.

.

.

.

25 de junho de 2012

Igreja de Cristo, Altar ou Palanque ? (Pr. Pedro Villela)



O que era o altar? O altar, no Antigo Testamento era o lugar em que se ofereciam sacrifícios a Deus, e o desejo do Senhor é que esses sacrifícios fossem agradáveis. 

No Novo Testamento o altar passa a simbolizar o lugar em que se apresenta algo a Deus, e esse algo deve ser a nossa vida. 

O problema é que o “altar do Senhor que é a nossa vida” tem sido transformado em palco; a ética tem sido esquecida e relegada a segundo plano, dando lugar ao egocentrismo. 

Ego é um termo grego que significa “eu”, portanto, egocentrismo nada mais é que trazer o “eu” para o centro. Neste ponto, “pastores” e “ovelhas” passam a procurar por seus “direitos” e esquecendo os seus deveres de cristãos, passam a promover uma egolatria, que é a adoração a si mesmo; a egomania, que é a auto-estima exagerada que se transforma em doença mental; e o egotismo, que é a ação de atrair a atenção de todos para si mesmo. 

Com estas enfermidades impregnadas na alma, a política passa a invadir os altares de algumas “igrejas” tornando-se “palanques” buscam agora influências políticas no desejo de defender as “panelinhas” partidárias e eclesiásticas, tornando-se uma tarefa difícil de apresentar uma vida santa diante de um Deus santo. 

O pecado da “ambição” antes repudiada, agora é tolerado com parcimônia, mensagens que não produzem mudança de vida, a Bíblia é substituída por qualquer oferta, a igreja é transformada em “point”. 

Diante de tudo isso, torna-se mais fácil entender as palavras de Cristo, quando disse: “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lc 18:8). 

Temos visto altares transformados em palcos de apresentações, nos quais são exibidas as qualidades e talentos que a humanidade pode produzir e o dinheiro pode comprar. 

Temos visto altares transformados em palanques políticos nos quais são incutidas nas mentes dos ouvintes as ideias mais absurdas, e nada bíblicas, em defesa dos próprios interesses. 

Precisamos de altares, e não de palcos e palanques. 


Pr. Pedro Villela 
(Parte do texto abaixo é do Pr. Robson Fernandes da Igreja Nova Vida.)



0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS