Creio que a liderança é um dos temas mais fascinantes e estudados em gestão. É uma das maiores responsabilidade de qualquer carreira e algo que pode ser desenvolvido, apesar de existirem pessoas que parecem ter nascido para liderar e conseguem executar essa função com extrema alegria e naturalidade.
Mas a grande maioria dos mortais não nasceu com o bumbum virado para a lua e vai ter de se esforçar para ser um bom líder. É sempre bom ter refêrencias, mas liderança é uma experiência única e cada caso é um caso. Nas referências, procure inspiração, mas nunca imitar comportamentos ou decisões ao pé da letra. Pode ser um tiro no próprio pé.
- Abaixo, listo alguns pontos que irão lhe ajudar a ser um bom líder, mas já adianto que este é um assunto que nunca se esgota.
- Gostar de servir. A liderança servidora propagada por James Hunter tem sido de grande inspiração para muitos líderes. O maior líder de todos os tempos, Jesus Cristo, foi o maior exemplo disso. Eu acredito que, quanto mais alto na hierarquia você está, mais você deve servir e não ser servido. É preciso ter bem claro a quem se serve e com que objetivo. Ter uma preocupação genuína com o crescimento alheio e com o ambiente de trabalho. Ter um maior senso de trabalho em equipe, compartilhar o poder e, principalmente, evitar julgamentos precipitados. Não se colocar em nenhum pedestal, mas sim, junto com os outros no campo de batalha.
- Planejar em conjunto. Gestão do desempenho é díaria e não uma vez por ano. Uma das maiores reclamações dos funcionários é justamente nunca receber um feedback. Torne isso um hábito. O feedback pode ser para toda a equipe, em conjunto e também de forma individual. Reserve um tempinho de sua agenda para conversar, individualmente e de forma informal, com cada pessoa da equipe ou ao menos com as pessoas com quem você lida mais. Nada de transformar o feedback somente em broncas e chamadas de atenção.
- Aprender a negociar. A negociação é uma habilidade que é muito usada na liderança. Negociar valores, prozos, solução de problemas e conflitos. Tenha sempre uma sistemática de negociação, conheça o outro lado e seja empático. Tenha controle emocional e sempre busque o máximo de informações sobre o assunto a ser discutido e sobre os outros negociadores, inclusive sobre o aspecto cultural. Negociação de sucesso é onde existem dois lados satisfeitos.
- A decisão final é sua. A responsabilidade pelos resultados é sempre do líder. É claro que temos de ouvir muito, ponderar e alalisar sobre diversos pontos de vista. Algumas vezes, a decisão parece ser em conjunto, mas a decisão final é sempre sua. Liderar, por vezes, exige pulso firme, pois o líder tem a visão do todo e recebe a pressão da equipe e de seus líderes. Muitas de suas decisões serão corretas e outras não; errar faz parte e o mais importante é conseguir aprender com o erro e não ficar imobilizado, frente a uma situação de crise. Todos esperam que os líderes tenham a resposta e saibam como conduzir uma situação. Tenha isso sempre em mente: a decisão final é sempre do líder e não há como repassar essa responsabilidade.
Carreira somente crescem quando não temos medo de liderar. É uma responsabilidade enorme; portanto, comece a se preparar e a desenvolver várias das competências que tornam o profissional um líder reconhecido.
Fonte: Desperte seu Talento, Paulo Araújo: Ideal Dicas
2 comentários:
ENEDISON.................ESTA POSTAGEM ESTÁ 10, SE TODOS NÓS CONSEGUIMOS TRILHAR POR ESTE CAMINHO SEREMOS RECONHECIDOS, POR TODOS COMO PESSOAS HUMANAS E SENSATAS.............E CONCERTEZA ESTAREMOS VIVENDO E APRENDENDO COM TODOS.....LIDERANÇA TODOS NÓS PODEMOS SER...
Obrigado FABIO pelo comentário. Sem dúvida todos nós precisamos de EXCELENTES dicas como essas refletidas nesse post. Vivemos numa SOCIEDADE DO "1º EU", egoísta que não se preocupa com o BEM-ESTAR das pessoas. Precisamos de BONS líderes em todas as esferas da sociedade e um exemplo maior de LIDERANÇA é JESUS que com toda naturalidade e amor conseguiu liderar em situações adversas.
abraços e volte sempre !
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