada numa cama totalmente aquecida sem nenhum pano para forrar o colchão.

Nesse momento entra em cena a Dra. Coutinho. Fui a enfermaria e lhe peguei pelo braço para mostrar que todos os desabafos nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde eram verdadeiros e que agora lhe mostraria na prática.

A secretária ficou totalmente revoltada, e mobilizou muitos funcionários a dar conta dos lençóis. Ela disse que havia comprado uma quantidade extra para suprir a necessidade e que não admitiria aquela situação. Foi um maior alvoroço por conta de uma jovem chamada Jane, responsáveis pelos lençóis não está presente e a falta de contato com a mesma. Dra. Coutinho  disse que se fosse preciso arrebentasse o armário porque ela não sairia de lá sem ver os cobertores. Foi um Deus nos acuda !!  Finalmente arrobaram o armário e felizmente as pacientes puderam se sentir mais confortável.

Agora vamos voltar aos outros 2 problemas. A secretária realmente estava disposta e muito solícita. Dra Coutinho diversas vezes ligou para o Dr. Ezon na tentativa de localizá-lo, mas infelizmente a operadora Vivo, estava nesta manhã, mais para "morto" do que "vivo". Enquanto aguardávamos o ortopedista, a secretária esteve visitando a sala de radiologia, onde o aparelho havia dado problemas no dia anterior. Ela providenciou que um técnico dessem uma olhada e o mesmo disse que precisaria comprar umas peças em São Luis e que hoje infelizmente não seria possível o conserto.

Nessas horas minha esposa já estava estressada comigo, porque fiquei muito tempo na companhia da secretária, resolvendo problemas aqui, outro ali. Mas depois de muito tempo localizaram o ortopedista e até que enfim atendeu a vovozinha. Porém infelizmente ele não conseguiu visualizar o deslocamento do ombro da paciente por causa do problema do aparelho de Raio-X. O jeito foi colocar uma atadura, prescrever nimesulida e mandar para casa, dizendo que eu deveria voltar todos os dias no hospital para ver se consertaria o aparelho e aguardá-lo até a próxima quarta-feira dia 18 deste mês.

Ouça o áudio e o vídeo de mais um episódio do drama chamado HAPA.

                                                     

                            

ENEDILSON  SANTOS.

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS