.

.

.

.

20 de agosto de 2014

CHAPADINHA: Secretária de Cultura e as coordenadoras dos Cras visitam o Sebrae em busca de parcerias.



As coordenadoras dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras)  em Chapadinha, Geyziane Silva, Lourinalva Carneiro e Marinalva Rocha, respectivamente dos bairros Vila Isamara, Areal e Campo Velho, acompanhada pela secretária de cultura Nágera Pontes, foram à Unidade Regional do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na tarde de ontem (19) em busca de apoio para os artesãos chapadinhenses e orientações de como melhor desenvolver a economia criativa de nosso município.

A equipe foi bem recebida pela gerente do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, e a coordenadora de projetos da instituição, Márcia Roberta, que em mesa redonda discutiram as atividades já realizadas com os artesão e os métodos para transformar esse trabalho em rendas empreendedoras.

Gerente do Sebrae Larissa e a coordenadora de projetos Márcia Roberta
Nagera e as coordenadoras destacaram as artes produzidas em nossa cidade, feitas com a fibra da bananeira e outros materiais extraído da natureza, resultado de cursos concluídos através do Senar e oficinas idealizadas pela Secretaria de Assistência Social. Elas relataram que um dos objetivos nesse momento é proporcionar uma feira de artesanato no período de festejo da padroeira em setembro, com espaço para a comercialização dos produtos. 

Márcia Roberta sugeriu a criação de uma associação dos artesãos em Chapadinha como entidade representativa, como também uma cooperativa para a devida comercialização, devidamente legalizada para a emissão de notas fiscais. Larissa ressaltou que além de produzir os produtos é preciso criar também uma marca que identifique por etiquetas o artista, origem, contatos etc, valorizando assim o trabalho e a divulgação da cultura de nossa chapada.

Mesa redonda: Secretária Nagera e coordenadoras dos Cras
de Chapadinha discutem parcerias com o Sebrae
A gerente regional disse ainda que o Sebrae desenvolve parcerias e capacitações no sentido de qualificar os artistas empreendedores. Complementando, Marcia falou das pequenas oficinas "SEI" desenvolvida pela instituição como "Sei Planejar", "Sei empreender", "Sei Vender", "Sei comprar", "Sei controlar meu dinheiro" e a mais importante, "Sei unir forças", que podem ser desenvolvidas com os artesãos de nosso município, planejadas a partir de reuniões com os interessados.

Nagera Pontes comentou sobre a reunião coletiva com os artistas locais, tanto do artesanato, como das áreas de dança, música, teatro, e outras modalidades, no auditório da prefeitura no dia 28 às 9:00h, para o planejamento de ações culturais. "Será uma oportunidade para formar grupos de artesãos para participar das capacitações do Sebrae", disse a secretária.

As representantes do Sebrae garantiram dar total apoio as atividades dos Cras e da Secretaria Municipal de Cultura. "Após a reunião do dia 28, pode ser definida uma data para reunir, exclusivamente, os artesãos para  planejarmos a realização da feira de artesanato e as capacitações", orientou Larissa Leite.

Larissa e Márcia elogiaram a atitude da equipe em prol dos profissionais artísticos, frisando que Chapadinha tem potencial suficiente para o desenvolvimento, desde que as políticas culturais sejam priorizadas, criando metas a serem alcançadas a médio e longo prazo.

Ao término da pequena reunião, as visitantes foram  convidadas a tomar um delicioso café e conhecer obras de artes da região, em exposição nas novas dependências da instituição. As coordenadoras e a secretária de Cultura agradeceram o apoio e as orientações, que segundo elas, serão muito úteis com a parceria do Sebrae. 

Enedilson Santos

Outras imagens da reunião















0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS