.

.

.

.

6 de março de 2012

Dr. José Almeida lamenta o caos na saúde pública de Chapadinha-MA.

momento em que o jovem Diones é colocado no Celta
de forma desconfortável para ser removido para São Luis.

Ontem (05) à noite estive no Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) e presenciei o grande alvoroço por conta do trágico acidente envolvendo uma moto e uma bicicleta nas mediações da BR 222, conduzido por dois jovens, sendo que um deles, Leonardo Sousa de Carvalho que andava na bicicleta, não resistiu ao ferimentos graves na cabeça e morreu próximo a cidade de Vargem Grande.

O clima estava tenso entre os familiares das vítimas e muitos outros curiosos que lotaram o pátio do hospital. A guarda municipal foi acionada para conter a movimentação. Rapidamente Dr. José Almeida, diretor do HAPA e HCC chegou no local para resolver o desespero das famílias que praticamente uma hora aguardavam a compra de um cilindro de oxigênio para que fosse transportados às vítimas para São Luis.

Após resolver o problema Dr. José Almeida enfrentou um dilema: Somente uma ambulância se encontrava a disposição para o deslocamento. O jeito foi priorizar o atendimento do jovem Leonardo que visivelmente estava com traumatismo craniano de alto risco. Infelizmente ele não resistiu ao  percurso.

Após a saída da primeira vítima Dr. José se encontrava triste e pensativo, como quem estivesse lamentando o desespero da familia do jovem Diones Bastos da Silva que aguardavam uma solução urgente do diretor do hospital para consegui outra ambulância.

Resolvi perguntar ao Dr. José, o porquê da demora em transportar Diones, visto que uma ambulância semi-UTI do município estava no estacionamento. O diretor me informou que infelizmente esse veículo estava há semanas parada por problemas mecânicos." Como pode doutor um hospital de urgência e emergência no porte do HAPA ter esse tipo de problema que consequentemente seria uma atitude de brincar com a vida humana ?", perguntei. O diretor do hospital em semblante triste disse  que havia assumido a direção, porém, não tinha convencido a prefeita Danúbia Carneiro a consertar a ambulância.

Depois de meia hora Dr. José Almeida resolveu acionar um veículo Celta da vigilância Sanitária que há meses vem servindo como ambulância neste município. De forma desconfortável e retorcido o jovem Diones foi removido  para a capital. Muitas pessoas ficaram indignados com aquela situação, no entanto foi a única maneira que o médico pôde contornar o problema na tentativa de salvar uma vida. 

Através desse blog  desde 2010 estamos servindo como uma voz para o povo oprimido, denunciando enfaticamente a situação caótica da saúde pública. Já alertamos por diversas vezes, chamando atenção da secretária de saúde e também da prefeita para que resolva essa calamidade. Ocasionalmente tentam solucionar trocando cargos, porém o caos se deve a gestão pública que não aplica corretamente os recursos da saúde, fazendo do diretor e outros administradores auxiliares  meros palhaços sem autonomia. 

Graças a Deus e a ação emergencial  do Dr. José Almeida o jovem Diones se encontra nos hospitais caóticos de São Luis lutando para sobreviver. Sabemos que o problema da saúde pública existe no país inteiro, entretanto em vista de quase 20 milhões recebidos anualmente em Chapadinha para cuidar de nossos pacientes, não aceitamos as desculpas esfarrapadas de falta de recursos para tentar justificar a razão da má administração pública.

Foto: Fernando Carvalho.

ENEDILSON SANTOS

1 comentários:

ANDRÉA SERRA disse...

ADMINISTRADOR DE HOSPITAL GERENCIA O QUE MESMO OFERECE ! NÃO DÁ PARA FAZER MILAGRES; CONCORDAM ?! SAÚDE PÚBLICA + DESCASO = GENOCÍDIO
LEIA A MATÉRIA NO MEU BLOG - CHAPADINHA ESTÁ EM FOCO !
A VIDA NÃO PERMITE ENSAIOS
meucantofavorito.spaceblog.com​.br

ÚLTIMAS POSTAGENS