.

.

.

.

16 de outubro de 2012

Nossa homenagem a saudosa prof ª Amélia Almeida.



Nunca é tarde para nos lembrar de pessoas significativas que deixou um legado em nossa cidade, contribuindo com a formação cultural de várias gerações em Chapadinha. 15 de outubro foi comemorado o dia dos professores, mesmo atrasado, mas nunca esquecido nas recordações e reconhecimento, o blog presta uma sincera homenagem a saudosa professora Amélia Almeida.

Professora AMÉLIA ALMEIDA. Nasceu em 31 de julho de 1910. Foi uma mulher valente e lutava pela independência do saber popular de sua região, mesmo em uma época em que a mulher quase não tinha valor social. Criou a primeira escola de Chapadinha, quando ainda era Vila. Morreu aos 98 anos, lúcida e acreditando la libertação pela educação. Sendo socialmente ativa na comunidade.

Foi mulher, mãe, professora, quebradeira de coco, vendedora de quitandas para fora, religiosa, mãe de criação de inúmeras crianças, direta ou indiretamente, ajudou muitas figuras que hoje são ícones no Brasil, a levar o nome de Chapadinha para longe !! Honrou de todas as formas, sua Terra !!

Amélia Carneiro de Almeida, mãe de 2 filhos de sangue e centenas de outros filhos, de coração. Muitas vezes deixou de comer para servir os que chegavam em sua casa. Absorveu muitas funções na vida, entre elas a de educadora (não simplesmente professora). Cuidava da moral, do bom comportamento, do espírito, da disciplina e dos conhecimentos dos que estavam em sua volta. Completava o pagamento das contas de sua escola com seus poucos centavos, só pelo prazer de dar uma educação familiar e de qualidade, para seus queridos alunos.

Foi firme, rígida e de coração de pétalas de rosas, por dentro. Ajudou quem podia e quem não podia, sem nunca cobrar nada. Colaborou para uma sociedade melhor. Enfrentou dificuldades e humilhações, calada, mas firme; dando exemplo.

Com informações da  Escola Amelia Almeida 

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS