.

.

.

.

20 de março de 2012

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE (O evangelho da discórdia)


Por Anaximandro Silva Cavalcanti
(Psicólogo CRP11/06725)


Anaximandro
Record e Igreja Mundial do Poder de Deus, travaram neste último domingo, 18 de março, mas um duelo pela liderança protestante no Brasil. A rede Record em seu programa “domingo espetacular” exibiu uma reportagem mostrando o enriquecimento ilícito do apostolo presidente e fundador da “Igreja Mundial do Poder de Deus”. Nesta reportagem são mostradas duas fazendas adquiridas por Valdemiro no estado de Mato Grosso avaliadas em 50.000.000,00 de R$. Logo no dia seguinte Valdemiro usou seu programa na televisão para atacar a Igreja Universal, e seu fundador Edir Macedo. 

Tanto Valdemiro Santiago (igreja mundial do poder de Deus) como Edir Macedo (igreja Universal) tem seus discursos baseados na teologia da prosperidade, Teologia que representa uma doutrina surgida na década de 40 nos EUA que defende a crença de que o fiel tem o direito de usufruir de prosperidade material sete vezes maior do que o valor ofertado, interessante é que, só se alcança essa “glória” por meio de dízimos e ofertas. Interessante também observar os elementos sincréticos que foram incorporados à doutrina, como forma de estabelecer maior proximidade com a cultura local e garantir com isso maior expansão de fiéis tais como: ritos da religiosidade popular, práticas esotéricas e paramédicas. Praticas diariamente e ferozmente combatidas em seus púlpitos. É comum a venda de objetos “consagrados” e rituais onde se obtém a “vitória” passando por debaixo de um pano por exemplo. 

Tudo isso feito com a única finalidade de arrecadar mais e mais dinheiro, adquirir mais e mais patrimônios, mais e mais poder. Pelo dinheiro é permitido cultuar e vender objetos ditos “consagrados” que lhe trarão fortuna, rosas do amor, óleos, água... só não é certo adorar imagens ou vender objetos santos se for em uma outra igreja. Muitos pastores usam praticas esotéricas como forma de convencer seus fieis, mas atacam outras denominações que usam da mesma formula, só que para outros fins. Como você pode dizer que uma imagem não tem poder, e vender uma rosa dizendo que ela vai salvar sua casa? 

A Cristologia primitiva proporcionava uma possibilidade de identificação e esperança de que dentro em breve se iniciaria a nova era em que os sofredores e oprimidos seriam os dominadores e seriam, com isso, felizes. Aqui temos a identificação com o Jesus sofredor. A fé cristã primitiva do homem sofredor que, devido à sua situação de vida, estava imbuído de ódio aos seus governantes e de esperança de felicidade. Era esta esperança de uma vida futura melhor, de riquezas no paraíso, de acumular bens no céu que mantinha uma ordem social. Os reis não queriam revoltas, e a igreja trabalhava na mente de seus crentes para mantê-los “sob controle”, e com isso adquirir prestigio e poder junto ao rei. Com a revolução industrial houve também uma transformação na composição social da comunidade cristã que alterou a atitude psíquica dos crentes. O dogma de um crente sofredor evoluiu, esta causa da evolução está na transformação da situação sócio-econômica ou no retrocesso das fôrças econômicas e suas conseqüências sociais. Os ideólogos das classes dominantes fortaleceram e aceleraram essa evolução sugerindo satisfações simbólicas às massas. Daí para o surgimento da Teologia da Prosperidade foi um pulo. O que antes o homem buscava no céu, ele passou a buscar também na terra. 

Como vemos, há uma grande diferença entre a ideia original de sofrimento como prova de salvação, e a de enriquecer (melhor) para provar que se é abençoado, e muitos, muitos pastores e lideres de igrejas usam da inocência e da boa fé de seus adeptos para “sim” enriquecer de forma ilícita, usando as mais variadas práticas, que vão desde psicológicas a ilusionistas. 

   


0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS