.

.

.

.

8 de novembro de 2013

PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO: Será que o governo Dilma terá a coragem de jogar os professores na sarjeta ?



Governo Federal tenta aniquilar o piso salarial dos professores através do PL  nº 3776/2008. Se aprovado pelos deputados, o reajuste do piso salarial dos professores será equiparado ao reajuste do salário mínimo através do indexador INPC, ao invés do crescimento do valor aluno/ano, conforme preconiza a lei 11.738/2008.  Para se ter ideia se for aprovado, em vez de reajuste de cerca de 19% do piso em 2014, o reajuste será de cerca de 5%. PERDA DE 14%. 


Se a sua internet lhe permitiu assistir a fala da presidente Dilma sobre o salário dos professores num debate nas última eleições presidenciais, verá uma promessa farjuta que longe está de se tornar realidade, se não conseguiu, deixou de ouvir a personificação do descaramento em pessoa, posto que hoje a mesma quer jogar toda uma classe de educadores no fundo do poço.

Recentemente me filiei no Partido dos Trabalhadores em Chapadinha, mas o meu senso crítico jamais será abalado, principalmente, quando faço parte do quadro de professores deste país, sentido a mesma rejeição social que milhões sofre diariamente por falta de valorização.

O professor depois da aprovação do PL 3776/2008
Se o Presidente Lula saiu com o mérito de ser o criador da lei do piso, a Presidente Dilma poderia ser a que salvou a lei do piso, mas, infelizmente tudo está ao avesso, por conta do  projeto de lei nº 3776/2008, de autoria do Poder Executivo Federal, que altera o índice de reajuste do piso anualmente que deixará de ser pelo aumento do valor aluno-ano para ser pelo INPC ( Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

O governo argumenta que vincular o aumento dos professores ao crescimento das receitas do Fundeb por estudante poderá acarretar uma elevação contínua da parcela correspondente aos gastos com a remuneração dos professores nas despesas totais com educação básica, comprometendo, no médio e longo prazo, o financiamento de outros itens para a melhoria da qualidade da educação básica pública, como aquisição de material de ensino. 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a mudança no cálculo do piso nacional do magistério precisa ser feita em 2013 e instou deputados e senadores a votar as propostas em tramitação no Congresso Nacional. Atualmente, o reajuste se dá pela variação integral do índice do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), considerando os dois exercícios anteriores.

A pedido da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), representando os governantes dos municípios brasileiros, o Ministério da Educação solicitou à Câmara dos Deputados que o projeto de lei tramite em regime de urgência urgentíssima na Casa. Em breve, a Câmara dos Deputados terá que tomar uma decisão importante a respeito do piso dos professores. Ou seja, aos olhos dos governantes, os professores estão perdendo cada vez mais o valor.

É hora de cobrar à Presidente Dilma que aja conforme o seu discurso. HORA DE PEDIR PARA QUE RETIRE DE VOTAÇÃO O PL Nº 3776/2008, já que não houve imediato aumento de repasses de recursos para educação, ao menos que os prefeitos e governadores não façam caixa às custas do piso dos professores.


Já que a atual presidente  nada melhorou para o professor, pelo menos que evite que piore ! Do contrário, o descaramento no Brasil terá nome próprio: DILMA ROUSSEF 


Enedilson Santos
com informações:
CNTE
Valdecy Alves
Sindiute
Câmara dos Deputados



1 comentários:

Valdecy Alves disse...

O piso para 2014 tem que ser O PISO LEGAL, de acordo com artigo 5º da lei do piso. E NÂO O PISO PIRATA DO MEC. Confira o valor do piso legal, lendo:http://valdecyalves.blogspot.com.br/2013/12/valor-do-piso-legal-nacional-dos.html

ÚLTIMAS POSTAGENS