Sem dúvida vemos com bons olhos a instalação da fábrica da Suzano Energia Renovável em Chapadinha. A empresa atuará na produção de pellets de madeira (wood pellets) para exportação e tem planos de crescimento ambiciosos e inovadores no mercado mundial de biomassa para geração de energia.
Os Chapadinhenses sempre sonharam com uma instalação de uma indústria de grande porte como é o caso da Suzano. A falta de emprego regional, faz com que grande número de pessoas se desloquem para as regiões Sudeste e Centro-Oeste à busca de emprego para garantir o sustento de suas famílias.
Sempre haverá impactos ambientais envolvidos na busca do progresso, no entanto a busca por fontes renováveis de energia é uma tendência global que tem se fortalecido nos últimos anos. Nesse sentido a Suzano, com décadas de experiência em gestão florestal, vem obtendo sucesso nos últimos três anos no desenvolvimento experimental de florestas de eucalipto para o mercado de energia gerando emprego e renda.
A proposta da Suzano aqui em Chapadinha é gerar inicialmente 3 mil empregos diretos e mais de 10 mil empregos indiretos quando a unidade estiver funcionando em pleno vapor, previsto para o ano 2014. A nossa cidade tem muito a ganhar com esta fábrica, diferentemente dos campos de soja dos gaúchos que produz apenas riqueza para seus donos deixando rastros de degradação ambiental.
A grande preocupação são os políticos sanguessugas do nosso erário, que durante década vem consumindo o desenvolvimento pleno de nosso município. As dezenas de milhões que Chapadinha recebe por ano, se fosse aplicado corretamente teríamos uma outra realidade. Depois que o governo Lula implantou os Planos de Aceleração do Crescimentos (PACs) e os projetos sociais, agora os políticos só fazem suas campanhas fazendo "cortesia com o chapéu dos outros".
A população de Chapadinha realmente está de parabéns com esse novo empreendimento da Suzano, mas o desenvolvimento somente será concretizado quando o povo saber escolher seus governantes. Não esses que tramam em suas reuniões de conchavos, enganar o povo por calar a "BOCA DO PARLAMENTO" com o propósito de impunidade. Todos fiquem atentos a política de 2012, pois a Suzano não irá compensar o roubo de milhões desse políticos corruptos de plantões que há tempo já instalou suas fábricas de corrupção em nossa cidade.
ENEDILSON SANTOS
1 comentários:
Querido Enedilson e demais chapadinhenses, cidade onde trabalho(Sou Prof. no Raimundo Araujo), apesar de morar em Urbano Santos, estou todos os dias na chapada.
Urbano Santos hoje se vê traída pela Suzano, foi aqui que eles desembarcaram em 1980, geraram empregos sim, mas deixaram um rastro de destruição ambiental: perdemos nosso cerrado, nosso bacuri, pequi, mangaba, mel, jaborandi, fava danta, para os plantios de eucalipto; perdemos nosso equilibrio ecologico, nossa biodiversidade; perdemos a força dos nossos grandes rios e riachos; alteramos nossa paisagem de lindos cerrados para a monotonia das florestas interminaveis de eucalipto; testemunhamos conflitos de terra e vimos o seu preço inflacionar do equivalente a r$8,00 o hectare para r$800,00, inviabilizando o lavrador de adquirir terra para suas gerações futuras; sentimos na pele o calor aumentar e as chuvas diminuirem passando direto para outras regioes do estado; hoje a sede da cidade está inchada e o cenário é desolador nos povoados rurais, acabou a fartura, comunidades inteiras foram simplesmente extintas.
Hoje a Suzano volta as costas para Urbano Santos e desembarca em Chapadinha esquecendo que deveria ter compromisso social em compensar minha cidade. O protocolo assinado pela prefeita de Chapadinha, o mesmo que foi apresentado para o pref. de urbano santos (que pediu tempo para analisar), é a maior prova do desrespeito da empresa com a regiao: foi elaborado somente por eles, eles nao aceitam alteracoes, e é "só venha a nós, ao vosso reino, nada.", reduz o iss de 5% pra 2%, o ITBI de 1% para 0,5%, e extende isso a todas as empresas terceirizadas.
Por outro lado não dá garantia de quantos empregos vai gerar, onde, como e nem pra quem. fala que irá priorizar a ~região~ nos empregos, mas não diz o que eles chamam de região (o nordeste do brasil que tem 9 estados e é uma região), e ainda diz que poderá a qualquer momento extinguir os tímidos programas sociais que eles tem nas cidades.
Minha conclusão/opiniao: o protocolo é um show de arrogancia e prepotencia, justificado pelo poder economico que eles representam e por esse poder, foi imposto aos municipios sem negociacoes... para eles nós, os urbanosantenses, os chapadinhenses, etc... somos uma "cambada de mortos de fome" que eles vieram salvar com seus projetos mirabolantes que só servem para encher os seus bolsos e destruir o meio-ambiente as custas de alguns empregos temporários.
Desejo boa sorte a Chapadinha, cidade a qual estou a 2 anos aprendendo a gostar.
Enquanto a Urbano Santos, costumamos dizer: "esse é o pago" pela cidade ter sido a única que aceitou a Suzano entrar em suas terras em 1980 e "comer tudo".
ass. iran avelar, sociólogo e prof. no RA.
p.s. Para voces verem o protocolo que foi imposto aos municípios e mais sobre minha posição acessem www.urbanosantos.blogspot.com
Postar um comentário