.

.

.

.

1 de abril de 2013

"Os produtores da agricultura familiar detêm importante papel no processo produtivo nas regiões maranhenses" - Alberto Carlos



O Maranhão tem potencial !!

Os produtores da agricultura familiar detêm importante papel no processo produtivo nas regiões maranhenses que estão inseridos, principalmente na região leste maranhense, são responsáveis pela geração de empregos e ocupação da mão de obra familiar, contribuindo para o desestímulo do êxodo rural. 

Zootecnista:  Alberto Carlos
O FarmPont, portal de encontro da cadeia produtiva de caprinos e ovinos vem realizando estudos desde 2011 referente a cotação mensal do preço do cordeiro. (Aqui no maranhão a cotação é feira considerando apenas pequenos ruminantes, sem distinção entre caprinos e ovinos). Um fato interessante é que desde 2011 até a última cotação (Março de 2013) o Maranhão desponta como o preço mais alto dentre todos os estado brasileiros.

Este conteúdo é inédito no que diz respeito à cadeia produtiva de caprinos e ovinos no maranhão. Para aproveitamos o que esta batendo em nossa porta, devemos articular ações para a verticalização da produção, existem várias ações que devem ser feita, a principal é a oferta de auxílio técnico ao produtor. Essa categoria de pequenos produtores necessita de estratégias que direcionem sua permanência na atividade. 

Para as economias locais (regiões de produção), a pequena produção de caprino deve passar a ser de suma importância para o abastecimento do mercado, tornando-se imprescindível a adoção de estratégias orientadas para assegurar a permanência dessa categoria de produtores na atividade, para que muitos destes sejam responsáveis pela geração de empregos e principalmente pela ocupação da mão-de-obra familiar, contribuindo significativamente para o desestímulo do êxodo rural. A caprinocultura e ovinocultura devem deixar de ser considerada apenas uma alternativa de subsistência.


Na tabela - Média de preços por estados da 20ª Cotação Mensal do Preço do Cordeiro Fevereiro de 2013 (ps: variação comparando com os preços cotados no mês de janeiro de 2013 e fevereiro de 2013). (Na coluna variação (%), os campos sem preenchimento (-) são de estados que não participaram da cotação anterior).


Texto: Alberto Carlos Pereira Junior. 
Zootecnista pela Universidade Federal do Maranhão e 
Mestre em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.



0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS