.

.

.

.

5 de dezembro de 2011

CMS: Saúde Pública de Chapadinha em discussão ! (Parte I)

MORTE PRECOCE DO PASTOR OZIEL


Aconteceu durante a manhã de hoje (05) mais uma reunião ordinária do  Conselho Municipal de Saúde (CMS) no prédio onde funciona as secretarias de Saúde e Ação Social. A presidente do CMS e também secretária de Saúde, Dra. Maria José Coutinho, deu boas vindas ao presentes e começou falando do falecimento (01) do ex-conselheiro, Pastor Oziel. Ela disse que ficou abalada quando recebeu a notícia, pois o mesmo era seu amigo e admirava sua luta em prol de uma saúde pública de qualidade. 

A presidente disse que tinha se esforçado para arranjar um leito no Hospital Dutra em São Luis,  mas infelizmente o jovem pastor que já se encontrava em São Luis, não conseguiu resistir há tempo de receber um bom tratamento cardíaco. Em seguida, Dra Coutinho pediu um minuto de silêncio em memória de Oziel Galvão, o grande guerreiro em defesa da saúde Pública de Chapadinha. Após o silêncio, o professor Francejane fez uma oração.

PACIÊNCIA TEM LIMITE.

Entrando nos informes da reunião,o conselheiro Prof. Francejane relatou as dificuldades em que o pastor Oziel enfrentou ao ser atendido no Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA). Segundo o conselheiro, no momento que o pastor chegou ao HAPA não havia medicamentos básicos como soro e  Plazil.

Indignado, o prof. Francejane disse que a situação está insustentável e que a "paciência tem limite". Ele informou que esses problemas já existe há muito tempo e acrescentou que atualmente os doentes estão sendo removidos pelo carro da Vigilância Sanitária pela falta de ambulâncias. O professor também relatou a morte de uma criança que foi removida para capital onde o oxigênio faltou no meio do caminho. Francejane disse que até hoje apenas os relatórios das prestações de contas do 1º trimestre (janeiro a março) foram analisadas com parecer apontando irregularidades. "Tudo tem limite e caso esses problemas perdure, o único meio seria pessoalmente, impetrar  uma ação popular na justiça contra a administração da saúde pública". Desabafou. 

Brevemente iremos  relatar a resposta da presidente do CMS e Secretária de Saúde, Dra. Coutinho e também varias outras discussões de interesse para a população de Chapadinha. Aguardem !

Fonte: SINDCHAP.

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS