.

.

.

.

18 de abril de 2012

E AGORA JOSÉ ?: Vigilância Sanitária em ação; dilemas trabalhistas e políticos nada confortáveis !!

VIGILÂNCIA A TODO VAPOR !

Segundo dados passados ao blog, por pessoas que trabalham nos hospitais públicos de Chapadinha, uma equipe da Vigilância Sanitária esteve nesta segunda feira (16) analisando as mazelas na saúde pública. Eles Pediram a presença do diretor, porém por motivos desconhecidos ele não compareceu. Na visita ao Hospital  Antonio Pontes de Aguiar (HAPA)  a coordenadora do centro cirúrgico esteve acompanhando os fiscais. 


Por onde eles passavam, registravam as mazelas, fotografando a péssima estrutura e condições insalubres. Uma das fiscais balançava a cabeça e dizia: "- a situação aqui tá precária". Alguns banheiros foram interditados e o aparelho de mamografia que começou a funcionar recentemente , foi suspenso pelo uso indevido do processador que é da Maquina de Raio X. Que situação ! Seria cômico se não fosse trágico !

DILEMAS TRABALHISTAS E POLÍTICOS

Funcionários de longa data do Hospital das Clinicas (HCC), de competência do locador, Dr. Levi Pontes, estariam enfrentando um dilema: pedir pra serem demitidos, abrindo mãos de seus direitos trabalhistas, na esperança de serem recontratados pela atual gestão. Essa é a proposta que o locador  teria  feito em reunião com esses servidores.

Esses funcionários atualmente são pagos pela prefeitura, porém como parte dos recursos humanos, firmados no CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, feito com a secretaria municipal de saúde de Chapadinha, com vigência até 31 de Dezembro de 2012, quando  encerra o mandato da atual prefeita do município. Esses funcionários informaram que não abrem mão de seus direitos.

No entanto se cogita que as atividades clinicas, por intervenção da Vigilância, poderão ser transferidas para o Hospital São Francisco. Em agosto de 2011 a prefeita esteve visitando as reformas daquele hospital e disse que num prazo de 90 dias o prédio passaria a ser o novo HOSPITAL DA CRIANÇA do município. Na época, as diferenças políticas, aliado aos atrasos de pagamento por parte da secretaria de saúde seriam uma das razões mais conflitantes entre Danúbia e Dr. Levi. Ao longo dos meses essa situação foi contornada e as mudanças não ocorreram.

visita ao Hospital São Francisco em agosto de 2011
Feito as pazes, os dois agora fazem acordos pra decidirem o futuro dos funcionários arrendados e também a possível transferência de serviços. O detalhe é que Dr. Levi estaria entre a cruz e a espada, enfrentando 2 dilemas. Por um lado, a responsabilidade trabalhistas de funcionários que ao longo de mais de 20 anos prestam serviços e a triste aliança a um governo que a poucos meses combatia ferrenhamente. Será que o Dr. tomou um banho de encantamento, que não chame a vigilância pra provar o contrário ! E AGORA ZÉ BUCHIM ?


0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS