.

.

.

.

17 de novembro de 2011

Historiadora Chapadinhense faz uma análise crítica da participação do cidadão na política.

               (Prof ª Catia Renata) 
A professora Chapadinhense, Catia Renata, formada em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) fez alguns comentários no meu status do Facebook que merece total destaque para cada cidadão refletir no seu papel consciente de discutir e viver a política no cotidiano.

Catia citou a célebre frase do ex-presidente Lula: " Quem não gosta de política, corre um sério risco de ser dominado por ela". A professora relata que sempre repassa esse pensamento aos seus alunos, pois segundo ela O problema é este: "Não formos educados para gostar de política e com esta infeliz postura, damos brecha para as politicagens acontecerem em nosso país, especialmente em nosso município" !! Reflete.

Em concordância com a sua visão completei dizendo que o povo não se deu conta que nós somos os protagonista da política. A omissão faz com que os políticos corruptos usem e abusem do nosso erário, ou seja, o Brasil está do jeito que está pela indiferença da sociedade e também pela forma não sábia de eleger-los. Em suma "O povo tem o governo que merece".

Muitos dizem que a corrupção no Brasil veio com os portugueses desde as colonizações mas para a Historiadora Chapadinhese, "Já estamos no século XXI e este pensamento de que a corrupção veio juntamente com os portugueses deve mesmo sair de nossas entranhas e lutar por uma realidade brasileira bem diferente de séculos atrás" !! 

A professora finaliza sua análise com as sábias palavras de Molié: Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer" ! Catia diz que a "Renovação" tão esperada só será possível se um antidoto chamado Educação, principalmente das nossas crianças e adolescentes forem de fato valorizada! E será que o sistema se importa? "Acorda povo brasileiro" ! Exclama.

Obrigado Professora Catia pela sua contribuição. Acreditamos muito que a sociedade possa acordar pra realidade e encare de frente os problemas sociais e políticos. Que a nova geração saiba reconhecer o valor das manifestações populares e saiba coibir as falcatruas dos políticos maus intencionados. Que saibamos colocar pessoas de caráter para nos representar e caso mude os rumos, nós também possamos exigir a aplicação dos rigores da lei nesses indivíduos sanguessugas.

ENEDILSON SANTOS.

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS