.

.

.

.

7 de março de 2011

O que acontece na morte?

morte

OS FILHOS terrestres de Deus não foram feitos para morrer. (Romanos 8:20, 21) De fato, quando Jeová falou pela primeira vez com Adão sobre a morte, não disse que era algo natural a ser esperado, mas sim uma punição pela desobediência a Deus. (Gênesis 2:17) Adão entendeu o que a morte significava, pois já tinha visto animais morrer.

Adão pecou e pagou o preço por isso, morrendo aos 930 anos. (Gênesis 5:5; Romanos 6:23) Por causa de sua desobediência, foi expulso da família de Deus e deixou de ser considerado filho de Deus. (Deuteronômio 32:5) A respeito das tristes conseqüências disso sobre a humanidade, a Bíblia diz: “Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens.” — Romanos 5:12.

 

O que acontece com nossos pensamentos?

A Bíblia também diz: “Há um evento conseqüente com respeito aos filhos da humanidade e um evento conseqüente com respeito ao animal, e há para eles o mesmo evento conseqüente. Como morre um, assim morre o outro; e todos eles têm apenas um só espírito, de modo que não há nenhuma superioridade do homem sobre o animal, pois tudo é vaidade. Todos vão para um só lugar. Todos eles vieram a ser do pó e todos eles retornam ao pó.” (Eclesiastes 3:19, 20) O que significa retornar ao pó?

A expressão “retornam ao pó” nos lembra a declaração que Deus fez ao primeiro homem: “Tu és pó e ao pó voltarás.” (Gênesis 3:19) Isso significa que, assim como os animais, os humanos são criaturas físicas. Não somos espíritos que meramente habitam num corpo de carne. Nossa faculdade de raciocínio não pode sobreviver à destruição do nosso corpo. Observe o que a Bíblia diz sobre o homem que morre: “Ele dá seu último suspiro, volta ao pó; e nessa mesma hora acabam todos os seus pensamentos.” — Salmo 146:4, The New English Bible.

Se é isso o que acontece, qual é a condição dos mortos? A Palavra de Deus nos dá uma resposta clara: “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.” (Eclesiastes 9:5) Segundo a Bíblia, em vez de a morte ser comparada a um amigo que nos acolhe para uma vida melhor, ela é chamada de “último inimigo”, porque põe fim a todas as nossas atividades. (1 Coríntios 15:26;Eclesiastes 9:10) Significa isso que a morte é uma situação sem esperança?

Boas notícias sobre a morte

Para milhões de humanos, a morte é como um sono do qual serão acordados. Certa vez, referindo-se a um amigo que havia morrido, Jesus disse aos seus discípulos: “Lázaro, nosso amigo, foi descansar, mas eu viajo para lá para o despertar do sono.” Quando Jesus estava a caminho do túmulo memorial, ele encontrou muitas pessoas chorando. Ao chegar ao túmulo, ele pediu que o abrissem e chamou: “Lázaro, vem para fora!” O homem que havia estado morto por quatro dias saiu. (João 11:11-14, 39, 43, 44) Visto que o corpo de Lázaro já estava em decomposição, Jesus mostrou assim que Deus pode se lembrar de tudo sobre os mortos — sua personalidade, sua memória e sua aparência. Ele pode fazê-los viver novamente. Em outra ocasião, Jesus disse: “Vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz [isto é, a de Jesus] e sairão.” — João 5:28, 29.

Dando-nos notícias ainda melhores sobre esse assunto, a Bíblia declara: “Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada.” (1 Coríntios 15:26) Nunca mais pessoas desoladas pela dor terão de ir a um cemitério enterrar alguém amado. A Bíblia diz: “Não haverá mais morte.” (Revelação [Apocalipse] 21:4) Não concorda que o conceito da Bíblia sobre o que acontece na morte é consolador?

FONTE:    www.watchtower.org -  (site oficial das Testemunhas de Jeová)

0 comentários:

ÚLTIMAS POSTAGENS