.

.

.

.

31 de julho de 2012

QUEM DECIDE POR SEU VOTO ? ( Por Anaximandro Cavalcanti)


Construir uma justificativa razoável para o voto não é um processo simples. Eleitores com níveis de instrução mais baixos, optam pelo caminho da simplificação para tomar decisões, por não possuírem instrumentos cognitivos necessários para decidir o seu voto a partir de uma interpretação mais ampla do cenário político. Esse eleitor deseja uma simplificação das relações de poder. O que ele faz ao votar? Procura no coletivo aquilo que o satisfaz individualmente. Se o candidato X aparece em primeiro nas pesquisas, se sua carreata é a maior, se em seus comicíos é maior o número de pessoas. Ele vota pela coletividade, “se todos falam de candidato X então é nele que voto”. 

Esse eleitorado é mais suscetível à manipulação, e também mais vulnerável às estratégias que muitas vezes acompanham políticas de perfil assistencialista. Por sua vez, os eleitores pertencentes aos estratos médio e alto da sociedade, são menos vulneráveis ao “jogo de manipulação feito pela política” e, conseqüentemente, tendem a ser mais críticos com relação à sua avaliação geral. 

Anaximandro Cavalcanti  
Esse eleitorado que decide seu voto por paixão, e sem nenhuma visão do que seja verdadeiramente política, é ainda vitima da manipulação exercida pelos meios de comunicação usados como filtros de informação, que influenciem e alimentam a opinião pública. Esse controle da informação, é garantia de perpetuação no poder, já que, no momento em que o cidadão tem mais acesso à informação, tem maiores possibilidades de intervir na dimensão pública, o que é difícil para o Estado. “Se pensarmos em Maquiavel (1469-1527) quando publicou O Príncipe. Na obra Maquiavel fala, sobretudo, como o Príncipe deve melhorar seu relacionamento com o povo, de modo a dar uma ideia de ampliação os espaços de discussão na sociedade e, ao mesmo tempo, torná-los objetos de controle social”. 

O mais interessante, é que, é justamente esse eleitor “emocional” que vai dizer mais tarde que não acredita em política, que vê com descrença os políticos, e que todos são corruptos, ora, a descrença na política diz respeito a como as pessoas vêem a classe política, e produz uma visão de mundo em que o espaço político é visto com pouca legitimidade, servindo como pretexto para a acomodação. Essa posição tem a ver, com uma postura quase crônica dos indivíduos em se distanciar da memória política do seu meio, ou mesmo da história de sua cidade e de seu país. 

Pois bem, não é à toa que nossos políticos locais resgatam a memória da coletividade para fatos ocorridos no passado para ganhar visibilidade para sua causa; distribuem peixes, mas não ensinam a pescar, nem sequer dizem onde pescam; gastam horas na caixa diálogo se desculpando de crimes e chuvas, se rasgam de elogios e beijam todos os passantes, se vestem de linho nobre e rezam, e oram e matam, e dizem e fazem juras de amor a todos nós chapadinhenses, e mais um ano se vai, um outro carnaval vem. E no próximo ano nos furtaremos ao deleite de ver vereadores batendo boca com picuinhas. Só isso, nada mais. 

Anaximandro Silva Cavalcanti 
Psicólogo CRP11/06725 

1 comentários:

Anônimo disse...

ATENÇÃO PARA A REVOLUÇÃO QUE ESTÁ EM CURSO.
ROLA NA NET:

POLÍTICOS SÓ TÊM MEDO DAS URNAS: DE MAIS NADA!!!

PENSANDO NISSO OS APOSENTADOS, COM MUITA PROPRIEDADE, DESENVOLVERAM DE FORMA SIMPLES, EFICIENTE E DEMOCRÁTICA UMA MANEIRA DE LUTAR PELAS SUAS CAUSAS E, AO MESMO TEMPO, RESOLVER GRAVES PROBLEMAS NACIONAIS.
LUTE HOJE PARA VIVER BEM O AMANHÃ.
APOSENTADOS TÊM DIREITO, MAS NÃO PODEM CURTIR A APOSENTADORIA: SÃO ESCRAVOS DE POLÍTICOS NO BRASIL.
POVO SEM PARTIDO POLÍTICO É PATÃO: NÃO PERDE ELEIÇÃO PARA PESQUISA, RÁDIO OU TELEVISÃO.
A esperança do povo brasileiro está na ponta dos dedos dos aposentados, idosos e cidadãos que têm a consciência de que: POVO QUE NÃO TEM PARTIDO É PATRÃO NAS URNAS.
“A REVOLTA DAS BENGALAS E DAS CADEIRAS DE RODAS” vai deixar muitos políticos mal intencionados sem sono.
ITÁLIA: O governo criou os juízes sem rosto que acabaram com a máfia.
BRASIL: A Revolta das Bengalas e das Cadeiras de Rodas, movimento sem partido e sem nome, vai acabar com a escravidão dos aposentados, idosos, trabalhadores, anarquia e corrupção instaladas no país pelos últimos governos, inclusive estaduais e municipais.
O PT E SEUS COLIGADOS ESTÃO QUEIMADOS COM OS IDOSOS, APOSENTADOS, PROFESSORES, MÉDICOS, MILITARES (INCLUSIVE DA POLÍCIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS – PEC 300), FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E COM TRABALHADORES – FUTUROS APOSENTADOS.
FERNANDO HENRIQUE PREPAROU A FORCA DOS POSENTADOS, LULA COLOCOU A CORDA E A DILMA, RELEMBRANDO O SEU PASSADO, ESTÁ PUXANDO A CORDA EM VOLTA DO PESCOÇO DOS IDOSOS COM A FRIEZA DE UMA TERRORISTA.
MAIS DE 20 MILHÕES DE IDOSOS E APOSENTADOS VÃO ÀS URNAS PARA DERRUBAR OS SEUS CARRASCOS. APÓS 12 ANOS, NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA ENTENDIMENTO.
A OPOSIÇÃO VAI ASSUMIR E RESPEITAR OS TRABALHADORES E APOSENTADOS PORQUE NÓS, NOVAMENTE DEPOIS DE QUATRO ANOS, SEREMOS A VERDADE NAS URNAS.
EXISTEM VÁRIAS CLASSES ENGAJADAS NOS INTERESSES DOS APOSENTADOS PARA ACABAR COM A ESCRAVIDÃO DOS TRABALHADORES E APOSENTADOS NO BRASIL.
O texto:
“A REVOLTA DAS BENGALAS E CADEIRAS DE RODAS.”
DE UM LADO: APOSENTADOS E OS IDOSOS QUE CONTRIBUÍRAM, POR DÉCADAS, PARA TER UMA VELHICE DIGNA, MAS ESTÃO HÁ 12 ANOS ESCRAVIZADOS PELOS GOVERNOS DO PT (LULA E DILMA)E ATÉ PASSANDO PRIVAÇÕES. DO OUTRO LADO: POLÍTICOS CORRUPTOS E MENTIROSOS QUE NA PLATAFORMA DE GOVERNO PROMETEM RESOLVER O PROBLEMA DA APOSENTADORIA.
“CAMPO DE BATALHA: AS URNAS".
OS IDOSOS VÃO SE “ARRASTAR” ATÉ AS URNAS PARA TIRAR DO PODER CORRUPTOS E MENTIROSOS QUE PROMETERAM RESOLVER O PROBLEMA DO APOSENTADO E NADA FIZERAM PORQUE SABEM QUE IDOSOS NÃO GOSTAM DE VOTAR, MAS OS CARRASCOS VÃO “CAIR DO CAVALO”.
ESTA CAUSA É DE TODOS, INCLUSIVE MILITARES E CIVIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. TODOS ESTÃO CAMINHANDO PARA GANHAREM SOMENTE UM SALÁRIO MÍNIMO: É O OBJETIVO DOS CARRASCOS QUE ESTÃO NO PODER.
APESAR DA ECRAVIDÃO E ESTADO DE MISÉRIA IMPOSTO PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES, NÃO É RARO O APOIO QUE OS IDOSOS DÃO AOS SEUS FILHOS E/OU NETOS SEM EMPREGO OU POR OUTROS MOTIVOS.
SOMOS MAIS DE 20 MILÕES DE APOSENTADOS. NÃO HÁ ELEIÇÃO VENCIDA COM ESTA DIFERENÇA DE VOTOS.
NÓS TEMOS O PODER DE TIRAR OU COLOCAR: PODEMOS MUDAR TUDO, NÓS NÃO TEMOS PARTIDO POLÍTICO.
JOVEM, LEVE O SEU IDOSO ATÉ AS URNAS. A SUA VIDA CERTAMENTE VAI MELHORAR.
REPASSEM ESTAS MENSAGENS PARA TODOS, INCLUSIVE VIA: FACEBOOK, ORKUT, TWEETER, MSN, SITES RELATIVOS A FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, APOSENTADOS, ETC.

ÚLTIMAS POSTAGENS