.

.

.

.

2 de janeiro de 2013

POLÍTICA: Um novo jeito de governar !!



Em Chapadinha o ano de 2013 se inicia com mudanças que surpreende até mesmo os prognosticadores mais acreditados no país. A revira-volta na formação da mesa diretora do parlamento  foi um episódio que abalou todos os meus conceitos sobre política no que toca as diferenças e atritos entre as facções partidárias.

Tudo na política é imprevisível. O sistema político não é um jogo de carta marcada, as mutações e os efeitos que a democracia nela causa vai muito além da van filosofia. O cenário político e democrático de Chapadinha vem dosado de mudanças e muita renovação em 2013.

Belezinha, empresária de sucesso, uma mulher que conseguiu construir um milionário patrimônio a base de muitos clicks digitais de calculadora inicia um governo administrativo que quebra todos os paradigmas corruptos de uma câmara que era formada a base de conchavos e muita dinheirama.

A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Chapadinha não foi montada a troco de maletas de dinheiro e jogo político sujo do gestor que apenas visava construir uma muralha de proteção para suas falcatruas, para desviar o erário público com o apoio dos edis e em compensação eles mantinham centenas de contratos e benevolências.

Hoje o parlamento é composto de 15 vereadores, dentre os quais poucos estavam acostumados a mamata. Os salários eram multiplicados a cada roubalheira, propinas de 50 a 100 mil reais ganhavam num piscar de olhos, conforme a gravidade da corrupção apoiada. Dentre os 10 vereadores anteriores somente um ainda arriscava em defender o povo, enquanto a maioria pouco se importava com o sofrimento da sociedade. Apenas seus umbigos eram valorizados.

Belezinha conseguiu a façanha de formar uma câmara independente. Um parlamento onde governistas e oposição se misturam e tornam apenas uma unidade. Acabou o tempo de temer vereadores sanguessugas. O governo deve ser pautado num projeto popular que beneficie exclusivamente o povo. Os vereadores devem fazer seu papel de fiscalizador e legislador em prol do bem comum.

A Câmara não poder ter vereadores "Líder e vice-Líder de governo" para puxar saco do prefeito e contrariar aquilo que deve ser reivindicado. Isso é uma aberração ao povo ! Vereador deve representar a sociedade democrática e não os interesses corruptos de seus patrões. Na verdade prefeito e vereador não são patrões de ninguém e sim empregados do povo. "O poder emana do povo e em seu nome deverá ser exercido". (Art. 1, § 1 da Constituição Federal de 88)

Portanto esperamos que 2013 seja um ano de mudança e renovação em todos os sentidos. Acreditamos na competência administrativa de Belezinha. Estaremos atentos aos bastidores da política para elogiar quando for merecido mas também  cobrar e denunciar qualquer atitude antidemocrática que venha prejudicar a sociedade tanto no executivo quanto no legislativo.

Enedilson Santos

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS