.

.

.

.

12 de julho de 2013

SAÚDE PÚBLICA: Mutirão de Cirurgias de Catarata e diagnóstico do Glaucoma, no Centro de Saúde Benú Mendes até domingo (14)



começou na manhã desta sexta-feira ( 12 ), e vai até domingo ( 14 ), o Mutirão de Cirurgias de Catarata e diagnóstico do Glaucoma, no Centro de Saúde Benú Mendes. O evento é realizado pela prefeitura de Chapadinha em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Durante esses três dias serão realizados os cadastros de atendimentos a pacientes que apresentem sintomas de catarata e também consultas de glaucoma.

De acordo com o coordenador do mutirão, Dr. Heron Simões dos Santos, a equipe responsável pelos atendimentos é composta por mais dois médicos oftalmologistas, Dra. Mariane Simões e Dr. João Batista Castro, e os trabalhos foram divididos em dois turnos, pela manhã serão as consultas de catarata e glaucoma e à tarde serão realizadas as cirurgias. Ainda de acordo com o coordenador, a meta de consultas é de 500 a 600 pacientes, já as cirurgias de catarata em torno de 150 a 200 procedimentos.

"Aqui serão feitos os cadastros, a triagem dos pacientes para serem encaminhados ao atendimento específico. No caso do glaucoma o paciente receberá as orientações necessárias para o tratamento, incluindo a medicação. Quanto aos pacientes com catarata a cirurgia será realizada aqui mesmo no Benú Mendes, onde foi montada uma estrutura exclusiva para o mutirão, com consultórios e sala cirúrgica. Lembramos que a cirurgia de catarata não é tão simples e necessita de cuidados antes e pós- operatório. O paciente deve ter o controle da taxa de glicemia ( se for diabético ) e também o controle da pressão se for hipertenso”, explicou o coordenador.

Leia mais detalhes no Portal da Prefeitura Municipal de Chapadinha (clique aqui)


0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS