.

.

.

.

12 de novembro de 2012

Internauta faz apelos a prefeita Danúbia, quanto a proximidade do Natal !



Por Lidelvane Reis

Senhora prefeita. ou melhor senhora Danúbia Carneiro. Encerre o seu mandato com chave de ouro. Peço lhe encarecidamente. Lembre-se que o Natal estar chegando, ornamente a nossa cidade com luzes e cores neste final de ano, já que há 12 anos nunca estivemos um natal literalmente iluminado.

Ninguém gosta de perder uma competição, ou de ver o seu time ou representante não ser o vencedor. Lamentar a derrota é normal, e procurar as razões para a falha é importante – mas deve ocorrer em um contexto de atitude positiva, associada ao aprendizado e à busca de superar esta mesma causa em oportunidades futuras.

Ter uma atitude indigna após uma derrota equivale a perder duas vezes, e estar preparado para não ser o vitorioso, e saber como lidar com a situação após o anúncio do resultado, é algo que se espera tanto dos participantes diretos quanto das suas torcidas, apoiadores e simpatizantes.

É difícil manter o respeito por alguém que não consegue aceitar com dignidade a derrota – e isso ocorre desde a partida de videogame entre 2 irmãos, até o resultado das mais intensas disputas nacionais e internacionais.

talvez o grau mais baixo da escala dos comportamentos de maus perdedores, quem pratica a atitude de desvalorizar o vencedor muitas vezes nem percebe a consequência lógica: Se o adversário vencedor era mesmo tão ruim assim, que dizer de quem perdeu dele?

É preciso força de caráter para o derrotado conseguir cumprimentar publicamente o adversário pela vitória, e manter um comportamento honroso nos momentos subsequentes à decisão de um certame. Nada disso deve ser confundido com derrotismo – pelo contrário, a atitude vencedora pode ser demonstrada tanto na vitória quanto na derrota, e poucas demonstrações públicas são tão lamentáveis quanto a do derrotado que demonstra ser mau perdedor.

De uma derrota, além do exemplo de atitude e do mérito de ter disputado de forma honrada, pode-se adquirir conhecimento sobre seus próprios pontos fracos, bem como sobre quais as condições das quais o adversário conseguiu tirar melhor proveito – e usar isto a seu favor na próxima disputa


0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS