.

.

.

.

4 de fevereiro de 2011

Início do ano letivo, e agora professor? (3)

                                          ENTREVISTAS PESSOAIS
Reserve sempre um dia por semana para estar à disposição dos pais e comunique a eles esse horário.
Cabe a cada professor saber quais as suas possibilidades e qual o tempo material de que dispõe para manter esse contato. O importante é que ele exista. Isso evitará as conversas diárias com as mães nos corredores e nas portas das salas de aula, que, além de prejudicar você e suas atividades, são ineficientes.
Os problemas sempre aparecem e, numa entrevista calma, em que são abordados com tranqüilidade, poderão ser resolvidos com maior cuidado. Anote sempre essas conversas e as resoluções tomadas em conjunto por você e pelos pais.

                                          FESTAS ESCOLARES
Prepare poucas festas, mas bem vivas e interessantes. Realize-as dentro da própria sala de aula, onde a criança se sente à vontade e pode cantar ou dramatizar com naturalidade.
Lembre-se de que a festa é das crianças e faça com que elas mesmas a organizem, de acordo com as suas possibilidades, suas capacidades. Você vai simplesmente orientá-las, ajudá-las, pondo à sua disposição bastantes materiais e idéias. Procure evitar o exibicionismo ou a timidez, fazendo os trabalhos em grupo, sem estrelismos, sem roupas ou fantasias complicadas, respeitando sempre o nível e o ritmo das próprias crianças.
Elas se sentirão felizes de participar de uma festa simples, mas criada por elas, e poderão mostrar aos pais como é a “sua” classe e o “seu” trabalho, a “sua” vida escolar.
Isso é importante para ambos, pais e filhos. Desse contato com a realidade escolar da criança, nascerá o diálogo tão necessário à sua segurança.
Isso será o suficiente para que você, professor, possa sentir a criança, seu lar, seu ambiente social, sua família. Isso trará a você a aceitação de cada aluno, esse elemento tão necessário para que você lhe transmita a segurança de que ele necessita a para sua realização escolar e a de sua vida.

Fonte:      www.profissionalizando.net.br

É grande a riqueza dessas dicas para o sucesso do aprendizado. Nós professores devemos nos munir de conhecimentos que contribua para o bom relacionamento com os alunos, pais e sociedade em geral. Temos uma missão social de sermos partícipe na formação cidadã de nossos jovens que almejam futuros promissores diferente da alienação cotidiana que hoje permeia  o mundo dos adolescentes.

ENEDILSON OLIVEIRA DOS SANTOS

Obs: Agradeço seu comentário, caso queira deixar sua OPINIÃO !

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS