.

.

.

.

19 de outubro de 2011

CAMINHADA PELA VIDA: Estudantes e sociedade civil juntos por uma saúde melhor !!


Amanhã  acontecerá algo que será marcado na história do município de Chapadinha-Ma. O povo não suporta mais os despautérios desse governo de Faz-de-conta que desde 2009 vem causando grande prejuízo à sociedade civil no campo da saúde pública.

A roubalheira já chegou num ponto que até mesmo a secretária de saúde não aguentou os reclames que desabafou em alto bom tom: "EM CHAPADINHA TÁ TUDO ERRADO, QUE TEM ROUBO, TEM". Mais de 14 milhões somam os recursos para a saúde em nossa cidade. Mas a prefeita usa o bode expiatório de que a  situação da saúde está de mau a pior em todo o Brasil e assim vai querendo passar despercebido os repasses de todo mês.

Foi marcado uma Caminhada pela saúde na sexta, 14, por acadêmicos da FAP, revoltados pela  morte precoce da estudante de Letras, Arkiane. A prefeita ficou desesperada só de pensar na repercussão do movimento e arranjou logo uma maneira de frear a manifestação pública.

Houve um debate naquela instituição entre estudantes, médicos e a gestora que serviu apenas impedir o movimento. Nesse debate veio à tona, várias questões que estavam emudecida pela sociedade, antes apenas discutida nos corredores dos hospitais e também no CMS (Conselho Municipal de Saúde) apontando inúmeros focos de corrupção desvendado pelas auditorias e também pelos conselheiros de saúde.

A insatisfação após o debate era visível nos rostos jovens. A prefeita como uma bela atriz, de vilã, fez o papel de vítima, dizendo que esses problemas são mais relatos de intrigas da oposição. Em outro momento ela reconheceu a situação caótica, mas culpou o estado pelo problema.

Os acadêmicos, não ficaram satisfeitos, mesmo porque ninguém é burro para ver que uma das prioridades desse governo são as festas de "PÃO E CIRCO" que só neste ano já foram gastos quase um milhão. Outra questão são a falta de transparência do dinheiro público. 

Essa Caminhada pela Vida é uma resposta à indignação pela precariedade na aplicação correta do recursos da saúde. A professora e acadêmica da FAP, Jane Andrade, foi procurada por diversos estudantes para organizar esse movimento no intuito de chamar atenção e sensibilizar as autoridades competentes e também demonstrar a insatisfação do povo  quanto essa falta de compromisso com a vida humana.

Todos estão cansados de verem alguns dos vereadores fazerem do sofrimento alheio cabide de votos por fornecer medicamentos, exames...etc. A sociedade em geral  está com um grito abafado de pedido de socorro e nesta quinta (20) às 18:00 horas esse grito ecoará pelas principais vias centrais de Chapadinha começando pela Praça da Bíblia

Portanto venha participar desta caminhada, faça seu cartaz, vista se puder de branco e mostre que você não é daqueles que fica com a boca aberta, cheia de dente, esperando a morte chegar. Mesmo porque amanhã a calamidade pode bater a sua porta e caso precise dos hospitais públicos, eu e você estaremos ferrados !!

ENEDILSON SANTOS

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS