.

.

.

.

5 de fevereiro de 2014

Documentário de Tonny Cajazeira - A Estrela do Maranhão - tem repercussão internacional



O cantor e compositor de nossa querida cidade, Tony Cajazeira, está ganhando repercussão em site de músicas internacionais sob os trabalhos do documentarista e jornalista chapadinhense, Dewis Caldas, que atualmente reside em Cuiabá.

Veja abaixo partes do texto de Dewis Caldas, (traduzido) publicado recentemente pela revista musical inglesa Sounds and Colours Magazine, sobre o documentário que conta a história do sanfoneiro e cantor maranhense, Tonny Cajazeira, com o título: "TONNY CAJAZEIRA: THE BRAZILIAN STAR YOU NEED TO KNOW" ( Tonny Cajazeira: a estrela brasileira que você precisa conhecer)

Documentário de Tonny Cajazeira - A Estrela do Maranhão

"Sem Professor ou qualquer um", aprendendo a tocar sozinho

Imagine um jovem aprendiz, em uma cidade como muitos outros no norte do Brasil, com uma família analfabeta, vivendo no campo. Por acaso ele vê alguém tocando um instrumento e decide aprender a jogá-lo, e como cantar, sem qualquer referência, sem modelos, sem músicos para ensiná-lo. Mantenha o pensamento. E se este mesmo "cabra" [gíria nordestina para "cara"], com tanta falta de referências e mestres acaba inventando um estilo muito peculiar de cantar, tocar e compor, e nem mesmo saber ler, sustentou as dez crianças através da música, a criação de dezenas de sucessos na região, e tornando-se o porta-voz da música em sua região.

Acompanhe AQUI a matéria completa no site Sounds and Colours Magazine (ative o tradutor de seu navegador de internet)

Veja abaixo alguns vídeos incluídos no documentário dirigido pelo jovem jornalista chapadinhense:

Dewis Caldas




Enedilson Santos



0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS