.

.

.

.

30 de agosto de 2013

CHAPADINHA: Violência um problema de todos nós (Prof. Paulo Coêlho)



A violência atingiu índices alarmantes em Chapadinha; extrapolou limites suportáveis e a tranqüilidade que desfrutávamos ficou na história. A constatação pode ser comprovada pelos números. Temos visto o crescimento dos índices de criminalidade registrados em nossa cidade que crescem significativamente.

A audácia dos ladrões/delinquentes e assaltantes é tão grande, assim como a freqüência com que eles vêem atuando, tal criminalidade têm assustado comerciantes, comerciários e a população em geral, que se ver impotente diante de tanta violência. Hoje, as pessoas estão amedrontados de sair às ruas, seja para passear, fazer negócios ou até para ir a igreja.

Diante deste quadro alarmante, fazem-se necessários investimentos urgentes em um melhor aparelhamento da polícia, profissionais mais bem treinados, um efetivo maior de policiais e na modernização de seus serviços de inteligência. Atrelada a isso, deve estar uma política econômica mais justa, que permita investimentos em questões sociais.

Importante ressaltar ser a criminalidade diretamente proporcional ao aumento da miséria. Também é “líquido e certo” que, onde não há serviços de qualidade nas áreas de Saúde, Educação, Moradia, Lazer, bem como onde os índices de desemprego são recordes, a violência se instala, revelando-se forte e poderosa.

Por outro lado, faz-se primordial um combate rigoroso ao crime organizado, que estende seus tentáculos em todos os setores da sociedade: governamental, político, empresarial e, inclusive, nas polícias. Para tanto, deve-se acabar, de vez, com a impunidade, garantindo que todos os criminosos sejam presos e, acima de tudo, permaneçam na cadeia. E a regra deve valer para todos, sejam eles favelados ou ricos, anônimos ou famosos.

Se o problema é nacional, como muitos têm alardeado, cabe aos nossos governantes e autoridades tomar providências, para fazer e nossa cidade uma exceção e volte a ser a cidade pacata de outrora. Precisamos de estratégias realmente efetivas, para restabelecer uma nova ordem em nossa cidade, que é um espelho para o Baixo Parnaíba. É preciso dar um basta ao atual quadro de violência, onde, nós, cidadãos de bem, figuramos como reféns da bandidagem, do vandalismo e do crime de modo geral, que, a cada dia, aumenta seus requintes de crueldade.

Assim, não podemos fechar os olhos à nossa parcela de culpa pela atual situação, família, escola, igreja, clubes, associações, enfim; toda a sociedade. Afinal, somos nós que elegemos os dirigentes, que são responsáveis (quando cumprem suas obrigações) ou irresponsáveis (quando são omissos). Por isso, é bom lembrar que 2014 é um ano eleitoral. Temos que ressaltar a importância de que todos nós, cidadãos brasileiros, votemos conscientes. Devemos conhecer a trajetória, posicionamentos e ações dos candidatos em quem depositaremos nosso “voto de confiança”, quer para o Executivo quer para o Legislativo. Do contrário, poderemos estar lamentando amanhã, como estamos fazendo agora.

Só assim, conseguiremos dias melhores, onde reine a segurança, o crescimento e uma vida digna para todos. É preciso virar esta trágica página da nossa história, para iniciar uma nova fase, numa cidade mais tranqüila e justa

Portanto, a violência é um problema de todos nós. 

Paulo Coêlho 
Cidadão chapadinhense pedagogo, 
especialista em Docência do Ensino Superior, 
Educação do Campo e Gestor Educacional.



0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS