.

.

.

.

8 de novembro de 2011

Caminhada pela Saúde

       

Profissionais e estudantes da área de saúde realizaram hoje (8) uma caminhada pelas ruas do Centro de São Luís. Eles querem chamar a atenção para os problemas enfrentados por quem trabalha e também por quem depende do sistema único de saúde para sobreviver. (Imirante- vídeo)

                                            

O oligarca José Sarney (PMDB) e sua filha, a governadora Roseana Sarney (PMDB), sempre recorrem a hospitais de outros estados para cuidarem da própria saúde. Enquanto isso, o povo do Maranhão padece com o descaso e a precariedade dos hospitais públicos. Somos mais de 6,5 milhões de pessoas atendidas por uma rede defasada. A maioria absoluta das unidades de saúde não suporta a demanda e não há investimento em especialidades como o tratamento de câncer, queimaduras, atendimento de urgência e emergência, ortopedia e coração. (Blog Marrapá)

Caminhada pela saúde e pela vida

Em Chapadinha a situação também é caótica. Inúmeras denuncias são corriqueiras no Conselho Municipal de Saúde. Cada reunião é motivo de desabafo.Vez por outra alguns conselheiros são acionados para tentarem amenizar a situação problemática nos corredores do HCC e HAPA. Os últimos informes dão conta que técnicas de enfermagem fazem partos em situação de risco, por falta da presença do obstetra na emergência do HCC , resultando em óbito de recém nascido. A família de um conselheiro foi vítima recentemente. Tratarei desse assunto em outro post brevemente.

Já foram idealizado duas caminhadas pela saúde em Chapadinha porém nenhuma obteve êxito. A primeira organizada por estudantes da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) programada para o dia 14/10/11 foi sorrateiramente anulada em troca de um debate vago pela gestora e sua equipe. O estopim para a programação desse manifesto se deu por causa da morte precoce e inexplicável da acadêmica Arkiane (19) no dia 5 do mês de outubro do corrente ano.

A segunda Caminhada intitulada "Caminhada pela Vida", organizada pela professora e acadêmica, Jane Andrade, não aconteceu no dia previsto (20/10) por causa das fortes chuvas. Adiada para o dia 29/10 o manifesto aconteceu apenas com breves protestos em praça pública, porque infelizmente a população não teve a coragem, ou não foi estimulada a participar.

Torcemos para que nossos administradores se empenhem arduamente para melhorar a saúde publica de nosso município. Bons ventos estão soprando pela possibilidade de vir pra Chapadinha a construção de um hospital do estado no bairro do mutirão.

Algo precisa ser feito para que  a população tenha a dignidade de receber o melhor atendimento e tratamento de suas enfermidades. Não desejamos sermos transportados em ambulâncias sem manutenções, gasolina ou até mesmo fazendo escalas nas cidades vizinhas para adquirir oxigênio e daí chegar com apenas uma centelha de vida num sistema de saúde em decadência pela superlotação em  São Luis. Seria como sair de um buraco e cair num precipício. 

Que a caminha pela saúde realizada hoje no centro da capital, sirva de alerta às autoridades nacionais, estaduais e municipais para juntos reverterem a situação, com o combate a corrupção e melhores investimentos no Sistema Único de Saúde.

ENEDILSON  SANTOS

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS