.

.

.

.

15 de outubro de 2011

Até quando ?


Até quando esse governo irá tomar vergonha na cara pra aplicar corretamente as políticas públicas na saúde ? Está foi a pergunta que esse blogueiro, Enedilson Santos, fez olhando nos olhos da prefeita de Chapadinha, Danúbia carneiro, na plenária que ocorreu ontem na Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), para tratar do caso Arkiane e a situação precária da saúde pública em nosso município.

A prefeita fez de tudo para que não houvesse a manifestação dos estudantes universitários. Foi montado uma mesa de debate com a presença de autoridades médicas, diretora do HAPA, Josy e também a gestora. O debate foi intermediado pela educadora Noni Braga. O auditório estava totalmente lotado por estudantes e pessoas da sociedade civil.

Um rapaz primo da vítima, Arkimedes, relatou de forma emocionada, os últimos momentos de vida da estudante universitária de 19 anos que tinha muitos sonhos a realizar, um deles, se formar no curso de letras. Ele disse que o estado de saúde dela não parecia que ia levá-la a morte, mas depois que a mesma foi medicada com uma injeção, o estado dela agravou de forma espantosa e culminou numa fatalidade.

Muito foi dito mas nada convenceu e por isso a prefeita disse que será aberto um processo administrativo para apurar as causas da morte de Arkiane. A professora Noni disse que irá cobrar da prefeita o desfecho desse caso até o final.

A minha pergunta foi baseado nos focos de corrupção apontado pela auditoria do DENASUS (Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde), penalizando o município de Chapadinha a devolver os recursos mal aplicados. Também comentei que só agora foram analisadas as prestações de contas da saúde do 1º trimestre e apresentado um parecer dos conselheiros com 7 ítens de irregularidade, aprovado unanimente pelos demais conselheiros. Também comentei sobre as declarações reveladoras da secretária de saúde, Dra Coutinho ao dizer que em nosso munícipio está tudo errado e que tem roubo mesmo. (clique e veja o vídeo)

Distribuí várias cópias da matéria deste blog intitulada: " QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS CHAPADINHENSE" (clique) para a platéia. Essa matéria mostra a realidade do cotidiano do sofrimento das pessoas que necessita dos serviços público da saúde.


Já dizia Gabriel, o Pensador: 


"Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
muda que o medo é um modo de fazer censura".



                            

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS