.

.

.

.

17 de abril de 2013

Com muita honra fui eleito presidente do Conselho do Fundeb em Chapadinha-MA



Gostaria de informar a sociedade chapadinhense que eu, Enedilson Santos, professor e sindicalista, fui eleito por maioria de votos a ser presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb com o pleito de 2 anos. A votação se deu na reunião que aconteceu ontem (16) às 18:00 horas na sala de conselhos da secretaria de Educação (SEMED) na presença de representantes de alunos, pais, professores, diretores, sindicatos, vereadores  e demais segmentos sociais.

Na ocasião estava presente a prefeita Municipal de Chapadinha, Ducilene Pontes, Secretário da SEMED, Prof. Francejane Magalhães, do qual presidiu a eleição e votação por indicação e livre escolha dos candidatos por votos secretos.  Somente eu e o vereador Marcelo Menezes nos apresentamos como candidatos e como resultado obtive 10 votos e o companheiro 06, sendo que o mesmo ficando na posição de vice-presidente do conselho do FUNDEB

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb é um colegiado, cuja função principal, segundo o art. 24 da Lei nº 11.494/2007, é proceder ao acompanhamento e controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito de cada esfera municipal, estadual ou federal.

O Conselho não é uma unidade administrativa do Governo, assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local. É importante destacar que o trabalho do Conselho do Fundeb soma-se ao trabalho das tradicionais instâncias de controle e fiscalização da gestão pública.

O Poder Executivo tem duas grandes obrigações em relação ao Conselho do Fundeb:

1) Oferecer o apoio que assegure o seu funcionamento, garantindo material e condições, como local para reuniões, meio de transporte, materiais, equipamentos etc., de maneira que seja possível a realização periódica das reuniões de trabalho, permitindo que o Conselho desempenhe suas atividades e efetivamente exerça suas funções com autonomia;

2) Elaborar e disponibilizar, mensalmente, os registros contábeis e os demonstrativos gerenciais mensais e atualizados relativos aos recursos repassados ou recebidos à conta do Fundo, deixando-os, permanentemente, à disposição do Conselho, inclusive solicitações de dados e informações complementares formuladas sobre o assunto.

OBS: O trabalho dos conselheiros não é remunerado, mas a atuação de seus membros é de grande importância para a educação do município.

Enedilson Santos
Com informações do portal www.seed.se.gov.br

PS.: Em breve, atualização desta matéria com a portaria de nomeação  de todos os conselheiros do Fundeb de Chapadinha e fotos da reunião.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Enedilson,

Veja os 20 sites Blog TOP com mais estrelas recebidas. Adicione seu site grátis!
http://anunciostop.com.br/blog.html

Daniel

Anônimo disse...

Enedilson, bom dia.

Sou Chrisna, moro no município de Chapadinha e, sou cursista do curso Fundeb do Programa Formação pela Escola da SEDUC/STE - MA.

Gostaria, se possível que você e os outros conselheiros respondessem o questionário abaixo:

Questionário

3ª Etapa: Entrevista com Conselheiros do Fundeb que atuam em sua localidade, com o objetivo que levantar informações técnicas sobre a organização e atuação do Conselho, dentre as quais:

a. O CACS está devidamente organizado, e possui a representação dos segmentos sociais previstos na Lei?


b. Os conselheiros conhecem a legislação referente ao Fundeb?

c. Há um processo interno de discussões quanto às atribuições e competências desse colegiado?


d. Foi aprovada legislação específica para a criação do CACS local?

e. O Conselho está em situação regular junto ao FNDE, ou seja, efetuou o devido cadastramento junto àquela Autarquia?

g. O Conselho possui regimento interno?


h. O CACS tem o hábito de se reunir para deliberar sobre as questões de sua responsabilide?

i. O Conselho tem acompanhado a execução do Fundo, em todas as suas fases, ou seja:

:: Elaboração da Programação Orçamentária (Plano de Execução);

:: Crédito dos recursos financeiros na conta;

:: Aplicação dos recursos; e

:: Prestação de contas.

6ª Etapa: Pesquisa junto ao Poder Executivo local (Estadual, Distrital

ou Municipal) para obtenção de informações sobre a execução

dos recursos financeiros do Fundeb, dentre as quais.

a. Verificação se os recursos recebidos são compatíveis

com os recursos previstos;

b. Previsão orçamentária para o ano em curso, observação

a destinação legal (gastos de acordo com a lei);

c. Existência de programação financeira (Plano de Execução) elaborado pelo Poder Executivo;

d. Verificação da aplicação dos recursos respeitando as determinações legais (aplicação nos diversos segmentos da Educação Básica e pelo menos 60% com remuneração dos profissionais do magistério e 40% com MDE);

e. Ocorrência de créditos na conta exclusiva do Fundeb, inclusive apontando lançamentos eventuais de acertos realizados;

f. Execução baseada nos dispositivos legais, como: aplicação o mercado financeiro, licitação, disponibilização da documentação referente ao Fundo ao Conselho e órgãos de controle (quando solicitado), etc.

g. Levantamento das principais ações financiadas (MELHORIAS) em decorrência dos recursos do Fundeb e as consequências para os alunos;

h. Se o município/estado recebe Complementação da União e como estão acontecendo os repasses.

Observação: Sugere-se que sejam utilizados os dados do presente exercício. Se houver dificuldades no levantamento, poderão ser utilizadas as informações referentes à execução do Fundo do ano anterior.


Atenciosamente,
Chrisna Christopher Marques Braga
Chapadinha - MA
Celular: (98) 91863332

ÚLTIMAS POSTAGENS