.

.

.

.

2 de julho de 2013

POLÊMICA: Secretaria de administração lotam guardas municipais em escolas.


imagem ilustrativa
Por solicitações, o comando da Guarda Civil Municipal (GCM) está colocando a disposição da secretaria de Educação , através de portarias da secretaria de Administração, 6 guardas para desenvolver atividades no horário de 12:00hs às 18:00hs de segunda a sexta em algumas escolas de Chapadinha.

O motivo dessas solicitações por parte dos gestores, é devido o clima de insegurança que vem sofrendo alunos e servidores nas escolas públicas municipais, além da preservação do patrimônio público, que ao longo do tempo estão sendo deteriorados.

Dado a importância do caso, algo está inquietando os guardas. Uma vez que são lotados na GCM, os mesmos entendem que receber uma nova portaria de lotação para outra secretaria, seria caracterizado desvio de função.

O pior é que para tapar um buraco, outro fica descoberto. O contingente da guarda já é insuficiente para atender a demanda de uma população que cresce a cada dia em sentido habitacional e criminal. Sendo assim, com essa decisão da secretaria de administração, os guardas ficariam em número ainda mais reduzido para atender as rondas e os trabalhos com o sistema de trânsito.

As escolas já possuem diversos servidores contratados como fiscais de patrimônio, exercendo a função de vigilantes. Esses profissionais e a direção da escola costumeiramente solicitam rondas da PM e GCM em situações de enfrentamento com vândalos. Nesse sentido os guardas já cumprem seus deveres, mas se submeterem a outras portarias e secretarias, tirando o controle geral do comando, isso eles não aceitam.

Os guardas por meio de sua associação própria e o sindicato dos servidores estarão procurando a promotoria de justiça para resolver, junto ao poder público essa situação. 

É importante frisar que no governo anterior essa polêmica era ainda mais problemática, onde alguns guardas civis faziam a segurança particular na residência da prefeita, muitos deles em desvios de função e outros que ganhavam seus proventos sem pisar no batente. 


Esse passado obscuro não pode ser repetido. A sociedade agradece !!!

Enedilson Santos


0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS