.

.

.

.

17 de julho de 2013

Reestruturação do sistema de educação pública municipal de Chapadinha, um desafio ao governo Belezinha.



É com bons olhos que vemos a prefeita Ducilene Belezinha e o secretário de obras, Aluísio Santos, buscarem recursos para a educação pública municipal de Chapadinha, junto ao FNDE ( Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ) em reunião em Brasília nesta terça-feira (16).

Segundo as informações do governo, a prefeita e o secretário acompanhado do  Deputado federal, Cleber Verde e o responsável pelo sistema de convênios do município, José Soledade, se reuniram com o presidente do FNDE, José Carlos Wanderley, para tratar de assuntos sobre ações na área de educação referente às reformas e construções de creches, escolas e quadras de esportes da cidade. Na oportunidade foram solicitados ônibus para transporte de alunos que moram na zona Rural de Chapadinha.

A educação pública em nosso município é algo preocupante. Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campos da UFMA em Chapadinha sob a orientação da professora Lucelma Braga iniciaram trabalhos de pesquisa sobre a realidade da educação em nossa cidade e os dados são assustadores.

As deficiências vão desde a própria estrutura das escolas ao aprendizado dos alunos da educação básica ao ensino superior. Diante das análises percebe-se os recursos mal aplicados com fortes indícios de corrupção, onde distancia os documentos oficiais dos discursos governamentais em gestões anteriores.


Só para exemplificar, segundo as informações do livro publicado pelos universitários da UFMA, "Elementos para análises da realidade educacional do município de Chapadinha-MA" as pesquisas constam que em nossa Chapada perpetua índices de analfabetismo alarmantes, alcançando percentual de 60% entre os adultos, a partir de 60 anos de idade.

Outro dado preocupante é com relação aos recursos. Em 2011 foram repassados cerca de 34 milhões e 2012, 37 milhões de transferências de Fundeb para Chapadinha, sem falar nos convênios celebrados com o governo do Estado para o melhoramento das escolas municipais, mas o que vemos são situações de abandono, onde apenas os recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) são utilizados para a manter o funcionamento das unidades escolares.

É previsto para 2013, cerca de 43 milhões de Fundeb, onde 60% se destina a folha de pagamento e o restante para aplicação no desenvolvimento no ensino básico. Temos um quadro de professores efetivos suficiente para atender as necessidades do corpo discente, porém a falta de polarização das escolas em especial na Zona Rural, além dos apadrinhamento políticos,  faz com que o número de contratações seja elevado, comprometendo os recursos.

Essa desestruturação da educação em Chapadinha vem comprometendo  a valorização dos professores, com seus direitos de progressão e promoções negados, ajustes financeiros de Fundeb não aplicados ao salário dos educadores e as escolas inadequadas prestes a desabar na cabeça dos alunos por falta de reformas.

Por todos esses problemas é que o governo Belezinha precisa mostrar a competência administrativa. Nossa sociedade é refém de políticos aproveitadores, sanguessugas que apenas planejaram seus interesses próprios ao longo dos anos.

A educação pública de Chapadinha, assim como a Saúde é um desafio a ser enfrentado administrativamente pela prefeita Belezinha no dia a dia. Torcemos para que o Secretário de Obras e a nossa gestora reverta a triste realidade herdada.

Enedilson Santos.

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS