.

.

.

.

12 de dezembro de 2011

CMS: Saúde Pública de Chapadinha em discussão ! (Parte II)

Dando continuidade sobre as discussões que houve na última reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) no dia 05 deste mês, iremos repassar algumas explicações da secretária Dra. Coutinho e outras questões polêmicas do momento.

ESCASSEZ  DE RECURSOS


A presidente do CMS e também secretária de Saúde do município de Chapadinha explicou após os informes que existe uma precariedade de recursos destinados a saúde pública de nossa cidade. Embora o sistema de saúde de Saúde esteja na gestão plena, a secretária comenta que os recursos não dá para sustentar 15 dias da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais em São Luis, onde ela trabalha.

A presidente disse que é muito caro manter médicos de plantões, custando ao município cerca de R$ 1.500,00 por dia, e por conta da demanda de receber pacientes de cidades circunvizinhas, os recursos para atender  os casos de Média, e Alta Complexidade (MAC) não são suficientes. Ela disse ainda que  desde o ano de 2009 o município está no vermelho por diminuição de repasses para a saúde.

O professor Francejane sugeriu para a presidente que, pelo fato dos recursos não ser suficiente, portanto seria o momento de haver uma mobilização por parte da secretaria e da sociedade com o objetivo de chamar atenção dos governantes estaduais e federais para sair desta situação extrema. A secretária falou que esse problema é no país inteiro e que em Chapadinha se faz de tudo para amenizar as dificuldades. 

POLITICAGEM DOENTIA

A secretária também falou que faz de tudo para que não falte medicamentos nos hospitais públicos, porém ela reconhece que existe um grande problema de administração. Segundo ela existe às más vontades de torcer por um péssimo quadro de saúde. Ela disse ainda que mandou arrumar uma ambulância e o motorista por descuido deixou o motor "bater".

O conselheiro Orinaldo falou que não há penalidade rígida por causa da politicagem. Ele relatou que o motorista da ambulância foi punido, mas por causa dos padrinhos políticos logo voltaria. Orinaldo acrescentou ainda que as ambulâncias não são cuidadas com zelo apesar do uso constante. Ele deu o exemplo de motorista de táxi que tem o mesmo fluxo de viagem mas são cuidadosamente zeladas por seus donos.

O professor Armando, presidente do Sindicato dos Servidores (SINDCHAP) lamenta o fato de que os problemas de outros municípios seja sempre o bode expiatório para justificar os desmandos na saúde pública de Chapadinha. Ele disse que o problema maior é de gestão, onde a causa da politicagem faz com que não se resolva os problemas de forma pensada e criteriosa. Ele sugere que é preciso dissociar a politicagem da administração onde pessoas são protegidas e recebem altas gratificações sem nenhum mérito e tirando as condições de quem realmente trabalha.

CONCURSO PÚBLICO

O Conselheiro, Dr. Ely,  falou da grande necessidade de haver concurso público para Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Ele informa que devido o crescimento populacional de Chapadinha, principalmente com o surgimento de várias comunidades periféricas como o Recanto dos Pássaros e Vila Liberdade são necessários mais 22 novos agentes para atender a população. A secretaria de Saúde já está estudando junto ao Ministério da Saúde a possibilidade de brevemente realizar um seletivo para cobrir a necessidade de ACS e também a implementação de  8 novas Unidades Básicas de Saúde (postos).

CAMPANHAS DE SAÚDE

Devido as campanhas sobre o Dia Mundial de Luta Contra a Aids realizada desde o dia 1º de Dezembro, a secretária de Saúde com os demais conselheiros, resolveram na reunião do CMS, fazer uma programação aderindo à esta luta. Aproveitando esta mobilização será incluído também nesta campanha a divulgação e testes de Hipertensão, Diabetes além de AIDS e HIV. Essa campanha será realizada nesta quinta feira dia 15.

Fonte: SINDCHAP.

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS