.

.

.

.

29 de dezembro de 2011

Finalmente os professores já estão recebendo seu ABONO de fim de ano !!


Segundo informações já confirmada, os professores Chapadinhenses que trabalham no município de Brejo já estão sacando nesta noite (29) no Banco do Brasil  o ABONO no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) referente as sobras no orçamento anual dos recursos de 60% do FUNDEB/2011 naquele município.

O pagamento de abono a professores é uma forma de distribuir o valor que sobrou da verba do FUNDEB destinado a pagamento de salários, que é o percentual de 60% da verba total. Muitos prefeitos administram essa verba gastando com salários ao longo do ano menos do que esse percentual determinado por lei, como uma forma prudente de não ultrapassar o valor. Mas quando chega o final do ano, essa meta de pagamento de salários tem que ser atingida, sendo obrigado distribuir o saldo que ficou em caixa para os professores.

É algo muito polêmico, pois se sobra muito é porque já passou da margem de segurança, e seria uma prova de que existe verba para se promover um maior salário aos professores. Porém se sobra pouco, é porque o gerenciamento da verba do FUNDEB está sendo feito de uma forma mais prudente, para não se correr o risco de se meter a mão em outras verbas municipais para suprir algum possível imprevisto no repasse do governo federal à prefeitura.

A expectativa em Chapadinha é grande, quanto à promessa de dar um presente de fim de ano aos profissionais de educação. As condições orçamentárias dos recursos são favoráveis e por esta razão  a ansiedade aumenta mais ainda. No entanto a prefeita está se fazendo de difícil, para no momento certo, acionar sua mídia alugada para fazer o maior alarido com o pronunciamento da boa notícia. Calma, calma ! Não criemos pânicos ! Mantenhamos atentos pois a prefeita com certeza está estudando o momento certo para os holofotes e como sempre ela diz: "não sou panela de pressão". Isso é o que chamo de "unir o útil ao agradável ". Salve, salve a política de 2012 ! Viva !!.

ENEDILSON


3 comentários:

Jarivânio Alencar disse...

ainda não entendi esse cálculo tão exato na "sobra"... mil reais? só?

Nunes Freire paga salários de 1200 reais pra cima e foi pago "abono" de mais de 3 mil e depois um outro de 1200 e pouco... em quase todos os municípios no Maranhão é pago 1000 reais... estranho... mui estranho...

www.jarivanio.com

Unknown disse...

Amigo Jarivânio.

Com certeza se um município paga mais de 3 mil reais de abono aos professores no final de ano, com certeza os recursos anuais de FUNDEB dá margem para uma valorização salarial, ou seja o reajuste de início de ano deve levar em conta a previsão orçamentária de Fundeb anual para este município, onde 60% do valor deve por lei ser aplicado exclusivamente com folha de pagamento ( LEI Nº 11.494/2007 art.22). Como o próprio nome já diz FUNDEB é um Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Obrigado pela visita !!

abraço.

ENEDLSON

Jarivânio Alencar disse...

na verdade foi em fevereiro com uma complementação... igual vai ser no ano que vem, já que a complementação não sairá este ano.

ÚLTIMAS POSTAGENS