.

.

.

.

10 de junho de 2013

"A filosofia é um espantar para despertar e um despertar para transformar” (Josealdo)


O que é a Filosofia?

Muitos filósofos dedicaram boa parte da vida tentando responder essa questão. No entanto não há uma definição fechada, específica e precisa do termo filosofia pois qualquer formulação poderia induzir a erros ou equívocos. Nesse sentido, a melhor maneira de se estudar ou conhecer a filosofia não é buscando uma definição, pois nenhuma definição é tão abrangente que complete todo o campo da filosofia. Podemos também dizer que a filosofia surge quando os seres humanos começam a exigir provas justificativas racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas. 

A filosofia não é conjunto de conhecimentos, mas para além disso. Ela nos leva a uma inquietação, uma atitude ou um posicionamento de ante da vida e do mundo. Essa inquietação conduz a uma serie indagações e reflexões e também a não aceitação do obvio que segundo o filosofo Josealdo a dúvida seria esse pilar ou o pilar da qual repousa o edifício da filosofia que a tudo isso chamamos de atitude filosófica. 

Podemos dizer que a primeira característica da atitude filosófica é negativa isto é dizer não aos preconceitos aos prejuízos isso significa colocar entre parênteses nossas crenças para poder interrogar quais são suas causas e qual é o seu sentido. Ela também é positiva pois nos leva a interrogar as situações, os comportamentos, os valores, nos mesmos é também uma interrogação sobre o porque e como disso tudo e de nós próprios. Por que a filosofia começa dizendo não as crenças e aos preconceitos do dia a dia para que possam ser avaliados criticamente. 

A atitude filosófica leva o individuo a negar o senso comum a questionar e refletir sobre os elementos cotidiano e da existência humana, para Sócrates começamos a filosofar ou a buscar conhecimentos quando somos capazes de dizer “Só sei que nada sei” para Platão a filosofia começa com a admiração que segundo Aristóteles a mesma começa com espanto. A junção da admiração e o espanto significam que conhecemos nossa ignorância e é exatamente por isso que podemos supera – lá. 

Para que Filosofia?

Muitas Pessoas fazem essa pergunta e não vemos ninguém perguntar por exemplo para que a matemática, para que o português, para que a biologia, para que a física etc. Mas todo mundo acha natural perguntar para que a filosofia nós filósofos respondemos “A filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual” segundo Kant só se pode aprender a filosofar. Como? Filosofando por conta própria interrogando-se sobre o seu próprio pensamento, sobre o pensamento dos outros, sobre o mundo, sobre a sociedade, sobre o que a experiência nos ensina, sobre o que ela nos deixa ignorar. 

Gostaria de terminar essa palavras com o pensamento do filosofo racionalista Descartes onde o mesmo diz: “Viver sem filosofar é como ter os olhos fechados sem jamais fazer esforço por abrir-los; e o prazer de ver todas as coisa que nossa vista descobre não é comparável à satisfação que dá o conhecimento daquelas que se encontram pela a filosofia; e seu estudo é mais necessário para regular nossos costumes e nos conduzir na vida que o uso dos nossos olhos para guiar nossos passos”.

Josealdo Silva
Filósofo Chapadinhense
 

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS