.

.

.

.

22 de novembro de 2011

Paróquia avalia a vida no campo nos últimos 30 anos.

A Paróquia de Chapadinha realizou nos dias 17 a 19 deste mês a Assembléia Anual das Comunidades com o seguinte tema: " A ÁRVORE DA COMUNIDADE ". Líderes das comunidades católicas do município se fizeram presente para reviver e discutir as mudanças, o desenvolvimento e as dificuldades  enfrentadas pelo homem do campo no passado e no presente.
Veja o que aconteceu nesses últimos 30 anos em Chapadinha e na Região do Baixo Parnaíba pela constatação  da Paróquia: 
O rolo da história: assistimos à onda do fazendeiro. Antigamente, era a época do fazendeiro: a máquina do fazendeiro eram os braços do cabouco: fazer a roça no toco , pagar a renda, vender o coco pro fazendeiro. O fazendeiro era o governo, a lei, o juiz, a polícia e queria tambéms er a igreja. Agora os fazendeiros ou morreram, ou estão na cidade os poucos sobreviventes. Os filhos na cidade não estão nem aí com as terras dos velhos pais. Surgiu então o agronegócio. Vieram os Sulistas e veio a onda da máquina e agricultura industrializada. De inicio a terra era bem barata, e agora já muito cara. Começou com 200 ou 300 reais o ha, e agora já está sendo de 1.500 a 2.000 reais. E a máquina do agronegócio são os grande tratores, as plantadeiras e colheiteiras. E ninguém pode resistir a este tsunami. Há uma coisa: onde o agronegócio esbarrou com com as associações de moradores, as Associações ganharam as terras do Incra e do governo. Onde o agronegócio encontrou o povo isolado, o bicho comeu. Só estão se salvando da nova onda deste tsunami o chão segurado pelas Associações que fizeram os assentamentos, onde já têm estrada, energia elétrica, casa e banheiro dentro de casa, chuveiro e sifão. Esta é a nova realidade de nosso Município, que de todo o Baixo Parnaíba é o que tem mais Assentamentos, graças ao trabalho da Igreja desde longa data. A Igreja aqui na Paróquia fez um trabalho de verdadeiro profeta, graças a Deus. E estamos vendo com nossos olhos a realização da profecia desde há trinta anos a esta data.

Em continuação a esse artigo, a Paróquia em seu blog também faz uma avaliação do aspecto religioso nessas 3 décadas. Clique aqui e continue lendo...

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS