.

.

.

.

14 de agosto de 2014

CULTURA: secretária Nágera e o coordenador, Arnaldo, estiveram na SECMA em busca de apoio e orientações.


Arnaldo, Olga, Nágera e Laura na Secma em São Luis.
Ontem (13) a nossa secretária de cultura Nágera Pontes e o coordenador Arnaldo Costa, estiveram em São Luis, numa visita técnica à Secretaria Estadual de Cultura (Secma), em busca de apoio, orientações e projetos a serem desenvolvidos em Chapadinha-MA.

Nágera e Arnaldo foram muito bem recepcionados pela secretária estadual de Cultura, Olga Maria Lenza Simão e toda sua equipe, que prontamente deram a conhecer a estrutura e funcionamento da Secma, bem como as ações culturais desenvolvidas em parceria com outros municípios.

Olga Simão disse ainda que as secretarias de cultura de todos os municípios maranhenses precisam informar as programações mensais, para compor a Agenda Cultural, divulgada no Portal de Cultura do estado, ao mesmo tempo que deu orientações à criação de projetos, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A secretaria estadual explicou que a LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA (lei nº 9.437/2011 - veja),  funciona da mesma forma que a legislação federal, a Lei Rouanet, que possibilita a empresas e cidadãos investir em cultura e ser beneficiados com incentivos fiscais . "A lei propõe atividades e eventos de caráter artísticos, culturais e esportivos, selecionados através de projetos que são avaliados pela Secma", disse.

Segundo a assessoria da Secma, desde outubro de 2012, a lei mencionada já contemplou 60 projetos, como o “Festival de Música Popular”, do município de Pinheiro;  “Banda do Bom Menino, do Convento das Mercês”; "O Coral Canto Curumim" e "São Luís nos Quatro Cantos da Tela", dentre outros.

A secretária estadual garantiu à Nágera e ao coordenador Arnaldo, total apoio ao município por meio de capacitações aos gestores e entidade culturais. "É preciso que a Secretaria Municipal de Cultura de Chapadinha-MA (SEMUC) faça reuniões e levantamentos com os artistas e entidades locais, no sentido de discutir os planos e ações culturais a serem desenvolvidos no decorrer do ano", orientou Laura Amélia, secretaria adjunta de Articulação e Fomento à economia Criativa. 

Nágera Pontes disse ao Chapadinha Anúncios que a visita à Secma foi muita produtiva e que a partir das orientações, pretende colocar em prática. "Queremos fazer um chamado aos artistas de nossa cidade para procurar  a Semuc e realizar seus cadastros", ressaltou a secretária, informando que no dia 28 de agosto de 2014, às 10:00h da manhã, no auditório da prefeitura, acontecerá uma reunião com os artistas, entidades e pessoas interessadas em discutir planos de ações culturais.

Enedilson Santos



0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS