Segundo informações já confirmada, os professores Chapadinhenses que trabalham no município de Brejo já estão sacando nesta noite (29) no Banco do Brasil o ABONO no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) referente as sobras no orçamento anual dos recursos de 60% do FUNDEB/2011 naquele município.
O pagamento de abono a professores é uma forma de distribuir o valor que sobrou da verba do FUNDEB destinado a pagamento de salários, que é o percentual de 60% da verba total. Muitos prefeitos administram essa verba gastando com salários ao longo do ano menos do que esse percentual determinado por lei, como uma forma prudente de não ultrapassar o valor. Mas quando chega o final do ano, essa meta de pagamento de salários tem que ser atingida, sendo obrigado distribuir o saldo que ficou em caixa para os professores.
É algo muito polêmico, pois se sobra muito é porque já passou da margem de segurança, e seria uma prova de que existe verba para se promover um maior salário aos professores. Porém se sobra pouco, é porque o gerenciamento da verba do FUNDEB está sendo feito de uma forma mais prudente, para não se correr o risco de se meter a mão em outras verbas municipais para suprir algum possível imprevisto no repasse do governo federal à prefeitura.
A expectativa em Chapadinha é grande, quanto à promessa de dar um presente de fim de ano aos profissionais de educação. As condições orçamentárias dos recursos são favoráveis e por esta razão a ansiedade aumenta mais ainda. No entanto a prefeita está se fazendo de difícil, para no momento certo, acionar sua mídia alugada para fazer o maior alarido com o pronunciamento da boa notícia. Calma, calma ! Não criemos pânicos ! Mantenhamos atentos pois a prefeita com certeza está estudando o momento certo para os holofotes e como sempre ela diz: "não sou panela de pressão". Isso é o que chamo de "unir o útil ao agradável ". Salve, salve a política de 2012 ! Viva !!.
ENEDILSON
3 comentários:
ainda não entendi esse cálculo tão exato na "sobra"... mil reais? só?
Nunes Freire paga salários de 1200 reais pra cima e foi pago "abono" de mais de 3 mil e depois um outro de 1200 e pouco... em quase todos os municípios no Maranhão é pago 1000 reais... estranho... mui estranho...
www.jarivanio.com
Amigo Jarivânio.
Com certeza se um município paga mais de 3 mil reais de abono aos professores no final de ano, com certeza os recursos anuais de FUNDEB dá margem para uma valorização salarial, ou seja o reajuste de início de ano deve levar em conta a previsão orçamentária de Fundeb anual para este município, onde 60% do valor deve por lei ser aplicado exclusivamente com folha de pagamento ( LEI Nº 11.494/2007 art.22). Como o próprio nome já diz FUNDEB é um Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Obrigado pela visita !!
abraço.
ENEDLSON
na verdade foi em fevereiro com uma complementação... igual vai ser no ano que vem, já que a complementação não sairá este ano.
Postar um comentário