.

.

.

.

5 de setembro de 2013

Detran-MA vai implantar placas com código de barras



A partir desta sexta-feira (6), carros, motocicletas, triciclos e demais veículos motorizados, fabricados a partir do dia 1º de janeiro de 2012, que circulam em todo o estado do Maranhão, serão emplacados com uma película refletiva que traz um código de barras. O sistema, segundo o Detran do Maranhão (Detran-MA) vai evitar clonagens e falsificações, e introduz também a obrigatoriedade do lacre rastreável, com a prenotação do número no documento do veículo.

A medida atende a uma exigência oficializada desde 18 de março de 2011, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – a Resolução 372/11. Vai ser obrigatória também para quem for transferir os veículos de município ou estado.

A resolução determina, entre outras coisas, que em todo o território brasileiro as placas sejam confeccionadas com películas refletivas e tarjetas numeradas.

O sistema já foi apresentado na quinta-feira passada (29), e ainda está em fase de testes. Segundo informações da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Detran-MA, a inovação tecnológica das placas sofreu ajustes, devido a algumas falhas técnicas.

A equipe do setor de Tecnologia da Informação (TI) do Detran local está aperfeiçoando as películas refletivas, a fim de evitar problemas futuros.

De acordo com Leonardo Sampaio, coordenador da Ascom do Detran-MA, com o novo sistema todas as etapas que envolvem o emplacamento dos veículos serão monitoradas, por meio da transmissão de dados do código de barras até os computadores do órgão.




0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS