Após uma sequência de falta de médicos em Chapadinha a secretária de saúde, Maria José Coutinho para ter acordado para o problema e está disposta a resolver a situação. A secretária publicou um anúncio no site oficial do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA) em busca de médicos plantonista para Chapadinha. A nota divulgada no CRMA diz o seguinte: "Precisa-se de médicos plantonista em Chapadinha por favor entrar em contato 098 - 9988-1207 - Drª Coutinho. (Veja)
No entanto a precariedade nos hospitais públicos de nossa cidade vai muito além da falta de médicos. Medicamentos básicos e outros produtos hospitalares continuam faltando regulamente. O blog foi informado que há 21 dias os pacientes não realizam exames de Raio-X por falta de película. Cerca de uma semana não existe seringas para aplicar medicamentos injetáveis, isso quando o paciente compra nas farmácias.
Ontem, chegou um paciente acidentado de Mata Roma, que precisava de soro Hing, por ser hipertenso e teve que procurar outra cidade. Alguns médicos quando aparecem ficam constrangidos em lidar com a tamanha escassez, fez que atendem os pacientes e pedem para os mesmos comprarem seus medicamentos e trazer ao hospital para serem medicados.
Devidos as constantes denúncias, o Juiz Dr. Cristiano Simas solicitou, no dia 15 de outubro, ao Delegado Regional, Alessandro Gomes, a abertura de um inquérito para investigar a conduta da diretoria do hospital Antônio Pontes de Aguiar, devido a inviabilidade do atendimento médico de urgência e emergência a população de Chapadinha e cidade vizinhas.
Porém a situação desde então tem piorado. Funcionários do HAPA e HCC dizem que até o momento não houve nenhuma intervenção investigatória da justiça para coibir os abusos administrativos. Para quem trabalha diariamente nos hospitais público é um verdadeiro vexame em lidar com essa situação. O blog irá procurar a Delegacia Regional para saber sobre o andamento do inquérito.
O site do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE mostra que o município de Chapadinha já recebeu até a data de hoje (06) mais de 14 milhões desde o início do ano, então, percebemos que a calamidade instalada não é por falta de recursos e sim pela falta de VERGONHA NA CARA da gestora, em deixar nossa cidade em estado de abandono.
Veja os recursos para a saúde publica de Chapadinha.
Fonte: FNS / CHAPADINHA-MA
Enedilson Santos.
0 comentários:
Postar um comentário