Por: ASCOM/PMC
O Governo Municipal tem trabalhado até nos feriados para solucionar vários problemas, especialmente aqueles que causam insegurança para quem reside no interior do município. A segunda e terça-feira de carnaval (11 e 12) foram de muito trabalho para a prefeita Ducilene Belezinha e o secretário de Saúde, Dr. Charles Bacellar que percorreram pouco mais de 200 quilômetros da zona rural para averiguar a situação dos postos de saúde, deixados pela gestão anterior.
Prefeita Belezinha |
No roteiro dos povoados estão, Maceno, Estrela, Uncurana, Varjota, Manoel Lopes, Barroca da Vaca, Malhada dos Franceses, Cajazeiras dos Douros, Nina, Conceição, Escondido, Capinal e Água Fria.
A prefeita e o secretário ficaram surpresos com o que encontraram pelo caminho. Postos de Saúde totalmente desestruturados, fora dos padrões do Ministério da Saúde, que funcionaram apenas temporariamente (no período eleitoral) e obras inacabadas que tiveram inicio em junho e pararam depois das eleições.
Dos treze postos visitados, apenas três funcionam em sede própria, e mesmo assim sem estrutura adequada e com ausência de materiais permanentes (cadeiras, macas, mesas, armários, etc) e materiais hospitalares, armazenados indevidamente. Os demais funcionam na residência dos próprios auxiliares de enfermagem, escolas e até capelas, sem condições básicas de atendimento, com risco de contaminação tanto para o profissional quanto para o paciente.
Uma verdadeira calamidade, essa foi a expressão da prefeita ao se deparar com a situação. “Desumano. Não há outra palavra para traduzir o que vemos. Postos sem condições de receber paciente, materiais expostos, armazenados em recipientes inadequados. Nem remédio tem, somente gases e algodão para fazer um curativo, que acaba ficando até mal feito”- declarou ela.
Dr. Charles |
“Aqui vai se arrastando, só tem remédio para curativos e retirada de pontos. Um médico passou por aqui ano passado durante o período da campanha eleitoral. Há muito tempo não víamos prefeito por essas bandas, a Belezinha é a primeira nos últimos 12 anos" - disse a moradora do povoado Conceição, dona Ironeide da Silva Mesquita, responsável pelo atendimento no posto de saúde daquela região.
Dr. Charles ressaltou a importância da promoção da saúde na zona rural,e disse que com base nesse levantamento a secretaria irá preparar ações que contemplem todas as comunidades. " Estamos conhecendo a realidade desses moradores, que sofreram com o abandono. Mas a nossa meta é proporcionar a todos um atendimento igualitário, digno e humanizado"- afirmou.
Belezinha e Dr. Charles Bacellar aproveitaram o momento para conversar com as comunidades, e ouvir dos moradores as necessidades de cada povoado. Prefeita e secretario estavam acompanhados da secretaria adjunta, Valnice Menezes, a coordenadora de atenção básica Marjorie Mesquita, Isamara Meneses, Isaías Fortes e equipe de comunicação.
RELATÓRIO
SEGUNDA-FEIRA (11/02)
POVOADO MACENO (18 KM)
Animais usando a água no poço, obra inacabada ( só piso ) nunca foi médico. Os trabalhos começaram durante o período eleitoral e foram abandonados.
POVOADO ESTRELA (7,5 KM)
Só há um buraco de onde seria o poço. Só são feitos serviços de curativos. Nunca teve equipe atendendo.
POVOADO UNCURANA (35 KM )
Em doze anos, funcionou apenas por dois dias no período eleitoral. No local há mesa, cadeira, cama. O banheiro está quebrado, não tem lâmpada. Apenas serviços de curativos.
POVOADO VARJOTA ( 13 KM )
P. S. Angelina P. Cabral. Fechou no mês de dezembro. Uma casa alugada pelo valor de R$ 450,00, que há quase um ano não era pago. Atenda à Vila Pandoca, Tabuleiro Batista, Matinha, Bacaba. Um enfermeiro fazia atendimento.
POVOADO TABULEIRO DOS BATISTAS (5 KM)
Foi pensado um novo local para atender a comunidade para substituir o antigo posto do povoado Varjota.
POVOADO MANOEL LOPES (12KM)
O local foi construído ainda no governo Isaías. Hoje se transformou abrigo para porcos. O atendimento era feito em uma capela do povoado. O enfermeiro só apareceu no período eleitoral. Há pouco mais 12 anos o posto funciona na capela em condições de risco.
Apenas serviços de curativos e retirada de pontos. Atende aos povoados: Vila Nova, Atoleiro, Palmeiras, Boca da Mata, Formiga, Piancó e Cumbre.
TERÇA-FEIRA (12/02)
POVOADO BARROCA DA VACA (15 KM )
Conversou com os moradores para encontrar um local para funcionar um posto de saúde.
POVOADO MALHADA DOS FRANCESES ( 5 KM )
P S Antônio M. Francês. Em boas condições de uso. Foi inaugurado em 23/06/12 e funcionou apenas por dois meses.
POVOADO CAJAZEIRA DOS DOUROS ( 4 KM )
Há dois anos funciona na casa de um morador.
POVOADO NINA ( 13,5 KM )
Só funcionou durante o período eleitoral, o prédio onde era realizado o atendimento hoje serve para garagem de moto.
POVOADO CONCEIÇÃO (12 KM)
O posto funciona em uma casa de taipa. Lixo hospitalar em condições inadequadas de armazenamento. Vasilhas improvisadas para depositar os remédios. Atende aos povoados Bom Princípio, Gavião e Santa Rita.
POVOADO ESCONDIDO (16 KM)
A unidade não tem nada. Atende aos povoados Bacabal, Tutanguira, Poção, Deserto e Bagaça. Funcionou apenas do mês de julho a setembro.
POVOADO ÁGUA FRIA (15 KM)
O posto funciona de maneira improvisada dentro da Unidade Integrada Manoel Ferreira da Costa, há mais de 12 annos. Tem técnica em enfermagem, mas apenas atendimento básico. Atende aos povoados: Genipapo, Arueira, Jacaré, Madeira Cortada, Bacaba.
POVOADO CAPINAL (11 KM)
Posto improvisado dentro da casa de uma moradora que é auxiliar de enfermagem.
Fonte: Site Local Notícias
0 comentários:
Postar um comentário