Crianças simulam aula no povoado Baturité em Chapadinha. Ainda não iniciou o ano letivo por causa da reforma da escola que só iniciou no mês de março pelas constantes denúncias dos pais. |
No povoado Baturité em Chapadinha, o ano letivo ainda não começou. Cerca de 200 crianças da escola U.I. Raimundo Antão Filho estão sem aula desde o início do ano. Devido a péssima estrutura da escola que estava pondo em risco a vida dos seus filhos os moradores se revoltaram e desde o ano passado reivindicavam a reforma, mas somente em março iniciaram a reforma a passo de tartaruga.
Chapadinha recebeu em 2011 de FUNDEB o total de R$ 33.639.870,86 (fonte: www.stn.fazenda.gov.br) cujo 40% desse valor deveria ser utilizado para:
"Aquisição, manutenção, construção e conservação de
instalações e equipamentos necessários ao ensino:
→ aquisição de imóveis já construídos ou de terrenos;
→ ampliação, conclusão e construção de prédios, poços,
muros e quadras de esportes nas escolas ;
→ aquisição de mobiliário e equipamentos;
→ manutenção dos equipamentos existentes, seja mediante
aquisição de produtos/serviços necessários ao
funcionamento desses equipamentos seja mediante a
realização de consertos diversos;
→ reforma, total ou parcial, de instalações físicas;" (Fonte: www.mp.go.gov.br)
Infelizmente na prática a realidade é totalmente diferente. O desrespeito e a falta de compromisso do governo de Danúbia Carneiro com a educação é algo decepcionante. As reformas das escolas na maioria das vezes só acontecem quando a comunidade escolar fazem pressão à Secretaria Municipal de Educação, ou então quando o suplente de Deputado recorre à governadora para liberar convênios pra Chapadinha, compensando suas humilhações em defender a oligarquia do atraso nesse estado.
As crianças suplicam pelas aulas. Faz dó ao ver esses alunos brincando debaixo de uma árvore, sentada nas carteiras, utilizando pedaços de larjotas como caderno, gravetos como lápis, simulando uma aula que até o presente momento não aconteceu.
O ano letivo dessas crianças está totalmente comprometido. Os 200 dias letivos que deveria acontecer já não será possivel, visto que já estamos próximo ao encerrando do 1º semestre. Esse é o retrado desse DESGOVERNO que traz sérias consequencias ao ensino aprendizagem dos nossos filhos. Isso mostra que os políticos corruptos fazem vista grossa aos problemas da educação pública pois anseiam que nossa sociedade seja sempre escravizada à ignorância para futuramente não combatê-los. O povo precisa acordar diante dessas mazelas !
Enedilson Santos
0 comentários:
Postar um comentário