.

.

.

.

16 de janeiro de 2012

Equipe médica e secretária de saúde explicam o caso Noé.


Entrevista na Radio Mirante AM nesta tarde (16) o médico Sérgio Barbosa, que atendeu a parturiente Maria concebida Sousa Pinto, onde aconteceu a fatalidade da degola do recém-nascido (RN) Noé, reconfirmou as explicações que deu ao portal G1 de que quando foi dar os primeiros procedimentos de parto, a mãe já estava com o corpo da criança preso com as pernas fora da pélvis e a cabeça ainda dentro do útero (cabeça derradeira). Diante do quadro adverso e da impossibilidade de sobrevivência do bebê, ele teria decidido salvar a vida da mãe utilizando o método impactante da degola.

Dr. Sérgio disse ainda que o procedimento foi necessário, pois quando recebeu a mãe (12/01/12- 14:15)  foi feito um exame obstétrico que constatou uma dilatação completa, apresentação pélvico podálica com os pés do feto exteriorizando pela vagina impossibilitando uma cesária. Ele explica também que o feto já se encontrava sem pulso no cordão umbilical, ou seja, em óbito e não teria como fazer a cesária recolocando o corpo  ao útero, e por isso a degola do RN foi altamente técnico para salvar a vida da mãe. Ele comenta que essa técnica apesar de ser rara é feita em qualquer lugar do mundo. "Foi no meu plantão, mas poderia ser em qualquer um dos meus colegas". conclui.

Dr. Raimundo Santos Filhos ( Ginecologista e Obstetra), antes de falar sobre o caso, disse que não acha que a saúde pública de nossa cidade não está um caos e culpa seus companheiros médicos de cidade vizinhas que não estão atendendo devidamente as ocorrências médicas de seus municípios, mandando pra Chapadinha toda e qualquer probleminha e por esta razão acarreta o trabalhos dos médicos que se deparam com problemas graves de parturientes, pelo tempo de deslocação. Ele desabafa dizendo que aqui tem médico até demais, mas o acúmulo dificulta o atendimento.

Quanto ao caso de Noé, Dr. Raimundo comenta que parto pélvico (o parto realizado por via vaginal, assim como em um parto normal, porém, é realizado enquanto o bebê está sentado) acontece rotineiramente  em nossa cidade, porém não com cabeça derradeira, mas infelizmente aconteceu e a conduta do Dr. Sérgio foi correto evitando maiores consequências.

Dr. Josué Portela, médico legista que fez a perícia cadavérica lamenta o fato trágico e radical, mas necessário, que aconteceu ao bebê que foi degolado em pleno parto para salvar a vida da mãe. Ele disse que esse acontecimento será um aprendizado para a população de Chapadinha, pois coisas piores poderia acontecer caso a mãe morasse distante de nossa cidade, em vez de um seria 2 óbitos. Dr. Josué explica que quanto ao resultado do laudo da perícia, ocorrerá num prazo de até 10 dias conforme o código do processo penal.

A secretária de Saúde, Dra. Maria José Coutinho, conforme já havia explicado numa entrevista de sexta (13) , o procedimento do Dr Sérgio foi imprescindível, em decorrência dos perigos envolvidos para salvar a vida da mãe. Perguntada sobre as condições de trabalho dos médicos locais, ela revela que em Chapadinha não existe falta, pois segundo relata, existe cerca de 40 médicos, sendo que apenas 8 ou 9 são plantonistas. Dra Coutinho diz que a única dificultadade são os recursos, tento em vista que o estado cortou cerca de 400 mil reais desde 2005 e por essa razão estão fazendo milagres na saúde através dos poucos recursos disponíveis.

A secretária em suas palavras finais diz que existe uma esperança real de que brevemente haverá uma implantação de um hospital de 100 leitos além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela comenta ainda que esses hospitais são mais do que urgente, pelo fato que o Hospital das Clínicas (HCC) é arrendado e o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) já se encontra deteriorado. 


ENEDILSON SANTOS

PS. O blog procurou o Dr. Sérgio na manhã da sexta-feira no HCC onde o Dr. José Almeida disse que ele estava em São Luis e que voltaria somente hoje (16). Porém, Dr. José se prontificou de dar uma entrevista com a família relatando o que o médico tinha dito na ficha do prontuário e também sua versão baseado em suas experiências. Veja a matéria clicando no link abaixo.



1 comentários:

Liga da Justiça disse...

Então: de acordo com o comentário abaixo A SAÚDE ESTÁ UM CAOS.
"Dr. Raimundo Santos Filhos ( Ginecologista e Obstetra), antes de falar sobre o caso, disse que não acha que a saúde pública de nossa cidade não está um caos e culpa seus companheiros médicos de cidade vizinhas que não estão atendendo devidamente as ocorrências médicas de seus municípios, mandando pra Chapadinha toda e qualquer probleminha e por esta razão acarreta o trabalhos dos médicos que se deparam com problemas graves de parturientes, pelo tempo de deslocação. Ele desabafa dizendo que aqui tem médico até demais, mas o acúmulo dificulta o atendimento."

Pelo visto o médico Raimundo que não é "Doutor" não tem ido ao hospital.

Bom em relação à Coutinho que não é doutora e sim médica

A secretária em suas palavras finais diz que existe uma esperança real de que brevemente haverá uma implantação de um hospital de 100 leitos além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela comenta ainda que esses hospitais são mais do que urgente, pelo fato que o Hospital das Clínicas (HCC) é arrendado e o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) já se encontra deteriorado.

Já que SE ENCONTRA DETERIORADO onde está sua competência como gestora que ainda não tomou as devidas providências???

ÚLTIMAS POSTAGENS