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4 de fevereiro de 2011

Início do ano letivo, e agora professor? (2)

                                            ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS

Deve ser realizada logo no início das aulas.
Não dê aconselhamentos, pois você não conhece os pais, não conhece a criança. Procure fazer o levantamento de necessidades, através da coleta de dados.
Dê, isso sim, oportunidade aos pais, para que falem de seus filhos, para que conheçam você, o professor do seu filho. Dê-lhes a segurança de que poderão confiar a você essa criança, criada com tanto amor e tanta dedicação! É isso o que eles esperam e do que precisam!
Faça um roteiro para essa entrevista, mas não o preencha durante a mesma, pois isso lhe dá um caráter puramente técnico.
Através de uma conversa informal, mas bem orientada, você poderá facilmente obter todas as informações que lhe interessam, como a constituição familiar do aluno, seu nível socioeconômico, as atitudes educacionais dos pais, os problemas da criança.
Registre o que foi possível obter nessa primeira entrevista e vá, aos poucos, anexando outros dados posteriores. Tenha uma pasta para cada criança e não deixe de escrever toda e qualquer observação, pois sua classe é numerosa e você não poderá guardar na memória todos os dados de seus alunos.

                                REUNIÃO DE PAIS NO FIM DO SEMESTRE

Saiba dirigir essa reunião, fazendo com que todos participem, podendo expor suas opiniões, esclarecer suas dúvidas.
Trate, em primeiro lugar, da criança, preparando um boletim informativo de seu aproveitamento e sua conduta durante o semestre.
Esse poderá ser feito por escrito ou relatado oralmente, dependendo da organização de sua escola.
Descreva suas atividades, suas habilidades, suas dificuldades e seus progressos, dos pontos de vista físico, intelectual, emocional e social. Retrate com toda a clareza como a criança é na escola, para que os pais possam encarar seus problemas de forma a poder ajudá-la a vencê-los. Oriente cada pai e cada mãe sobre a maneira como poderá auxiliar o filho em casa, tanto na parte pedagógica como na formação de sua personalidade.
Os problemas mais graves e específicos nunca deverão ser tratados em reuniões gerais, mas em entrevistas individuais com os envolvidos.
Informe o programa que você está dando, mostre os trabalhos e as realizações das crianças.
Aproveite para falar das férias, que a educação, por ser um processo contínuo, terá prosseguimento durante as mesmas, não de maneira formal, com aulas e tarefas, mas através de qualquer atividade livre, bem orientada.
Valorize o lazer, ajudando os pais a planejá-lo com seus filhos e fazendo-os ver que na natureza há sempre o equilíbrio entre o trabalho e o repouso e que este é muito necessário às crianças.

Fonte: www.profissionalizando.net.br

Dentro de algumas horas postaremos a 3ª e última parte dessa sessão de ideias para o trabalho docente.

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