.

.

.

.

8 de abril de 2013

Chapadinha e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


Sr. Ubirajara explica a importância dos ODM 
Foi realizado ontem (08) uma reunião no auditório da Prefeitura municipal de Chapadinha, com o Sr. Ubirajara Augusto, Secretario nacional de relações politica social da presidência da república, vereadores, representantes de entidades, secretários, adjuntos e demais autoridades do governo Belezinha, para tratar da formação do núcleo em nossa município sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)

O Sr. Ubirajara explicou que as metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles:

1 - Acabar com a fome e a miséria
2 - Oferecer educação básica de qualidade para todos
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde das gestantes
6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças
7 - Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

logo objetivos


O assessor da Presidência da República comentou que o objetivo do governo federal é incentivar às prefeituras e entidades através do Prêmio ODM Brasil para promover as ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

No caso do Brasil, a situação é bastante confortável em relação aos ODM, mesmo assim, quando os indicadores são desmembrados para os estados e municípios, percebe-se que em muitas localidades a situação é desfavorável. O grande desafio que o Brasil tem pela frente é municipalizar os ODM. Com esse encontro, Chapadinha vem se somar a centenas de municípios brasileiros que já instituíram seus Núcleos Municipais.

Com base nos dados estatísticos foi mostrado que em Chapadinha, de 2000 a 2010, a proporção de pessoas com renda domiciliar per capita inferior a R$ 140,00 reduziu em 30,5%; para alcançar a meta de redução de 50%, deve ter, em 2015, no máximo 35,9%.

Proporção de pessoas abaixo da linha da pobreza e indigência - 2010
Chapadinha: Proporção de pessoas abaixo da linha da pobreza e indigência - 2010Fonte: Fonte: Censo Demográfico - 2010
Os secretários  e alguns dos vereadores expuseram  as dificuldades que o nosso município enfrenta para alcançar as metas estabelecidas pelos ODM, no entanto com essa parceria da Secretaria-Geral da Presidência da República e acompanhamento de seus assessores, o governo municipal terá condições e o apoio suficiente para atingir os índices desejáveis para o pleno desenvolvimento das políticas públicas em benefício a toda sociedade chapadinhense.

SAIBA MAIS sobre os ODM acessando os links abaixo:
 www.pnud.org.br


Clique AQUI e veja mais fotos da reunião no perfil do vereador Manin do PT no facebook

Enedilson Santos


0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS