.

.

.

.

5 de janeiro de 2011

L.E.R. – Lesão por Esforço Repetitivo

Você sente dores nas mãos, punhos, cotovelos, ombros ou joelhos causadas pormovimentos repetitivos, principalmente no trabalho? Esses são os sintomas da L.E.R. – Lesão por Esforço Repetitivo.

A causa para ser o uso excessivo de determinadas articulações, em muitos casos relacionada a certos tipos de trabalho: Profissionais da área de computação (digitadores, programadores, arte finalistas, etc), operadores de caixas registradoras, trabalhadores de linha de montagem, costureiras entre outros.

Quando passamos horas realizando o mesmo movimento com as mãos ou braços, isso pode provocar inflamações das estruturas ósseas, nos músculos, tendões ou mesmo comprimindo nervos e a circulação.

A L.E.R. tem surgido cada vez mais nos consultórios médicos por isso tem merecido destaque. Por serem doenças relacionadas a certas profissões, elas são enquadradas como – Doença do trabalho – e muitas vezes levam o paciente à perda de dias de serviço, bem como afetam o andamento da empresa.

Para o diagnóstico da doença é preciso analisar dores nas mãos, sensibilidade nos dedos, formigamento ou mesmo adormecimentos. Também é comum o paciente se queixar que não consegue segurar as coisas. A relação com a profissão tem importância fundamental no diagnóstico. Os exames de raio-X podem ser importantes para avaliar outras causas de dor nas mãos, como artrites, tumores ou fraturas ósseas.

O tratamento pode ser desde antiinflamatórios para aliviar a dor e a inflamação, o uso de acessórios ortopédicos para imobilizar as regiões e podendo chegar, em certos casos, à cirurgia. A recomendação sempre é a de procurar orientação médica junto a um profissional especializado.
Fonte: Guia da Família e do Lar. Nov/10

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS