.

.

.

.

18 de março de 2012

O último adeus ao ex-prefeito Osvaldo Lobo !

Ex-prefeito Osvaldo Lobo junto com a 1ª dama Luzenir Lobo
e equipe de governo (fotos: Monteiro)
O velório do ex-prefeito Osvaldo Rodrigues Lobo ocorrido neste sábado (17) trouxe à tona 2 sentimentos à sociedade Chapadinhense, digno de comentários. Por um lado o reconhecimento sem igual dos servidores públicos que prestaram sua última homenagem àquele personagem que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade. Por outro lado veio o sentimento de repúdio contra a falta de respeito do poder público pela omissão de dar as devidas homenagens à figura célebre e histórica do contexto político de nossa cidade.

Dezenas de servidores públicos foram ao velório em sua residencia próximo a escola Almada Lima e ao enterro no cemitério central, como forma de gratidão ao prefeito que reestruturou a administração pública através da implantação de projetos e municipalização das políticas públicas do município. A realização do 1º concurso público em 1994 trouxe além de segurança, dignidade aos servidores que viviam a mercê dos caciques políticos que manobravam a máquina administrativa aos seus lemes e ditames.



Osvaldo Lobo foi considerado o  "Pai da educação", comentou muitos professores presentes no velório.  Embora não tivesse  formação acadêmica, ele envolveu a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sindicatos, sociedade civil, promotoria e a justiça como um todo no grande projeto para a realização de um concurso público para diversas áreas, em especial a educação. 


Em seu governo houve a municipalização de todos os setores como a implantação do instituto de previdência própria, pagando débitos gigantesco perante ao INSS, viabilizando inúmeros servidores a ter a oportunidade digna de uma aposentadoria. 

O blog colheu esses poucos dados por telefone através do então secretário chefe de gabinete, Francisco Monteiro  que acompanhou e auxiliou de perto toda a trajetória da gestão executiva do ex-prefeito. "Podemos dizer que Osvaldo recriou todo a máquina administrativa do município. Seu governo limpo e transparente serviu de base para as inúmeras conquistas e concretização das políticas públicas na época e também para os sucessivos gestores, que tiveram  a oportunidade de governar com avalanches de reursos provenientes da União e do Estado", ressaltou Monteiro. 

Chapadinha Anúncios tentará resgatar os dados sobre o governo Osvaldo Lobo para publicação e registro histórico do cenário político da década de 1990.

Quanto a falta de ética do atual governo que nem sequer decretou nos meios de comunicação, o luto oficial e as homenagens cívicas, será publicada em breve neste blog. Será abordado também  os despautérios da  militante política, Danúbia Carneiro, na época do atual governo Osvaldo Lobo e as peripécias desajuizada   da atual prefeita. Aguardem !

Fotos do cortejo

 



0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS