.

.
  • Melhores momentos do maior carnaval do Baixo Parnaíba!

    Clique AQUI e veja as imagens

  • Povoado Centro Velho: mais uma comunidade que recebeu estrada esse ano

    A obra faz parte do convênio de 95km de estradas vicinais, firmado entre prefeitura de Chapadinha e Governo do Estado. (clique)

  • Povoado Olho D’água Seco: depois de mais de 70 anos os moradores podem dizer que tem estrada!

    Dona Maria Rosa, mais conhecida por Branca, vive há 74 anos no povoado Olho D’água Seco. O desejo dela, assim como o de todos que moram no local, era o mesmo: poder dizer, pela primeira vez, que tem uma estrada de verdade. (clique)

.

.

30 de novembro de 2011

Proprietário da Loja GG confecções agradece a ação dos Guardas Municipais.


Gilvan Costa proprietário da Loja GG confecções, que fica na rua do comércio, próximo à casa Lotérica vem através desta postagem agradecer imensamente a ação dos Guardas civis municipais em evitar que seu estabelecimento fossem totalmente saqueado por 3 meliantes que arrebentaram o portão da sua loja na madrugada de ontem (29) por volta de 1:00 hora.

A guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM) composta pelo inspetor Antonio e os guardas Vieira, Karleandro e Fernando prontamente atenderam uma ligação comunicando o arrombamento da loja. Ao chegar no local, 2 dos meliantes se evadiram, mas  um menor que reside no bairro do Caterpilar foi abordado pelos guardas e encaminhado à delegacia.

Gilvan conta que no momento do flagrante, os guardas imediatamente ligaram para sua residencia. Ele assustadamente foi a sua loja verificar a atuação dos guardas. Em seguida  foram  a delegacia para registrar o boletim de ocorrência (B.O) para devidas providências. 

O comerciante disse que a GCM é de suma importância para a segurança pública de nossa cidade. Apesar de sua loja ser pequena, Gilvan conta que o prejuízo seria muito grande caso os ladrões tivessem concluído o roubo.

O telefone da GCM para pedir qualquer diligência é 9123-5345.

29 de novembro de 2011

Abaixo-assinado 10% do PIB para a Educação Pública, Já!


A professora da Universidade Federal do Maranhão( UFMA), Lucelma Braga, representante do Sindicato dos professores da UFMA (APRUMA) está encaminhando o Plebiscito Nacional dos 10% do PIB para a Educação Pública na região do Baixo Parnaíba.

Lucelma convida a toda a comunidade Chapadinhense que vote pelo SIM em defesa da Educação Pública nas urnas espalhadas no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDCHAP) e também na secretaria da igreja Matriz.

Crianças a partir de 9 anos são também votantes desde que apresente a carteira de identidade ou certidão de nascimento. Professores, pais, mães e comunidade em geral precisam contribuir com a campanha de valorização da Educação Pública.

Brevemente o SINDCHAP irá levar a urna itinerante às escolas para que todos possam aderir a esta campanha que tem grande repercussão Nacional por meio da sociedade civil organizada e por profissionais da Educação.

"Por que aplicar já 10% do PIB nacional na Educação Pública?" ( clique e acesse todas as informações referente a campanha)

Fonte: SINDCHAP.

28 de novembro de 2011

Caso de Pedofilia: Depoimento de uma das menores.

Vereador Emerson Aguiar (PV)
O vereador de Chapadinha, Dr. Emerson Aguiar (PV), preocupado com sua imagem sobre as noticias veiculadas em todo o Estado sobre seu suposto envolvimento no caso de pedofilia ou corrupção de menores, vem através deste blog expressar alguns esclarecimentos.

Dr. Emerson mostrou alguns termos de declarações que foi prestado por MARINALVA MARCIEL BASTOS, mãe das menores, T.B Araújo e R.E.B Oliveira, (17 e 15 anos respectivamente), o depoimento de WALTERNILSON SILVA DE ALMEIDA (19), apelido THERNILSON, que se diz namorado de R.E.B Oliveira e também a declaração de uma das menores.

DEPOIMENTO DE UMA DAS MENORES

A menor R.E.B Oliveira (15) prestou informações na Delegacia Especial da Mulher em 29 de outubro de 2011 onde informou à Delegada Mary Jane que no dia 30.09.2011 combinou com seu namorado, THERNILSON que sairia mais cedo da escola Raimundo Araújo para que juntos ficassem e por volta das 15 horas desse dia a MEIRE, funcionária da Câmara Municipal, juntamente com o seu namorado pegaram carona om o Dr. Emerson até a escola onde estuda. A informante relata que seu namorado ficou lhe aguardando em frente ao colégio enquanto MEIRE procurou a diretora se passando por madrinhas das menores, pedindo autorização para que ela e sua irmã fossem liberadas mas cedo. A informante conta que saíram da escola e não viu  Dr. Emerson, em seguida foram para casa de EDSON e no caminho seu namorado comprou uma bebida alcoólica, onde sua irmã, T.B Araújo consumiu um pouco e começou a passar mal em estado de embriaguez; Chegando na casa de EDSON, o mesmo não se encontrava; THERNILSON ligou para Edson trazer as chaves e enquanto aguardavam na calçada, sua irmã passou a vomitar e por isso passou a chamar  atenção das pessoas que denunciaram para o Conselho Tutelar. A menor R.E.B Oliveira disse ainda que ficou muito nervosa e acabou mentindo para as duas conselheiras dizendo que morava em outra cidade; As conselheiras falaram que iam acionar a polícia e levá-las para a sede do conselho e nesse momento a informante passou mensagens via celular ao seu vizinho NETINHO, solicitando sua ajuda, minutos depois o mesmo chegou ao local e se responsabilizou pelas menores pelo fato de sua mãe neste dia estava viajando com o vereador Emerson para cidade de São Luis. A adolescente também lembra que em seguida apareceu EDSON querendo saber de THERNILSON sobre toda aquela situação na calçada de sua casa; Seu namorado explicou que estava dando um tempo para amenizar os efeitos de embriaguez da menor  T.B Araújo. A informante disse que não presenciou o NETINHO receber telefonema do Dr. Emerson. A menor afirmou que não possui nenhum tipo de relacionamento com o Dr. Emerson, apenas o mesmo é amigo de sua mãe e a mesma sempre viaja de carona com o referido vereador. Quanto à MEIRE a adolescente disse que a conhece a aproximadamente três meses a qual havia lhe apresentado THERNILSON e os mesmos passaram a nomorar.

Solidariedade !!

Osmarina
Através de exames foi diagnosticado que Osmarina da Silva de Oliveira (40 anos) sofre de Câncer de útero e precisa urgentemente fazer tratamento em Teresina no dia 02 de dezembro, porém, dona Osmarina é muito pobre, sua única renda de sustento provém do Bolsa Família. Quando podia a mesma sempre trabalhava de domestica. Seu esposo trabalha como ajudante ( servente) de pedreiro por diária quando aparece uma oportunidade.

Pedimos a todas as pessoas que possam se compadecer dessa situação precária, doando qualquer quantia para facilitar os custos de seu tratamento. Aqueles que tiver boa vontade em ajudar, podem entrar em contato com D. Osmarina pelo fone 91549578. Ela reside na rua 17 de maio - bairro Vila Liberdade. Se preferir poderá também entrar em contato com Nágera na Rua prefeito joaquim almeida 93 - centro, próximo a gincol ou pelo fone 91529796. De já agradecemos todos os atos de solidariedade. Que Deus possa recompensá-los por prover bençãos e saúde, pois aqueles que já passaram ou estão sofrendo, sabem que nesses momentos, toda ajuda é bem vinda !!

ALERTA

D. Osmarina nunca tinha feito um preventivo e há muito tempo já vinha sentindo dores no colo do útero, mas tomava sempre garrafadas e remédios caseiros. Fica o ALERTA para que as mulheres não tenham vergonha de fazer este exame, pois D. Osmarina nunca tinha feito por vergonha. Agora está sofrendo as consequências. 

Mais ou menos 10 meses ela resolveu ir no médico e o primeiro a atendê-la foi o Dr.Carlos Noleto, este não pediu o exame e falou que o problema era outro, depois foi a Dra Coutinho, essa mandou fazer foi um raio x, também não pediu exame papanicolau, somente a Dra. Marcela requisitou o exame. D. Osmarina foi fazer com o Dr. Leví e este disse que agora ela correria sérios riscos de vida pelo fato de há muito tempo não ter sido diagnosticado a doença.

26 de novembro de 2011

Essa Danúbia é mesmo uma Bandida !!

Danúbia a "xerifa da Rocinha"
Danúbia, conhecida como a "Xerifa" da Rocinha, estava na casa de uma cabeleireira na Estrada da Gávea. O delegado titular Carlos Augusto Nogueira Pinto prendeu ontem (25) a mulher baseado em depoimentos e em fotos de sites de relacionamento em que Danúbia aparece com joias, perto de um helicóptero, ostentando riqueza.

LAVAGEM DE DINHEIRO

Danúbia já tinha sido indiciada num inquérito distribuído para a 29ª Vara Criminal da Capital por associação ao tráfico, tráfico e lavagem de dinheiro. Além da extravagância da rotina de primeira dama do narcotráfico na Rocinha, a polícia acredita que todos esses gastos serviam para lavar o dinheiro do crime organizado.

Nem nunca poupou esforços para dar uma vida repleta de luxo e ostentação para a namorada, que já teve relacionamentos com outros dois traficantes mortos, conhecidos como Mandioca (de quem teve um filho) e Marcélio, ambos do complexo da Maré, na zona norte do Rio. Em seu perfil numa rede social, Danúbia postava inúmeras fotos nas quais aparece com joias de ouro, roupas de marca, bebidas importadas, entre outras.

TEMPERAMENTO EXPLOSIVO

A “xerifa da Rocinha” era temida na comunidade por conta de seu temperamento explosivo e ciumento. Segundo moradores, Danúbia odiava ser chamada de “viúva negra” (em alusão ao fato de que ela já foi namorada de dois traficantes mortos), e teria ordenado há alguns meses o espancamento de uma jovem da favela que supostamente mencionou o apelido.

Fonte: O Globo.

Danúbia é finalmente presa !!

Danúbia de Souza Rangel, 27, namorada do ex-chefe do tráfico na favela da Rocinha Antônio Bonfim Lopes, o Nem
Danúbia de Souza Rangel

Bope prende namorada de Nem em favela no Rio.


A namorada do ex-chefe do tráfico de drogas da Rocinha, Antônio Bonfim Lopes, o Nem, foi presa na noite dessa sexta (25) por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em um salão de beleza dentro da favela. Danúbia de Souza Rangel, de 27 anos, foi levada para a 15ª DP (Gávea) para prestar esclarecimentos.


Danúbia a "Xerifa da Rocinha"
Ontem, o traficante Robson Silva Alves Porto, apontado pela polícia como braço direito do Nem, foi preso por policiais civis em uma casa em Realengo, próximo à Vila Vintém. Robson é conhecido pelo apelido de "99" e atuava como uma espécie de "gerente" na Favela do Vidigal.

Nem foi preso neste mês, durante operação de ocupação da comunidade pela polícia. Durante a operação, foram apreendidas mais de cem armas, entre elas, 73 fuzis.

25 de novembro de 2011

A verdadeira versão dos fatos.


As duas últimas semanas eu fui alvo de calúnias e perseguição. Meu nome é constantemente mencionado pela prefeita e também por vereadores governistas. O fato é que eles não aceitam que alguém exponha as verdades por eles veladas.
Até o final de maio deste ano  trabalhei no povoado Vila Nova (15 km da cidade). Sou professor desde 1999 e até agora somente trabalhei em 3 escolas. Passei quase 3 anos lecionando no povoado Uncurana (46km da cidade) e sempre me preocupei em dar o máximo de meu empenho para tentar satisfazer a comunidade escolar. Meu maior troféu foi quando no final de 2001 um pai de aluno me disse: " Nós já fizemos muitos Abaixo-Assinados para tirar professores, mas com você é o contrário, queremos fazer um pedindo para o Sr. ficar". Disse Zé Firino. Infelizmente não pude atendê-lo por causa de problema familiares e da distância.
Em 2002 fui parar na escola Leide Pontes onde fiquei até este ano. Tive vários problemas com o presidente da Associação, Sr. Neguinhos, por motivos de ver as injustiças impostas a uma comunidade. Sr. Neguinhos uma vez tentou fazer um Abaixo-Assinado no intuito de me remover, porém os seus próprios filhos me alertaram me tranquilizando de que nem eles assinariam, muitos menos a comunidade que tinha um carinho especial por mim.
Em 2004 numa tentativa de tentarem calar minha boca, a Secretaria de Educação (SEMED) me removeu, no mês de outubro, em plena política, para uma escola da sede, no bairro da Aldeia. Como não fiz papel de puxa-saco em dezembro voltei novamente à Vila Nova.

No dia 27 de maio de 2011 entreguei um Ofício para a diretora Edilany da Silva Costa, para enviar à SEMED pedindo os dias 30 e 31 de maio para eu receber as pastas do Sindicato dos Servidores (SINDCHAP) alertando inclusive o meu afastamento da escola a partir do dia 1º de junho com a posse da nova diretoria, pois os trabalhos sindicais precisava ininterruptamente continuar.

No dia 02 de junho enviamos um ofício à SEMED pedindo às disponibilidades para alguns membros da nova diretoria. A data impressa do ofício foi digitada errada, mas o mesmo foi recibado, tirando qualquer dúvida. Sabendo que de alguma forma o governo ia protelar e mais tarde perseguir, resolvemos mandar outro ofício dizendo que o presidente, professor Armando e eu estávamos dando o expediente na entidade para a continuação dos trabalhos.

No dia  07 de julho recebemos um ofício da prefeita dizendo que apenas concederia uma licença, no entanto não disse nesse documento a quem seria. Apenas uma portaria poderia definir o nome do presidente. Estivemos aguardando e no final de outubro o professor Armando juntamente com o advogado Dr. Bispo visitaram a secretária de Administração, Jesus Lima e a mesma disse que a prefeita já tinha resolvido fazer uma portaria apenas para o presidente. Dr. Bispo comentou que essa atitude levaria o SINDCHAP a bater na porta do judiciário para garantir o bom funcionamento da entidade. Jesus lima prometeu conversar com a gestora para reaver o caso.

O fato do SINDCHAP manter um programa de rádio, blog, e também pelos constantes protestos, o governo começou uma maratona de perseguição e conspiração contra mim. Edilany disse que foi forçada a fazer o ofício contra minha pessoa. Ela disse que se for preciso, vai me defender na justiça e também em programa de Rádio. "Nunca esperava que eles pudesse colocar faltas em você, pois sua vaga tinha sido substituída por duas professoras e desde quando você saiu o professor José Maria ficou em seu lugar pela manhã enquanto eu sempre notifiquei a SEMED para que enviasse logo os professores para ocupar o seu lugar e apenas no final de junho resolveram". disse a diretora.

A minha maior alegria foi quando a comunidade escolar preparou uma festa surpresa para minha despedida. Me sentir feliz pelo reconhecimento do meu trabalho. Já recebi ligações de meus alunos e amigos professores dizendo que supostamente a filha do presidente da associação queria forjar um Abaixo-Assinado falso para que eu não volte ao povoado. Os mesmos disseram que a comunidade já está se articulando para desmoralizar qualquer atitudes contra mim.

Quero informar a todos que HUMILHANTEMENTE o meu salário foi bruscamente diminuído por faltas, porém já estamos acionando a justiça para reverter essa arbitrariedade. Somente o Juíz poderá dar o ultimato  para minha volta à sala de aula ou minha permanência no sindicato. 

O SINDCHAP hoje possui quase 1200 sócios, desde o vigia até o médico. Nesses 11 anos a entidade tinha de 3 à 6 pessoas à disposição para os trabalhos sindicais devido a estrutura. Será que o governo irá ditadoramente desarticular o andamento de nossos trabalhos ? Somente o poder judiciário poderá  decretar a favor ou não sobre as maquinações da prefeita Danúbia Carneiro e sua equipe conspiradora.

ENEDILSON SANTOS

      OFÍCIOS: (clique em cada para ampliar)






24 de novembro de 2011

Caso de Pedofilia: Novas versões (Parte II)

Vereador Emerson Aguiar (PV)

O vereador de Chapadinha, Dr. Emerson Aguiar (PV), preocupado com sua imagem sobre as noticias  veiculadas em todo o Estado sobre seu  suposto envolvimento no caso de pedofilia ou corrupção de menores, vem através deste blog expressar alguns esclarecimentos.

Dr. Emerson mostrou alguns termos de declarações que foi prestado por MARINALVA MARCIEL BASTOS,  mãe das menores, T.B Araújo e R.E.B Oliveira, (17 e 15 anos respectivamente), o depoimento de WALTERNILSON SILVA DE ALMEIDA (19), apelido Ternilson, que se diz namorado de R.E.B Oliveira e também a declaração de uma das menores.


DEPOIMENTO DO NAMORADO 

TERNILSON declarou que no dia 30.09.2011 no período da tarde ele compareceu na Câmara Municipal para conversar com Meire e por volta das 15:30h foi com a mesma até a escola Raimundo Araújo de carona com o vereador Emerson em um carro tipo montana, cor grafite, o qual os deixou em uma esquina nas proximidade da referida escola. O interrogado disse ainda que não entrou na escola, mas aguardava MEIRE que se passou por madrinha dizendo que ia viajar com as menores. Após a saída da escola eles foram à casa de EDSON para assistir filme e conversar, mas no caminho comprou uma garrafa de bebida,ICE. O mesmo conta que a menor T.B Araújo tirou a garrafa de sua mochila e mesmo repreendida começou a beber e passar mal causando vômitos. Ele conta que EDSON não estava em casa e que a mesma  estava fechada e por isso eles ficaram ali mesmo. Logo em seguida duas conselheiras chegou no local porque tinha recebido denúncias e MEIRE já havia se evadido do local. Ternilson disse que uma das menores mentiu para as conselheiras acerca de seu nome, genitores, e local onde residiam. O interrogado disse as conselheiras que era responsável pelas adolescentes e que inclusive namorava uma delas e enquanto falava  chegou um camburão com dois policiais; Alguns minutos depois apareceu NETINHO atendendo a solicitação de ajuda feita por R.E.B. Oliveira via celular. Segundo TERNILSON, NETINHO  se responsabilizou de levar as adolescentes para a casa, pois a mãe das mesmas estava viajando na companhia do Dr. Emerson.  Ele finaliza dizendo que no momento da  abordagem do Conselho Tutelar e da Polícia, EDSON chegou em sua residência irritado pelo constrangimento. O depoente nega qualquer envolvimento do parlamentar e disse que jamais esteve em motel junto com Meire e tudo aconteceu conforme seu relato e que NETINHO praticou uma ação de boa fé por levar as menores para casa.


Amanhã  irei publicar os fatos declarados  pela menor R.E.B. Oliveira.

ENEDISON  SANTOS.

Caso de Pedofilia: Novas versões - (parte I)

Vereador Emerson Aguiar (PV)

O vereador de Chapadinha, Dr. Emerson Aguiar (PV), preocupado com sua imagem sobre as noticias  veiculadas em todo o estado sobre seu  suposto envolvimento no caso de pedofilia ou corrupção de menores, vem através deste blog expressar alguns esclarecimentos.

Dr. Emerson mostrou alguns termos de declarações que foi prestado na 3ª Delegacia Regional de Polícia por MARINALVA MARCIEL BASTOS,  mãe das menores, T.B Araújo e R.E.B Oliveira, (17 e 15 anos respectivamente), o depoimento de WALTERNILSON SILVA DE ALMEIDA (19), apelido Ternilson, que se diz namorado de R.E.B Oliveira e também a declaração de uma das menores.

DECLARAÇÃO DA MÃE

MARINALVA diz em seu depoimento que no dia 30.09.2011 viajou para São Luis na companhia do Vereador  Emerson por volta das 17 horas num carro vermelho que diz ser do parlamentar. A declarante informa também que deixou as chaves de sua casa com seu vizinho e amigo NETINHO pois seu esposo se encontrava na zona rural e suas filhas estavam na escola Raimundo Araújo. A mesma diz que no dia 03.10.2011 recebeu uma ligação de seu companheiro e este estava muito aflito, informando que ela deveria comparecer no Conselho Tutelar. Marinalva disse que estava surpresa pois já havia telefonado para suas filhas e as mesmas não relataram nada de anormal. A declarante disse ao Conselho que tinha certeza que Dr. Emerson não havia estado na companhia de suas filhas no dia em questão e que é amigo do vereador e nunca tinha visto qualquer atitude que abonasse sua conduta. No dia 06.10.2011 ela compareceu na escola para dizer que jamais tinha autorizado MEIRE, que tinha se passado por madrinha, pegar suas filhas. Apenas sabia que  suas filhas havia saído com Meire e o namorado de uma delas e que após as mesmas foram encontradas embriagadas.

Comentário: O que segundo se consta nessa declaração da mãe parece que houve um equívoco na data (07.10.2011) a qual ela fez uma declaração inocentando qualquer participação do vereador no caso que envolve suas filhas, pois os mesmos estavam em viagem para São Luis em 30.09.2011. (clique acesse no Blog do Alexandre)

Aguardem hoje mesmo irei publicar os fatos declarados  pela menor R.E.B. Oliveira  e também o depoimento de TERNILSON, namorado de uma das menores.

ENEDISON  SANTOS.

23 de novembro de 2011

Dor e tristeza x Calúnia e Difamação


DOR E TRISTEZA

Neste domingo a educação teve uma perda irreparável pela morte precoce do nosso professor e sindicalista Manoel Elvio da Silva. Elvio ficará sempre na lembrança de muitos alunos, amigos e parentes pela sua forma de viver. Alegria, companheirismo, humildade e amizade são virtudes que marcou a vida do nosso grande guerreiro.

Elvio era professor da zona rural formado em matemática pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e trabalhou em diversos povoados como Corrente, Paiol, Canto do Ferreira , Laranjeira. Também pela necessidade de professor de matemática na cidade ele lecionou nas escolas Dr. Almada Lima Filho (Terras Duras) e Isaías Fortes (Tijela) onde deixou muita saudade.


Centenas de amigos e alunos vieram ao Sindicado dos Servidores Públicos (SINDCHAP) dar seu último adeus ao professor Elvio. Dor e tristeza era visível no rosto das pessoas. O choro e o lamento de sua esposa Geovana e de seus filhos Marcos e Brenda  contagiava a todos. Brenda está grávida e por diversas vezes foi socorrida às pressas para o hospital por ataques constantes de desmaio.

O corpo de Elvio saiu em cortejo na tarde desta segunda (21) saindo da sede do SINDCHAP, passando pela sua residência e também de sua irmã Ildener na trav. 15 de novembro e em seguida foi para o enterro no Cemitério Sozinho na Av. Ataliba Vieira. 

A família por diversas vezes agradeceu a expressão de amor e carinho por todos aqueles que prestaram solidariedade. O velório do Professor Elvio foi uma demonstração de que na vida tudo é passageiro, mas o que dura para sempre e que deveríamos ainda mais prezar são as amizades e o respeito por todos aqueles que convivemos nesta vida.

CALÚNIA E DIFAMAÇÃO

Enquanto acontecia o velório do professor , momentos antes do cortejo, a pessoa que se diz prefeita de Chapadinha foi mais uma vez aos microfones da rádio Mirante, para caluniar e difamar pessoas do SINDCHAP o qual o Professor Manoel Elvio fazia parte. Familiares de Elvio ficaram chocado com essa atitude Insana da gestora. 


Elvio nos últimos meses foi muito perseguido por fazer parte da diretoria do SINDCHAP. Colocaram-no  lá onde o "VENTO FAZ A CURVA" por causa de sua coragem e espírito de luta sindical a favor da categoria. Nem mesmo deu tempo de socorrer nosso amigo pelas grandes distâncias. 

A Diretoria anterior do SINDCHAP que tinha seus laços íntimos e de "ALIANÇA" com o governo conseguiram diversas disponibilidades para trabalhar dentro da entidade. Cerca de 6 pessoas estavam à disposição. 

A prefeita Danúbia derramou todo seu ódio em cima daqueles que tem a coragem de mostrar o que está por traz de tantos anos sem transparência. No momento do Velório, ela atacou membros da atual diretoria e dizendo que ia suspender o salário do secretário e que apenas ia dar uma disponibilidade para o presidente do SINDCHAP para tentar neutralizar qualquer andamento da entidade.

Muitos professores estavam revoltosos porque segundo eles, a SEMED não comunicou oficialmente a saída dos mesmo para participar do velório. Alguns diretores de escola repudiando tamanha falta de sensibilidade, despacharam os professores mais cedo para dar o último adeus ao amigo e companheiro, Elvio. 

Ontem realmente o meu salário  foi bruscamente diminuído em 80%. Tomaremos providências judiciais para reverter esta humilhação. Como a Secretaria de Educação poderia decretar meu sumiço se mais do que nunca eu estava presente defendendo até mesmo os direitos daqueles profissionais que fazem parte da SEMED. Meus alunos da Vila Nova não foram prejudicados pela minha ausência, mesmo porque eu já havia dado o conhecimento a escola e a secretária de educação sobre os meus trabalhos no sindicato. A prefeita juntamente com sua equipe  querem com suas estratégias, fechar o SINDCHAP. Até agora nem o presidente recebeu sua portaria dando a devida licença.

O professor Elvio estava na lista  dos membros do SINDCHAP no requerimento do pedido das disponibilidades. Ele sempre nos encorajava para não desistir da luta apesar da perseguição. Embora distante ele sempre, quando podia, fazia parte das assembleias e das manifestações públicas.

Se a intenção da prefeita era demonstrar a falta de sentimento e respeito por uma família e entidade, ela conseguiu. Lamentamos as atitudes da gestora que escolheu o momento errado para disseminar ódio e calúnia. Nos abate uma tristeza em ver o quanto somos humilhados e pisoteados por aqueles que deveria por obrigação, ajudar e prestar solidariedade para uma categoria enlutada.

ENEDILSON  SANTOS

22 de novembro de 2011

Vamos abraçar estas causas...!!


No Município de Pindaré Mirim nesta segunda-feira, 21, houve uma manifestação em frente ao Engenho Central da quela cidade para chamar a atenção da sociedade sobre a importância do monumento, patrimônio histórico-cultural do município. A iniciativa é da Escola João Silva. Pelo segundo ano o evento, chamado de Abraço ao Engenho, é realizado. “Pretendemos chamar a atenção de todos para esse prédio que representa muito pra gente e que está cada vez mais depredado e ninguém faz nada” – diz Bento Botelho, Diretor da Escola. 
Construído em 1728, o Engenho Central, é o ícone do desenvolvimento de toda a região do Vale do Pindaré. Vê-lo em estado de degradação, para muitos moradores da cidade, é motivo de indignação... Ver a história sendo, literalmente, destruída, é revoltante... “Quando passo perto do engenho não sei se fico triste ou envergonhado... É uma mistura disso com revolta. Indigna-se Euzamar Medeiros, Presidente de Escola de Samba de Pindaré.

Professores, estudantes, representantes de movimentos ligados à cultura e autoridades políticas alertaram a sociedade para a necessidade de restauração ou pelo menos de conservação do prédio que simboliza todo o desenvolvimento econômico da região. (clique aqui e veja o vídeo)

CHAPADINHA: "Um abraço no Elefante Branco"

Ao contrário de Pindaré onde a sociedade civil organizada se manifesta por um patrimônio historico que simboliza o desenvolvimento da cidade, aqui em Chapadinha a situação é mais ainda lamentável. Uma obra que foi iniciada em 1990, ou seja, 21 anos atrás que serviria de fato para o desenvolvimento cultural e esportivo do município nunca foi concluído. Essa obra é o nosso Ginásio de esporte que foi apelidado de "O elefante Branco". Em todo esse tempo ele serviu apenas para o enriquecimento de políticos corruptos que surrupiaram as verbas da construção por várias vezes e como prostíbulo público. 
Membros do Projeto BOM VIZINHO estão articulando uma manifestação pacifica, com o intuito de chamar a atenção dos governantes de nosso município e estado para a atual situação que encontra-se o Ginásio de esportes, que já foi inaugurado oficialmente, mas que nunca funcionou, e está caindo aos pedaços. 
           
Esse manifesto será em forma de um ABRAÇO SIMBÓLICO ao redor do Ginásio, mas com um lembrete importante: "Não iremos apertar muito o ginásio, já que corremos o rismo daquele grande elefante branco chapadinhense desabar sobre nossas cabeças". Disse Satil. 
             
Está sendo combinado o o dia e a hora para este manifesto. Em breve a comissão organizadora do projeto Bom Vizinho através do blog Sala Vip estará divulgado a programação completa sobre o evento.


Com fotos e informações dos Blogs: Notas do Daniel Aguiar e Sala Vip


Paróquia avalia a vida no campo nos últimos 30 anos.

A Paróquia de Chapadinha realizou nos dias 17 a 19 deste mês a Assembléia Anual das Comunidades com o seguinte tema: " A ÁRVORE DA COMUNIDADE ". Líderes das comunidades católicas do município se fizeram presente para reviver e discutir as mudanças, o desenvolvimento e as dificuldades  enfrentadas pelo homem do campo no passado e no presente.
Veja o que aconteceu nesses últimos 30 anos em Chapadinha e na Região do Baixo Parnaíba pela constatação  da Paróquia: 
O rolo da história: assistimos à onda do fazendeiro. Antigamente, era a época do fazendeiro: a máquina do fazendeiro eram os braços do cabouco: fazer a roça no toco , pagar a renda, vender o coco pro fazendeiro. O fazendeiro era o governo, a lei, o juiz, a polícia e queria tambéms er a igreja. Agora os fazendeiros ou morreram, ou estão na cidade os poucos sobreviventes. Os filhos na cidade não estão nem aí com as terras dos velhos pais. Surgiu então o agronegócio. Vieram os Sulistas e veio a onda da máquina e agricultura industrializada. De inicio a terra era bem barata, e agora já muito cara. Começou com 200 ou 300 reais o ha, e agora já está sendo de 1.500 a 2.000 reais. E a máquina do agronegócio são os grande tratores, as plantadeiras e colheiteiras. E ninguém pode resistir a este tsunami. Há uma coisa: onde o agronegócio esbarrou com com as associações de moradores, as Associações ganharam as terras do Incra e do governo. Onde o agronegócio encontrou o povo isolado, o bicho comeu. Só estão se salvando da nova onda deste tsunami o chão segurado pelas Associações que fizeram os assentamentos, onde já têm estrada, energia elétrica, casa e banheiro dentro de casa, chuveiro e sifão. Esta é a nova realidade de nosso Município, que de todo o Baixo Parnaíba é o que tem mais Assentamentos, graças ao trabalho da Igreja desde longa data. A Igreja aqui na Paróquia fez um trabalho de verdadeiro profeta, graças a Deus. E estamos vendo com nossos olhos a realização da profecia desde há trinta anos a esta data.

Em continuação a esse artigo, a Paróquia em seu blog também faz uma avaliação do aspecto religioso nessas 3 décadas. Clique aqui e continue lendo...

20 de novembro de 2011

Nota de Pesar


O Sindicato dos Servidores Municipais de Chapadinha (SINDCHAP) vem através desta, comunicar o falecimento do Professor e Sindicalista, Manoel Elvio da Silva aos 46 anos de idade. Profº  Elvio atualmente trabalhava no povoado Laranjeira, e ontem à noite passou mal e por volta das 3:30h da manhã veio à óbito com suspeita de infarto.



O professor Elvio era formado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)  e trabalhou em diversos povoados e também na sede. Elvio era daqueles professores que tinha grande firmeza para ir em busca de seus direitos, como sindicalista, participou de diversos movimentos da categoria.  Com enorme pesar sentimos sua falta e ao mesmo tempo sentimos orgulho de ter convivido ao longo desses anos em companhia de um grande guerreiro.

O corpo está sendo velado na sede do Sindicato dos Servidores, na Rua Francisco Ribeiro de Aguiar, 156, Campo Velho ao lado da Quadra da Caema. O enterro está previsto para amanhã (21) às 5:00 horas da tarde. Convidamos todos as pessoas, amigos e parentes a fazer parte desse ato de fé e solidariedade cristã.


Fonte: SINDCHAP.

19 de novembro de 2011

"Quem é Antenor (blog Interligado) para querer tentar me desmoralizar ?


Quanto vale sua dignidade ? Até que ponto você é honesto ? Qual é seu preço ? Esses questionamentos são reflexões válidas. Vivemos num mundo corrupto onde as pessoas em sua maioria procuram se dar bem a qualquer custa.

Antenor Ferreira é um blogueiro típico, que usa artimanhas para poder sobreviver. Alguns meses atrás sua página na internet abordava exclusivamente  as falcatruas do governo de Magno Bacelar e sua fiel sucessora Danúbia Carneiro. Por causa de suas expressões arrogantes e infames onde ele não media palavras para atacar até familiares da prefeita, respondeu processos por calúnias e difamações.

Diziam que o blogueiro era pago por Érick Marinho que almejava concorrer às eleições de 2012 para prefeito em Chapadinha. Os blogueiros de oposição à governadora Roseana acusaram Érick de supostamente fazer parte de desvios milionários na Secretária de Estado de Educação (SEDUC). Erick foi exonerado da SEDUC. Este fato foi um prato cheio para os blogueiros governista de Chapadinha.

Érick foi desmoralizado em nossa cidade, e por este motivo, comentam que ele não mais pagou Antenor. Sendo que não tinha mais renda, dizem que o blogueiro ferrenho opositor ficou em maus lençóis, sem ter como se manter e ainda com sua esposa grávida, e por esta razão parece então que o blogueiro foi a leilão. Pessoas ligadas ao grupo oposicionista me falaram que a quantia oferecida pela situação ao blogueiro era tentadora e irrecusável. 
                                       
Ceder ou não ceder, eis a questão ? Deixando de lado os disse-que-me-disse, uma coisa é certa o blog Interligado mudou drasticamente a linha editorial. A Nota que era ZERO ficou DEZ, a água foi por um CLIC transformada em VINHO, os desafetos viraram em paixões da noite para o dia igual um FEITIÇO.

As pessoas que me conhecem sabem muito bem que tenho senso de Justiça e não é de hoje que eu tento combater a corrupção. Sou professor desde 1999 e sempre combati os desmandos governamentais da época. 

No Povoado Vila Nova, onde eu trabalhava, conheci Antenor pela primeira vez. Em 2008 eu fiz uma aula cívica com os alunos e a comunidade por causa da situação desumana do prefeito Magno Bacelar em deixar mais de 40 famílias passar 7 meses sem água por causa do não conserto do motor do Chafariz. Os alunos pintaram a cara e fizeram vários cartazes. Produzimos ofícios e enviamos às autoridades competentes. Antenor trabalhava como repórter da  TV Difusora comandada pelo Dr. Levi  e foi o único que teve a coragem de ir ao povoado fazer uma entrevista. Através disso conseguimos em 7 dias a solução do Chafariz.

Os tempos passaram e Antenor seguiu os "VENTOS" conforme as "BRISAS". Percebe-se que o blogueiro ainda pode virar os lados, caso seja "CONVENIENTE". Ao contrário de sua afirmação : “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, dirigida a minha pessoa, quero lhe informar que diferente dele que não é deficiente físico, sou um péssimo dançarino e não "DANÇO CONFORME A MÚSICA". Tenho Dignidade e princípio e quanto a minha posição política, sempre serei combatente da corrupção. Pode vim Magno, Isamara, Belezinha, 3ª ou 4ª via. "Assumiu e não procedeu, a tesoura comeu".

Tenho esperança que um  dia o povo de Chapadinha possa escolher melhor seus governantes, que respeite a sociedade e os Servidores Públicos bem como o Sindicato da categoria a qual faço parte. As atitudes da prefeita Danúbia Carneiro para mim são insanas. Dezenas de Milhões, nossa cidade recebe por ano e se levarmos em conta esses 11 anos, notamos que Chapadinha serviu apenas enriquecer os "FAZENDEIROS DE COLARINHO BRANCO". Aí de nós se não fosse os programas sociais do governo Federal.

Portanto "CARÍ$$IMO Antenor, não deixe que a sua consciência fique totalmente calejada pelo sistema corrupto pois como dizem os sábios: "A Honestidade é o Fundamento da Verdade e requer uma profunda reflexão, pois se não somos Verdadeiros, a nossa existência passa a ser apenas de aparências e com o Tempo isto faz com que as nossas más ações retornem para nós". Este é o mesmo princípio das sagradas Escrituras que diz: “aquilo que o Homem planta, colherá”.


ENEDILSON  SANTOS



18 de novembro de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Veja as razões das maquinações contra o secretário do SINDCHAP.

                      
                                                FATO: 

1º - Notifiquei por meio de ofício a secretaria municipal de Educação (SEMED) em 27/05/11 (sexta- feira) através da Diretoria da Escola Leide Pontes sobre o meu afastamento para os trabalhos do SINDCHAP. Nesse ofício solicitei os dias 30 e 31 para fazer parte da transição das pastas da anterior diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDCHAP) declarando a minha ausência a partir do dia 1º de junho, dia da posse. 


2º - Na tarde do dia 27 de maio os Professores, Diretoria, pais e alunos fizeram uma festa surpresa para minha despedida. 



4º - No início de junho o professor José Maria me substitui no período matutino e logo depois a SEMED enviou as duas professoras, Dorinete e Socorro para me substituírem nos turnos matutino e vespertino 



3º - No início de junho foram  encaminhado ofícios a SEMED e a secretaria de administração pedindo a disponibilidades de 7 pessoas conforme o número de pessoas à disposição da anterior diretoria. Houve um equívoco de digitação na data (10/05/2011) – logo publicarei a imagem do ofício recibado mostrando a data corretamente enviada. 



4º - Devido a protelação também foram enviado Ofícios à secretaria de Educação comunicando que eu como secretário e o presidente, Armando Ferreira Araújo, estava dando o expediente normal na entidade das 8:00 às 12:00h e das 14:00 às 18:00h para que as atividades sindicais da categoria não paralisassem. 



5º - Apenas no dia 7 de julho recebemos um ofício da prefeita Danúbia Carneiro cedendo apenas uma licença, porém não dizia para quem. Até o momento ainda estamos aguardamos uma portaria da prefeita oficializando à disponibilidade. 



6º - O Professor Armando visitou a secretária de Administração, Jesus Lima, no final de outubro com o advogado Dr. Bispo e a mesma relata que já estava expedindo a portaria com apenas uma licença para o presidente. O advogado retrucou dizendo que se isso acontecesse o SINDCHAP ia recorrer ao Judiciário, então a secretária disse que reaveria o caso. 

QUESTIONAMENTOS


1º - Por que a SEMED e a secretaria de administração não responderam os ofícios encaminhados desde o principio do Mês de Junho, somente agora em novembro vieram dar conta da minha ausência ? 



2º - Como poderia a diretora da escola que eu trabalhava expedir ofício só em outubro decretando o meu afastamento, ou como dizem os blogueiro governistas, o “SUMIÇO”, se a mesma juntamente com a comunidade escolar fizeram uma festa surpresa de despedida ? 



3º - Como pode os alunos estarem prejudicados se a minha vaga foi substituída ainda em junho ? 



4º - Se desde o início do governo do ex-prefeito Dr. Magno em 2002 o SINDCHAP sempre teve de 3 a 7 pessoas na diretoria à disposição e só agora em 2011 apenas o presidente terá que se “ virar nos 30” e dar conta de quase 1200 sócios, desde o zelador até a categoria de médico para representá-los ? 


PERSEGUIÇÃO E CONSPIRAÇÃO 

MOTIVO:


1º - O governo atual fechou todas as portas para qualquer tipo de negociação com a nova diretoria do SINDCHAP, se esquivando até de responder qualquer ofício da entidade. Apenas ofícios “MAQUIAVELICO DO MAL” são enviados à entidade. Quanto aos ofícios das reivindicações são brutamente ignorados. 


2º - Estão a quase 3 meses sem realizar nenhuma reunião do FUNDEB e praticamente 6 meses sem haver reuniões do Conselho Municipal de Educação (CME). Por causa das minhas indagações as prestações do FUNDEB de abril e maio foram devolvidas ao financeiro por diversas irregularidades. 



3º - Escondem às 7 chaves suas prestações de contas. Desde maio eles infligem a lei da transparência municipal onde deveriam expor não só para os conselheiros e sim também para toda sociedade através de portal na internet as devidas prestações de contas. 



4º - Membros do SINDCHAP estão ativamente participando como ouvintes das reuniões do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e divulgando em blog e no rádio os comentários do Parecer dos conselheiros apontando os focos de corrupção. Pasmem até agora somente o primeiro trimestre das contas da Saúde foram apreciadas já com 7 pontos de irregularidades !! 



5º - A nova diretoria já produziram diversos manifestos que embora seja com número limitados de pessoas por causa do medo de retaliação por parte do governo. Esses manifestos tem produzido grande incomodação aos corruptos. 



6º - O programa do SINDCHAP “A hora e a vez do Servidor Público” que vai ao ar todo domingo das 9 às 10 horas na rádio Cultura FM 87,9 tem causado insônia e desespero aos governistas por causa da grande audiência. Com garra e coragem estamos pondo às claras todas as corrupções e os desmandos da atual administração. 



7º - A intenção do Governo era neutralizar qualquer movimentação do SINDCHAP, protelando assim o tempo para a entrega da portaria. Queriam que até hoje o sindicato permanecesse com as portas fechadas para os servidores, enquanto eu e o presidente continuaria na sala de aula, dando às costas para os todos os nossos  afiliados. 

CURIOSIDADES: 


1ª - Existem presidente de país sem os ministros ? Existe governador ou prefeito atuando sem os secretários. 


2ª - Existem Senadores, Deputados ou vereadores sem assessores ? 

3ª - Será que existe políticos ditadores que seus secretários são apenas fantoches ou como bonecos igual de ventrílogo sem autonomia nenhuma que servem apenas para repassar as vozes de comando para aniquilar qualquer um que mostre os desmandos de corrupção ? 



A 1ª e a 2ª curiosidade eu nunca vi, mas a 3ª tenho minhas dúvidas, ou melhor às vezes tenho a impressão que convivo diariamente na minha cidade com tais indivíduos. Será que é alucinação ? 


Agora diante dos fatos julguem !! 


Logo postarei fotos da minha saída da escola e imagem dos ofícios encaminhados. 

ENEDILSON SANTOS.

ÚLTIMAS POSTAGENS