.

.

.

.

24 de outubro de 2011

Uma estudante universitária de Fonoaudiologia é constrangida ao receber atendimento no hospital público de Chapadinha-MA



A chapadinhense ,Sonayra Lopez, universitária de  Fonoaudiologia no Uniceuma, passou momentos de constrangimento e revolta ao procurar os serviços de saúde pública em Chapadinha neste sábado (22). A estudante relata na página do FACEBOOK que sentiu muita dor ao torcer o pé e procurou um ortopedista no HAPA para que pudesse averiguar as consequencias. 

O médico se recusou a requisitar um Raio-x pelo fato da paciente ainda está andando. Sonayra comenta que não teve coragem de enfrentar o médico por causa das fortes dores que sentia, mas em seu comentário, ela expresa sua indignação quanto a péssima condição  de saúde pública a qual a população de Chapadinha sofre diariamente.

SAÚDE x CAOS

Veja as palavras da universitária ao descrever o possível atendimento de emergência:
"- Chapadinha Virou um Caos total em relação a saúde ,as janelas externas estão todas cobertas por matos, as pessoas estão tendo que se submeter as ignorâncias dos médicos que ali se encontram. Se você transitar em frente ao hospital e olhar naqueles comércios irão ver a concentração dos médicos sendo que o hospital fica do lado oposto. Urgência e emergência não existe em nossa cidade.Sou eleitora e quando me submeti a ir as urnas,vestir a camisa foi porque depositei total confiança na atual gestão que por sinal em particular és uma pessoa maravilhosa nada contra..."

" Somos seres humanos e merecemos respeito,dignidade,amor.Porque ali são vidas e se passam anos e anos de suas vidas estudando para salvar vidas no minimo que devem ter é respeito pelo próximo pois hoje eles estão em cima amanhã a Deus pertence. Acho que devemos sim lutar e colocar sim pessoas novas, com objetivos próprios que sairão do anonimato e hoje defende os Chapadinhenses com Carinho e Respeito."

CAMINHADA PELA VIDA

Ao falar da manifestação pública denominada "CAMINHADA PELA VIDA" que ocorrerá neste sábado (29) às 9 horas em Chapadinha, Sorayra disse que "somos jovens inteligentes e sabemos que se continuarmos com os olhos vedados o pior ainda irá acontecer.É tempo de mudança e a Hora está chegando.Rumo as lutas,e contra as Corrupções.Tendo em vista que a esperança é a última q morre.Mesmo não tendo êxito nessa mais na próxima teremos, o importante é tentar mudar enquanto houver esperança.Quem sabe amanhã pode ser eu e pode ser você, Vamos aguarrar com fé". A universitária finalizou com palavras de  incentivo para a coordenadora do movimento: "- Jane tô com você nessa e posso não está presente mais o pensamento estará firme e forte."

PROFISSIONALISMO

A estudante de  Fonoaudiologia  também expressou sua sensibilidade ao tratar sobre sua especialização e a importancia de salvar vidas, ela diz que sua área a qual está se profissionalizando é a algo que deve ser feito com todo carinho. "A reabilitação é uma coisa linda do qual você tenta tirar uma pessoa dos momentos mais obscuros que ela enfrenta,quando muitos olham pra eles com descaso e pena, nós trabalhamos pra fazê-lo sorrir mais uma vez.Tenho certeza que a mudança está por vim e novos profissionais da área da saúde irão ter oportunidades de sanar muitos casos.É o que almejamos". disse a universitária.

POLÍTICA

O papo também envaredou pela política de 2012. Sorayara comentou que  o grande erro da população é  insistir vários anos na mesma gestão achando que eles irão solucionar tudo. Ela acrescenta ainda que os atuais políticos estão preocupados em solucionar sim os seus luxos,carros novos,imóveis aumentando,patrimônios sendo construídos e a Chapadinha um caos em todas as áreas. A estudante repassa uma grande reflexão e conselho aos eleitores. Veja:
 "- Pesquise antes e não dê a seu voto uma conotação de cumplicidade, pois mesmo que involuntariamente, é este o sentimento que tomará tua alma quando o amanhã te revelar que tipo de meliante favorecestes.

Sonayara reconhece que a juventude tem um papel fundamental na transformação dos verdadeiros valores políticos e por isso ela finaliza dando um conselho aos jovens: " - Desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade porque quem não persegue seus objetivos esta condenado a fracassar 100% das vezes.E jamais desistirei de algo que almejo.Tenho sonhos de ver a minha cidade uma cidade de todos onde os jovens serão os grandes protagonistas dessa eterna novela que se Chama Política.Temos que dá um ponto final nesses mercenários".


NEUTRALIDADE  PARTIDÁRIA

SONAYRA deixa bem claro sua posição quanto a política partidária de Chapadinha:
" - Quero enfatizar aqui sobre a postagem que não estou tentando de forma alguma entrar numa briga política só argumentei a forma como fui atendida ou melhor nem fui. Não brigo por decisões partidárias nem tão pouco estou aqui com o meu nome citado pra tentar denegrir a imagem de ninguém, relato apanas as minhas lamentações com as formas de atendimento ao público. Sou muito pequena pra brigar por algo que não me pertence. Entre políticos e pessoas prefiro optar pelas pessoas. Se pra muitos fui rude na minha declaração peço desculpas mais não posso fechar meus olhos.  Abraços Sonayra Lopez !!!




2 comentários:

Sonayra Lopez disse...

Quero enfatizar aqui sobre a postagem que ñ estou tentando de forma alguma entrar numa briga política só argumentei a forma como fui atendida ou melhor nem fui.Não brigo por decisões partidárias nem tão pouco estou aqui com o meu nome citado pra tentar denegrir a imagem de ninguém relato apanas as minhas lamentações com as formas de atendimento ao público.Sou muito pequena pra brigar por algo que não me pertence.Entre políticos e pessoas prefiro optar pelas pessoas.Se pra muitos fui rude na minha declaração peço desculpas mais não posso fechar meus olhos.Abraços Sonayra Lopez.

Cleuma Almeida disse...

Sorayra, tb me enqguadro nesse caso, não apoio nenhum grupo político, prefiro me manter parte, me vejo apenas com uma cidadã que nâo consegue fingir que essas coisas não estão acontecendo. Mas parece que as pessoas nao compreendem, se a gente reclama logo encaixam a gente em grupo partidário.
Também já passei poucas e boas com o atendimento médico em Chapdinha, Certa vez minha filha passou mal, como sou mãe de primeira, então fiquei assustada e a levei ao emergência de Chapadinha, qd chegamos lá, só chamaram a médica do seu repouso, pq os funcionários conheciam meu marido e acho q gostam dele, sei que qd essa senhora (médica Telma) veio de lá, vinham soltando farpas, dizendo que tudo em Chapadinha é motivo de emergencia. Foi grosseira com a gente, receitou minha filha sem examiná-la, qd perguntei pra ela se nao ia examinar, ela disse "NÃO PRECISA, PELOS RELATOS DE VCS, DAR PRA RECEITAR". Mal olhou na nossa cara e muito menos se sensibilizou com a aparencia abatida de meu bebê de apenas 6 meses. Como nao sou fina, fui criada na periferia, entao já viu, e nao sou de levar desaforos pra casa (Faço o tipo Bernadete) disse umas poucas e boas pra ela, e não apliquei em minha filha nenhum dos remédios receitados por ela. Chorei de ódio nesse dia, me sentir tão pequena. Graças á Deus a pediatra da minha filha que é maravilosa e mt competende, retornou a ligação e receitou algo que aliviasse e pediu que no outro dia fossemos pra Sao luís. Graças à Deus temos plano de saúde, que infelizmente nao vale mt coisa em Chapadinha.
Mas mesmo assim é mt difícil até de brigar com esse povo, pq qd tu precisa, são eles q estao lá de novo, vc não tem opção, e olho que falo da gente que tem opção, e o povo pobre, pobre de dinheiro e de informação, esses sao constantemente humilhados nas redes públicas de saúde. Lógico que não sao todos os profissionais que são assim.

ÚLTIMAS POSTAGENS