.

.

.

.

18 de abril de 2013

CHAPADINHA: Direitos - Professores começam a se mobilizar !


falta 06 dias para a greve nacional
Os direitos dos professores quanto a aplicação das leis pertinentes a categoria e as discussões e os embates a nível nacional sobre o sistema de educação pública, vem ganhando corpo diariamente em todo o país. Está marcada para os dias 23,24 e 25 de abril desse ano, uma Greve Geral Nacional organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Sobre a paralisação, a CNTE convoca todos os trabalhadores da educação e a sociedade para a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que será realizada entre 23 e 25 de abril. Além da greve nacional, o foco é a valorização dos profissionais em educação.

O presidente da CNTE, Roberto Leão, explica que estas manifestações se destina ao debate das questões educacionais e terá como prioridade o debate sindical da mobilização, lutando para que a lei do piso salarial nacional seja efetivamente aplicado no nosso país, como também, as propostas para alavancar o desenvolvimento do Brasil através do Plano Nacional de Educação - PNE

Em Chapadinha temos as decisões dos professores do Estado que já anunciaram que vão aderir aos 3 dias da greve nacional, podendo se estender por tempo indeterminado por causa das intransigências da governadora Roseana sarney em não cumprir as reivindicações da classe ao longo dos anos.

Com respeito aos profissionais da Educação no setor público municipal de Chapadinha, o sindicato dos servidores, SINDCHAP, já enviou nesta semana, convocatórias as escolas, convidando todos para  uma Assembléia Geral que acontecerá amanhã (19) às 17:30 horas, onde será tratado, entre outros assuntos,  as leis do Piso e o movimento paredista. Veja

Aconteceu no dia 12 deste mês uma palestra no auditório da FAP que contou com a presença de alguns professores, representantes do Legislativo, do SINDCHAP, FETRAM, e do SINDEDUCAÇÃO. A reunião serviu como motivação aos educadores, em lutar para garantir o cumprimento de seus direitos, com ou sem a atitude do poder executivo, e caso necessário, por via judicial. 

A coordenadora da palestra, professora e blogueira Jane Andrade, resolveu enviar nesta quinta-feira (18) um ofício a secretaria de Educação, SEMED, informando que a partir de hoje, dará o expediente na sua escola de 20 horas, porém, reservando 1/3 da carga horária no planejamento pedagógico. A mesma solicitou da SEMED, alguma solução para que seus alunos não sejam penalizados. Veja. Outros professores da sede e zona rural, estão se mobilizando para se fazer cumprir a lei 11.738.

Certamente na Assembléia Geral do SINDCHAP, marcada para esta sexta-feira (19), a direção do Sindchap informará aos presentes, sobre a posição do governo, quanto ao cumprimento da lei, conforme o pedido de prazo pela  gestora. A classe está inquieta e espera com urgência uma decisão favorável.

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido" - Sir Arthur Lewis

Enedilson Santos

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS