.

.

.

.

3 de dezembro de 2012

HCC e HAPA – O REFLEXO DA ADMINISTRAÇÃO “BOM DEMAIS” ( Por Ernani Maia)



Que Chapadinha nunca teve uma saúde minimamente competente e que oferecesse conforto e segurança para seus usuários, todos nós já sabíamos, mas nos últimos meses do desastroso governo que agora dá os últimos suspiros, a situação chega a limites escandalosos.– governo este, que teve a audácia de intitular-se "BOM DEMAIS" 

HCC 

No HCC, hospital materno-infantil de Chapadinha, a instabilidade é geral. Além da falta de materiais básicos, como gaze, esparadrapo e até bisturi, o mais novo escândalo é a falta de uma medicação chamada Ocitocina, que serve para prevenir a hemorragia pós-parto. 

Ou seja, as pobres grávidas que se dirigem àquele hospital pensando em um dia especial onde conhecerão seu filho, poderão vivenciar um dia de cão. As cesarianas não podem ser realizadas sem tal medicação e os partos normais correm por conta e risco de quem estiver operando, pois em um caso de necessidade da medicação, a paciente poderá sangrar até a morte. 

As pacientes estão sendo transferidas para São Luís ou para as cidades vizinhas, como Anapurus e Mata Roma. Para as grávidas mais abastadas, resta o recurso das clínicas particulares, mas terão que desembolsar em média, R$ 3.000,00. 

Quer dizer: Há muito tempo estamos sendo socorridos por cidades menores enquanto Chapadinha recebe recursos para atender toda a região... 

HAPA 

No sábado, dia 01/Dezembro, uma funcionária do próprio hospital – Catarina Sousa – deu entrada na emergência do HAPA com lesões na perna, pulso e trauma de face. A sala de emergência estava completamente alagada após a chuva que caiu na cidade. 

A situação era caótica e sem a menor possibilidade de prestar um bom atendimento. A única alternativa foi a transferência da paciente para São Luís. 

Conversando com um médico que presenciou o atendimento, este me relatou que o hospital “está uma verdadeira esculhambação”. Falta estrutura física, medicamento, instrumentais e organização. A sala de emergência é um verdadeiro entra e sai de pessoas estranhas, e não se sabe quem comanda as ações de saúde no local. 

Pode parecer estranho para os administradores desta saúde, mas a chuva deve ficar do lado de fora dos hospitais, e não interior deles, especialmente em uma sala de emergência, onde o ambiente deve ser mais controlado. 

Os desafios a serem enfrentados pela nova prefeita e o novo secretário de saúde serão enormes, pois há uma falta de investimentos que tornou-se crônica durante a atual administração. Além das péssimas condições de estrutura física, faltam medicamentos, instrumentais e pessoal treinado e capacitado para prestar um bom serviço no local. 

Chapadinha sangra, enquanto espera a nova administração. Boa sorte a todos, em especial às grávidas de nossa cidade. 

Dr. Ernani Maia 
(Cirurgião-Dentista)


1 comentários:

Monica disse...

O que seria de nós sem essas críticas.
Obrigada pela força sempre.

ÚLTIMAS POSTAGENS