.

.

.

.

19 de março de 2012

A Tragédia Chapadinhense


No meu texto sobre a ética do desgoverno, mencionei o trabalho hercúleo dos que fazem a defesa da prefeitura Municipal de Chapadinha... Falando sobre mitologia, lembrei-me de SÍsifo, pelas coincidências entre o personagem e o defensor-mor da prefeitura. 

Na mitologia grega, SÍsifo desafiou os Deuses, e quando capturado por Hades, (Deus do submundo), sofreu uma punição: Deveria empurrar uma pedra até o topo de uma montanha, então a pedra rolaria para baixo e ele teria que começar tudo novamente no dia seguinte para toda a eternidade. 


Vejamos as semelhanças entre Sisifo e o defensor da prefeita... Assim como Sísifo, da tragédia grega, Sísifoxandre, da tragédia chapadinhense, um dia revoltou-se contra os deuses da Chapada, mas, capturado pelas circunstâncias financeiras, é entregue a Hadesnúbia ( prefeita que quer tornar-se deusa e que faz seus súditos viverem no submundo, sem educação, assistência médica e os trata com total desprezo). Sísifoxandre é condenado a empurrar uma pedra contendo toda a corrupção da prefeitura ao topo de uma montanha onde ficaria longe do olhar de todos... 

Quando Sísifoxandre está chegando ao topo e espera descansar da árdua tarefa, eis que outro escândalo irrompe na prefeitura de Hadesnúbia e a pedra rola montanha abaixo para o olhar incrédulo do exausto Sísifoxandre.( Chego até a imaginá-lo com o corpinho rechonchudo e ofegante depois de tamanho esforço...). Ele então tem que descer a montanha, disfarçar mais um ato escandaloso de corrupção e levar novamente aquela enorme pedra para o topo da montanha, longe da visão dos súditos de Hadesnúbia. 

O trágico, é que Sísifoxandre, que um dia foi livre e odiava Hadesnúbia é condenado a uma tarefa sem sentido, e, mesmo reconhecendo isso, continua executando sua tarefa diária. O inferno de Sísifoxandre é a trágica condenação de estar empregado em algo que não leva à nada. 

Trágico, pois apesar de todos os seus esforços, a pedra que representa a corrupção na Prefeitura Municipal de Chapadinha avoluma-se cada vez mais e não consegue esconder-se da visão dos súditos de Hadesnúbia e esta, apavora-se com a possibilidade de perder o domínio sobre a prefeitura de Chapadinha... 

Lógico que Sísifoxandre é um trabalhador árduo, e teria seu trabalho facilitado se não fosse Hadesnúbia, mas ele aceita seu destino e faz seu trabalho diuturnamente com resignação. Sísifo (da tragédia grega) foi condenado pela eternidade, já Sísifoxandre (da tragédia chapadinhense) tem sua pena mais branda, provavelmente sua condenação vencerá no dia 7 de Outubro de 2012. Depois desse dia, descanse, Sisifoxandre. Você merece. 

 
Dr. Ernani Maia 
(Cirurgião-Dentista)

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS